Carros avaliados pelo Inmetro terão etiqueta no vidro

Em breve, os brasileiros terão mais um ponto a avaliar na hora de comprar um carro. Todos os modelos que entrarem no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular em 2012 terão etiquetas em seus vidros, informando sua real eficiência.

Isso será muito importante quando a pessoa estiver em dúvida entre carros de uma mesma categoria, dando ao consumidor uma informação mais precisa sobre o consumo do modelo, tanto na cidade quanto na estrada. Vale lembrar que hoje essas informações perdem a credibilidade, pois são divulgadas pela própria marca.

O programa continua sendo conduzido pelo Inmetro, que atua em parceria com o Conpet (Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural / Petrobrás). Em 2012, oito montadoras terão seus carros avaliados (Fiat, Ford, Honda, Kia, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen), totalizando 157 versões de 105 modelos, que receberão notas de “A” (menor consumo) a “E” (maior consumo).

Apesar de não compreender toda a gama de modelos à venda por aqui, a pesquisa já engloba 55% do volume de vendas de nosso mercado. As avaliações terão as seguintes categorias: subcompactos, compactos, médios, grandes, carga derivado, comercial, aventureiros, utilitários esportivos e minivans, sendo que as duas últimas entraram neste ano. No próximo ano, o Inmetro promete avaliar também as emissões de CO2 de cada modelo, algo já comum em testes na Europa e nos Estados Unidos.

[Fonte: Auto Esporte]