Governo pode obrigar montadoras a divulgar seus lucros

Você já comparou os preços de veículos no Brasil e de outros países? Acha que essas diferenças, muitas vezes absurdas, estão trazendo um lucro fora da realidade para as montadoras instaladas por aqui?

Pois é, parece que o governo brasileiro também pensa assim. Como as empresas de capital fechado tem o direito de manter seus balanços financeiros em segredo, todas as montadoras acabam recebendo benefícios do governo sem explicar como o dinheiro tem sido usado.

Para acabar com isso, o governo quer abolir esse tipo de proteção ao lado financeiro das empresas do setor, podendo exigir maiores reduções em seus preços. Apesar do objetivo inicial da redução do IPI (anunciada na semana passada) ter sido alavancar as vendas, isso poderá ser usado para baixar de vez os valores de veículos vendidos no Brasil.

Isso com certeza seria ótimo para o consumidor, mas é bom lembrar que a ideia só vai se tornar realidade depois de longas negociações com as montadoras. Segundo fontes do governo, ouvidas pela Folha de São Paulo, o que chamou a atenção para o assunto foi o lucro obtido pelas marcas no Brasil durante a crise dos últimos anos, provando que sua margem de lucro no país realmente é maior do deveria.

[Fonte: Jornal Folha de São Paulo]