Honda promete acabar com congestionamentos

A Honda quer acabar com um dos principais problemas de trânsito no mundo, os congestionamentos. Percebendo as suas principais causas, a marca vai começar os testes de rua com uma tecnologia que promete ajudar muitos motoristas.

Segundo a marca, estudos provam que manter uma velocidade padrão, dentro dos limites da via, diminuiria (e muito) a lentidão nas grandes cidades e estradas. Com isso em mente, os engenheiros da marca se juntaram a pesquisadores do Centro de Pesquisa para Ciências e Tecnologias Avançadas, da Universidade de Tóquio, criando um sistema que detecta o potencial de um congestionamento.

Ao fazer essa leitura, o veículo dá ao motorista “dicas” para evitar ficar preso no trânsito, dizendo qual velocidade ele precisa manter para seguir viagem. Além disso, o sistema também faz leituras constantes do próprio motorista e, ao detectar que ele pode causar um congestionamento por suas variações de velocidade, também dá avisos similares.

Juntamente com tudo isso, o sistema ainda usa o Adaptive Cruise Control (visto em modelos da VW por aqui), que mantém uma distância do veículo da frente de forma automática. Os testes iniciais mostraram um resultado animador: a velocidade média de congestionamentos melhorou 23%, e o consumo do veículo caiu 8%.