Conheça o Hyundai HB20, a aposta coreana que chega em outubro

Quando pensamos em crescimento no mundo automotivo, a Hyundai sempre aparece em destaque. Uma das marcas que mais se destacou nos últimos anos, a montadora coreana também quer ser forte no Brasil.

O plano envolve principalmente duas coisas. A primeira é sua fábrica, que será erguida em Piracicaba (SP), com uma capacidade de 150.000 veículos por ano. Ali serão produzidos três modelos compactos, um hatch, um sedã e um crossover. E o hatch é exatamente a segunda parte do ambicioso plano da Hyundai no Brasil. Conheça o HB20, o futuro rival de Gol e Palio.

O modelo está prestes a ser revelado, mas nessa semana a marca já liberou importantes informações. A linha de motores será composta pelas opções 1.0 de três cilindros e 1.6 16V, ambos flex e “emprestados” da Kia, com a promessa de serem 5% mais potentes que os rivais. Juntamente com duas opções de câmbio, o HB20 terá três versões: 1.0 e 1.6 manual (cinco marchas) e 1.6 automático (quatro velocidades), com preços bem perto dos praticados por VW e Fiat com seus respectivos populares.

O visual, ainda mantido como segredo pela marca, será um dos pontos fortes do HB20. Suas linhas são modernas, lembrando a minivan compacta ix20 e o nosso conhecido i30. Outro ponto destacado pela Hyundai é o interior, que passa uma impressão de qualidade superior ao que estamos acostumados no segmento. O painel conta com vários itens parecidos com o Elantra, com uma tela central no quadro de instrumentos.

O modelo exibido ontem para a imprensa (que não pode ser fotografado) provavelmente era o top de linha, e contava com ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, espelhos elétricos e comandos do rádio no volante, que era revestido em couro. A lista de itens de série, opcionais e preços exatos ainda será divulgada pela marca futuramente, mas ela já confirmou que freios ABS e airbag duplo serão apenas opcionais – pelo menos até que os itens sejam obrigatórios, com a lei que entrará em vigor em 2014.

A expectativa é que a Hyundai anuncie uma data para a pré-venda do modelo, por volta do início de outubro, quando ele já estará à mostra nas concessionárias. A expectativa é vender 25.000 unidades até o final desse ano, com a versão 1.6 respondendo pela maior parte.

Novos sedã e crossover completam trio de lançamentos compactos

Outra informação importante dada ontem foi em relação aos outros dois modelos que a marca fará em Piracicaba (SP). Estamos falando de um sedã e um crossover, que chegará para enfrentar, por exemplo, Siena e EcoSport. O jipinho deve chegar primeiro, com apresentação marcada para o Salão do Automóvel de SP, em outubro, e vendas começando em 2013.

O sedã chegará alguns meses depois, em março. As informações ainda não foram divulgadas, mas especula-se que o visual do sedã seguirá a linha do Elantra.