Alerta! E-mail com mentiras sobre CNH volta a circular

Talvez você tenha recebido ou pelo menos tenha ouvido falar sobre um e-mail falso, que divulgava informações erradas sobre o vencimento da CNH e outros assuntos. Pois bem, parece que ele voltou a circular.

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito) se apressaram em esclarecer vários pontos contidos neste e-mail, que poderia atrapalhar a vida de muita gente:

Vencimento da CNH

As falsas informações dizem que a renovação da CNH deve ser feita em até 30 dias, o que não é verdade. O Detran-SP deixa claro que o Código de Trânsito Brasileiro permite essa renovação em qualquer momento que o condutor desejar. O único ponto é que, depois de 30 dias do vencimento, não é permitido dirigir mais, até que ela seja renovada.

Se o motorista desrespeitar isso, ele estará cometendo uma infração gravíssima, que gera multa de 191,54 reais e 7 pontos na carteira. Além disso, a CNH e o veículo serão retidos até que algum condutor habilitado se apresente.

Carga horária na auto-escola

O e-mail diz que essa carga horária aumentou, mas isso também não ocorreu. A última mudança foi feita em 2008, quando foram estabelecidas 45 horas de aulas teóricas e 20 horas de aulas práticas.

Extintor de incêndio

Essa poderia assustar muita gente, pois afirma que se o plástico que envolve o extintor não for retirado, isso poderia gerar uma multa. Outra mentira, pois a lei não diz nada a respeito disso. Ela estabelece apenas que o extintor deve ter o selo de aprovação do Inmetro, a pressão adequada, não ter o lacre violado, não possuir amassados ou ferrugem e estar dentro do prazo de validade.

Restrições a quem tem CNH provisória

Outra mentira que circula nesse e-mail diz respeito à primeira habilitação, dizendo que com ela é proibido circular em rodovias. O Detran deixa claro que a pessoa não tem nenhuma restrição com respeito à sua circulação, podendo rodar na cidade ou na estrada normalmente.

[Fonte: G1]