Fiat Grand Siena 2013 chega por R$ 38.710. Veja tudo sobre o novo sedã!

Um dos lançamentos mais aguardados para esse ano, o novo Siena finalmente chega ao mercado. E se pudéssemos resumir a novidade em uma palavra, ela com certeza seria evolução.

Começando por seu nome, que agora é Grand Siena, o sedã terá a proposta de mudar em todos os sentidos, subindo no conceito de quem procura um carro para a família, e está disposto a gastar um pouco mais nessa compra. Segundo a Fiat, a nova geração do sedã (que já soma 14 anos de mercado e 813.000 unidades vendidas) vem com mais conforto, mais espaço e um visual elegante.

Novas dimensões e materiais dão outra cara ao sedã

Quem tem família e também usa o carro para viajar não pensa duas vezes antes de comprar o modelo com o maior espaço interno. A Fiat pensou nisso, aumentando todas as dimensões no novo Grand Siena. Com sua nova plataforma, o modelo agora conta com um porta-malas de 520 litros.

A estrutura também permitiu aumentar as medidas do sedã, que conta com 4,29 m de comprimento, 1,70 m de largura, 1,51 m de altura e 2,51 m de entreeixos, representando um aumento de 134 milímetros no comprimento, 61 mm na largura, 53 mm na altura e 137 mm no entreeixos. Ainda não se pode colocá-lo como um sedã médio, mas o espaço promete ser o suficiente para os cinco passageiros e suas bagagens.

Para subir de nível não basta apenas ficar maior. O Grand Siena também conta com novos materiais, que tem a proposta de deixar claro: este não é apenas um Palio sedã. Por isso, novos materiais foram empregados no acabamento, dando atenção aos mínimos detalhes no painel, assim como no tecido dos bancos. Se isso realmente foi alcançado, só o tempo de mercado dirá.

Design privilegia modernidade, sofisticação e esportividade

O visual do Grand Siena foi obtido por projetistas italianos e brasileiros, que buscaram alcançar uma harmonia entre os três pontos acima. A frente apresenta vincos fortes, faróis totalmente novos e uma chamativa grade cromada. O desenho segue pela lateral, com uma linha central que termina no centro das lanternas. Essas, por sua vez, invadem a lateral, ficando com uma parte menor na tampa traseira.

O interior lembra o do novo Palio, mas os materiais prometem ser melhores, como falamos acima. De exclusivo, o sedã apresenta o painel de instrumentos, que vem com iluminação branca, alguns detalhes cromados, volante e saídas de ar. Os bancos tem novos tecidos e grafismo.

Versões e equipamentos, com atenção especial à segurança

Já pensando nas futuras regras de segurança no Brasil, a Fiat se adiantou e colocou vários equipamentos de série no Grand Siena. Com isso, todas as versões vem com airbag duplo frontal, freios ABS com EBD e terceiro apoio de cabeça traseiro rebaixado e com regulagem de altura. As versões mais caras terão ainda os airbags laterais dianteiros. Veja como será a linha do novo Grand Siena:

Fiat Grand Siena Attractive 1.4: vem com para-choques, maçanetas, frisos laterais e espelhos retrovisores pintados na cor do veículo, airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, direção hidráulica, travas elétricas + trava automática das portas a 20 km/h, vidros dianteiros elétricos com one touch e antiesmagamento, chave-canivete com telecomando, sistema de abertura elétrica do porta-malas (Logo Push), faróis de neblina, volante com regulagem de altura, desembaçador temporizado do vidro traseiro, computador de bordo A e B (distância, consumos médio e instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), alerta de limite de velocidade e manutenção programada.

