Fiat Punto 2013 chega entre R$ 38.570 e R$ 55.740

A Fiat lançou, nesse fim de semana, o Novo Punto, que chega com várias novidades visuais, novos equipamentos de série e boas notícias em sua lista de preços.

Começando pelo visual, que ficou mais carregado, o Punto 2013 recebeu novos para-choques, novos faróis e lanternas com LEDs, além de um novo desenho nas rodas ou calotas. A frente ainda conta com um novo friso cromado, que muda de cor de acordo com a versão. As versões Attractive e Essence vem com rodas de aço de 15 polegadas, com a opção de colocar rodas de liga leve de 15 ou 16 polegadas, respectivamente. Enquanto isso, a Sporting já vem com rodas de liga leve de 16 polegadas, enquanto que na versão T-Jet elas são de 17 polegadas.

O interior também mudou bastante, ganhando materiais de qualidade superior e acabamento diferenciado para cada versão. O quadro de instrumentos, comandos do vidro e do rádio vem com nova iluminação branca.

Novos itens de de tecnologia e segurança

Um dos destaques entre as novidades do Punto 2013 é o Seletor DNA, que permite três opções de condução ao motorista. Como o nome indica, as opções são Dinâmico, Normal e Autonomia, que variam entre uma condução mais esportiva ou econômica. O modelo ainda ganhou o sistema ESS, que liga o pisca-alerta quando ocorre uma frenagem de emergência (funcionamento entre desaceleração de 7m/s² e 2,5 m/s²), o sensor de estacionamento (que funciona entre 1,5 m até 30 cm) e os sensores de chuva e crepuscular.

Outra grande novidade no Punto 2013 é o novo câmbio Dualogic Plus, o mesmo que equipa a linha 2013 do Bravo. Ele vem com várias tecnologias, como Creeping e o Auto-up Shift Abort, além de ter borboletas atrás do volante. Em termos de segurança, como será exigido por lei aqui no Brasil, o modelo apresenta air bags frontais e freios com ABS com EBD. Como opcionais nas versões mais caras, ele ainda pode ter até seis airbags. Um último item que vale a pena citarmos é o sistema eco:Drive, que analisa vários fatores e os envia para um pen-drive ou celular conectado à entrada USB. Depois é só retirar o dispositivo e colocá-lo num computador, e todas as informações aparecem como gráficos na tela.

Versões e motorizações

A linha de motores do Punto 2013 vem com as opções Fire Evo 1.4 Flex, E.torQ 1.6 16V Flex, E.torQ 1.8 16V Flex e 1.4 16V Turbo a gasolina. A novidade é o motor Fire Evo 1.4 Flex, que equipa a versão Attractive, vindo com 85/88 cv e 12,4/12,5 kgfm de torque.

Os outros propulsores continuam com a mesma potência, a saber: 1.6 16V E.torQ Flex, que equipa a versão Essence, entrega 115/117 cv e 16,2/16,8 kgfm; E.torQ 1.8 16V Flex equipa a versão Sporting, com 130/132 cv e 18,4/18,9 kgfm. A grande estrela da família é o 1.4 16V Turbo, de 152 cv e 21,1 kgfm de torque, com velocidade máxima de 203 km/h.

Juntando as opções de motores e os dois câmbios disponíveis, a linha do Punto 2013 fica com as seguintes versões e equipamentos:

Punto Attractive 1.4: HSD (Air bag duplo + ABS), ESS (Emergency Stop Signaling), vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, direção hidráulica, lanterna traseira a LED, banco do motorista com regulagem de altura, abertura interna da tampa do tanque de combustível, computador de bordo, desembaçador do vidro traseiro, limpador traseiro, My Car Fiat, porta-objeto móvel (copinho), porta-óculos, travas elétricas, trava automática das portas a 20 km/h, volante com regulagem de altura, Logo-Push, entre outros. Opcionais: ar-condicionado, vidros traseiros e retrovisores elétricos, farol de neblina, alarme antifurto, roda de liga leve de 15 polegadas, chave canivete com telecomando, rádio CD/MP3 com USB, Blue&Me e aquecedor.

Punto Essence 1.6: itens de série acima + ar-condicionado, chave canivete com telecomando, retrovisores elétricos, farol de neblina, computador de bordo B, etc. Versão Essence Dualogic vem com câmbio Dualogic e piloto automático. Opcionais: teto solar, sensores de estacionamento, chuva e crepuscular, volante em couro com comando de rádio, iluminação interna com efeito Night Design, vidros traseiros elétricos, banco em couro, banco traseiro bipartido com apoia-braço central, apoia-braço central no banco do motorista, alarme antifurto, parafuso de segurança, rádio CD/MP3 com USB, Blue&Me, spoiler, roda de liga leve de 16 polegadas, sensores de chuva e crepuscular e comando do câmbio tipo borboleta para a versão Dualogic.

Punto Sporting 1.8: itens de série acima + rádio CD/MP3 com USB, roda de liga leve de 16 polegadas, volante em couro com comando de rádio 6 teclas, iluminação interna com efeito Night Design, spoiler na tampa traseira e minissaia lateral, friso lateral na cor do veículo, recobrimento esportivo dos pedais e apóia-pé, cintos de segurança na cor vermelha, ponteira de escapamento com saída dupla cromada, kit parafuso antifurto e tapete em carpete. Versão Sporting Dualogic adiciona câmbio Dualogic e piloto automático. Opcionais: vidros traseiros elétricos, ar-condicionado automático, alarme antifurto, banco traseiro bipartido, teto solar, Blue&Me, sensores de estacionamento, de chuva e crepuscular, piloto automático, sidebag + window bag, banco em couro e comando do câmbio no volante tipo borboleta (só para o Dualogic).

Punto T-Jet 1.4: itens de série acima + vidros traseiros elétricos, banco traseiro bipartido com apoia-braço central, bancos esportivos, protetor de cárter, roda de liga leve de 17 polegadas (incluindo estepe), piloto automático, Blue&Me, rádio CD/MP3, volante em couro com comando de rádio 8 teclas, sensor de estacionamento, Seletor DNA, volante com base quadrada, faixas laterais com escrita T-Jet e som Hi-fi com subwoofer. Opcionais: ar-condicionado automático, alarme antifurto, teto solar, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, sidebag + window bag, Blue&me NAV.

O Novo Punto 2013 pode ser comprado nas cores Branco Kalahari, Azul Maserati, Vermelho Oppulence, Branco Banchisa, Preto Vulcano, Vermelho Alpine, Prata Bari, Cinza Scandium, Vermelho Modena, Cinza Cromo, Preto Vesuvio e Amarelo Indianápolis.

Tabela de preços do Novo Fiat Punto 2013:

Punto Attractive 1.4 EVO – 38.570 reais
Punto Essence 1.6 16V – 41.750 reais
Punto Essence 1.6 16V Dualogic – 44.140 reais
Punto Sporting 1.8 16V – 46.400 reais
Punto Sporting 1.8 16V Dualogic – 48.770 reais
Punto T-Jet 1.4 16V Turbo – 55.740 reais