Estudo: não dar seta causa 2 milhões de acidentes por ano

Será que a distração ao volante pode ser tão perigosa quanto dizem? Não, ela é muito mais do que todos imaginavam.

É isso o que prova um estudo feito nos Estados Unidos, pela Society of Automotive Engineers. As estimativas anteriores mostravam que, todos os anos, 950.000 acidentes eram causados por motoristas desatentos, apenas nesse país. Um último relatório, porém, mostrou algo ainda mais interessante: os motoristas norte-americanos esquecem de dar seta mais de 750 bilhões de vezes por ano, ocasionando mais de 2 milhões de acidentes nesse mesmo período.

Segundo os pesquisadores, uma solução seria implementar as chamadas “setas inteligentes”, que avisariam o motorista se ele esquecer muitas vezes de usar as setas, além de desligá-las se elas ficarem ligadas por muito tempo (o que também causa muitos acidentes, pois “engana” outros motoristas). Além disso, o sistema não aumentaria o preço dos carros.

Aqui no Brasil não temos relato de um estudo similar, mas é certo que esse esquecimento também pode causar muitos problemas, até mesmo no bolso. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, não dar seta gera multa de 127,69 reais. Será que as soluções apresentadas nos EUA funcionariam por aqui?