Governo anuncia que 18 montadoras estão isentas de aumento do IPI

Hoje o governo brasileiro divulgou uma lista com 18 marcas que estão liberadas da alta do IPI. Mas antes que você saia comemorando, entenda alguns pontos nessa liberação.

Ao olhar a lista de marcas, podemos notar que existem apenas aquelas que são afiliadas à Anfavea (Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores), excluindo as associadas à Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos). Além disso, essa possibilidade só vale para os modelos que vem do Mercosul e México.

Ou seja, importados vindos de outros lugares (que incluem 27 marcas) seguem com a alta do IPI. Para entender melhor, confira a lista de quem “escapou” do aumento desse imposto: Agrale, Hyundai, Fiat, Ford, General Motors, Honda, Iveco, MAN, Mitsubishi, Mercedes-Benz (caminhões), Nissan, PSA (Peugeot-Citroën), Renault, Scania, Toyota, Volkswagen, Volvo e MWN International.

A explicação oficial é de que as que foram liberadas cumprem o mínimo de 65% de nacionalização, além de serem montadoras que investem em pesquisa e desenvolvimento em nosso país. Para quem ficou de fora, a alta de 30% sobre o IPI valerá até dezembro de 2012.