China e Toyota seguem como líderes mundiais

A consultoria JATO Dynamics do Brasil divulgou as vendas mundiais referentes a março desse ano, mostrando que a China permanece na primeira posição.

O país teve um crescimento de 2,3% em relação a março de 2011, bem menor do que o registrado nos meses passados. Em segundo lugar aparecem os Estados Unidos, que cresceram 12,7% no mesmo período, enquanto que o Japão ficou em terceiro, com impressionantes 72,2% de alta.

A quarta posição, que já foi do Brasil, hoje pertence à Grã-Bretanha. Logo depois aparecem a Alemanha e a Índia, que passou o Brasil no mês passado. Finalmente, apenas na sétima posição, aparece nosso país, que teve uma queda de 1,6% em relação a março do ano passado.

Entre as marcas, não há novidade, pois a Toyota segue na primeira posição. O crescimento da marca japonesa atingiu 30,6%, enquanto que Volkswagen (+ 11,3%) e Ford (- 7%) completam o top 3. Veja abaixo o ranking completo, com os 15 mercados mais bem posicionados:

  • US, Japão, UK e Alemanha são mercados maduros e muito competitivos, onde com a excessão da Alemanha, muitas montadoras acusaram prejuizos recentemente. China é o grande mercado em expansão. Mas vai diminuir sua velocidade. India e China são os mais populosos paises do mundo e também os donos de grandes desigualdades o que se nota mais fortemente na India. O Brasil deve manter-se a frente dos demais, até que a França volte a se reequilibrar com suas dividas no Euro. Mas nosso mercado é muito pobre e nesse sentido comparável a alguns dos demais emergentes. O carro brasileiro é caro. Quando estiver no padrão de preços internacional, o Brasil poderá voltar a ultrapassar os europeus e encostar no Japão.