OPCIONAIS: ar condicionado, para-brisa térmico, sensor de estacionamento traseiro, sensor crepuscular, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, volante de couro com comandos do rádio (seis botões), desembaçador com ar quente, vidros traseiros elétricos com one touch e antiesmagamento, apoia-braço para o motorista, espelhos retrovisores externos com comando elétrico, banco do motorista com regulagem de altura, rodas de liga-leve de 15 polegadas, sistema de som com rádio/CD player/MP3, viva-voz Bluetooth, USB, iPod, painel bicolor com insert molding e acabamento interno em tecido exclusivo.

Fiat Grand Siena Essence 1.6: itens da versão Attractive, adicionados de ar-condicionado, rodas de liga-leve de 16 polegadas, banco do motorista com regulagem de altura, indicador de temperatura externa, luzes de leitura tipo spot na dianteira, detalhes internos cromados e frisos laterais cromados para distinguir a versão.

OPCIONAIS: airbags laterais dianteiros, sensor de estacionamento traseiro, sensor crepuscular, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrônico, espelhos retrovisores externos com comando elétrico, vidros traseiros elétricos com one touch e antiesmagamento, apoia-braço para o banco do motorista, kit de parafusos antifurto nas rodas, rádio CD player com MP3, rádio CD player com MP3 + Bluetooth + USB + iPod, volante de couro com comandos do rádio (seis botões), cruise control, painel bicolor com insert molding e acabamento interno em tecido exclusivo.

Fiat Grand Siena Essence Dualogic 1.6: além dos itens acima, vem com câmbio Dualogic e Cruise Control de série. Como opcional, a versão tem a alavanca de seleção de marchas tipo borboleta no volante.

Fiat Grand Siena Tetrafuel 1.4: vem de série com airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, ar-condicionado, direção hidráulica, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos com one touch e antiesmagamento, quadro de instrumentos com display que, por meio de duas barras digitais, mostra o nível de combustível líquido (gasolina ou etanol, do lado direito) e de GNV (do lado esquerdo). As duas só aparecem juntas no display na opção Auto.

OPCIONAIS: os mesmos da versão Attractive, com exceção do ar-condicionado e acrescentando chave telecomando e faróis de neblina.

Linha de motores não traz muitas novidades

Não existe nenhum motor novo ou grandes mudanças nos propulsores do Grand Siena, pois a linha já é vista em outros modelos da Fiat. A primeira opção é o Fire 1.4 Evo, que produz 85/88 cv e 12,4/12,5 kgfm de torque. A única novidade, empregada nesse motor, é a versão Tetrafuel, que roda com gasolina, etanol ou GNV (gás natural). Nesse caso, a potência é a mesma com etanol ou gasolina, sendo que com GNV, ela cai para 75 cv.

O outro motor será o E.torQ 1.6 16V Flex, que entrega 115/117 cv e 16,2/16,8 kgfm de torque. Além do câmbio manual de cinco marchas, o Grand Siena poderá ser equipado com a transmissão Dualogic, que permite trocas sequenciais.

Cores, garantia e revisões

A Fiat informou que o sedã poderá ser comprado em 12 cores, sendo quatro sólidas e oito metálicas. Já quando falamos da garantia, vemos o que provavelmente é a maior falha no modelo. Ela é de apenas um ano, em todas as versões, enquanto muitos concorrentes oferecem garantia de 3 a 5 anos. Em relação às revisões, foi divulgado apenas que elas serão feitas a cada 15.000 km ou um ano.

Preços de cada versão

Logo depois de seu lançamento, o Fiat Grand Siena já teve seus preços oficiais divulgados. A linha ficou assim:

Fiat Grand Siena Attractive 1.4 – 38.710 reais
Fiat Grand Siena Tetrafuel 1.4 – 48.210 reais
Fiat Grand Siena Essence 1.6 16V – 43.470 reais
Fiat Grand Siena Essence 1.6 16V Dualogic – 45.990 reais

Vale lembrar que o antigo Siena continuará sendo oferecido, como um modelo de entrada, nas versões com motores 1.0 e 1.4. Os preços serão de 31.180 e 33.300 reais, respectivamente.