Desconto do IPI pode durar mais dois meses

O que era certeza na semana passada virou dúvida hoje. A prorrogação do desconto do IPI para automóveis havia sido descartada pelo governo, mas hoje os principais jornais do país publicaram uma outra história.

O anúncio havia sido feito pelo ministro da Fazenda Guido Mantega, que deixou bem claro o fim do desconto no final desse mês. Talvez ele tenha falado cedo demais, pois a recuperação econômica esperada com essa ação não foi atingida, o que pode obrigar o governo a permanecer com o desconto por mais dois meses.

Para a maioria dos especialistas isso já é uma certeza, por dois motivos principais. Primeiro, não seria uma boa ideia soltar essa informação no mercado bem no final da atual vigência do IPI mais baixo se ela não fosse verdadeira. Segundo, alguns dos principais lançamentos em nosso mercado ainda não chegaram. Aliás, isso pode fazer com que o desconto no IPI dure ainda mais, durando até o final do ano.

Isso pode mudar a maneira com que você, que procura um carro novo, negociará essa compra. Não há mais motivo para ter pressa ou se apertar para aproveitar os preços baixos. Fique atento, inclusive, para os feirões de fábrica anunciados para esse final de semana, pois eles podem ser cancelados. Segundo Ayrton Fontes, economista e analista de varejo automotivo ouvido pelo site da revista Auto Esporte, a hora é de tentar arrancar um preço ainda melhor das concessionárias. “Além da redução do IPI, as fábricas têm dado um desconto médio de 2,5% que nem sempre é repassado”, diz ele.

O outro lado da moeda também precisa ser levado em conta. Assim como os preços dos modelos zero quilômetro estarão mais baixos, seu usado também valerá menos. Portanto, a dica é tentar fazer um bom negócio olhando para os dois lados. Não adianta nada conseguir um modelo novo por um ótimo preço e depois perder muito na hora de vender seu veículo atual.

Veja abaixo onde você pode encontrar as melhores ofertas nesse final de semana:

Chevrolet: Feirão de Fábrica em São Caetano do Sul (SP)
Ofertas: financiamentos de até 48 meses, modelos com 60% de entrada mais 12 parcelas fixas

Fiat: Feirão em São Paulo e em Mogi das Cruzes (SP), além das concessionárias na Baixada Santista (SP)
Ofertas: taxa de 0% ao mês e financiamentos mais longos, com até 60 parcelas

Renault: Feirão no Shopping Iguatemi de Fortaleza (CE)
Ofertas: IPVA gratuito para todos os modelos

Volkswagen: Todas as concessionárias brasileiras
Ofertas: Linha 2013 com descontos de até 2.000 reais, Gol G4, Gol, Voyage, Saveiro e Fox com taxa zero; Fox 2013 com IPVA 2012 grátis; Amarok Highline Automática com taxa zero ou bônus de 5.000 reais na troca por outra picape.