Na China, elétricos poluem mais que carros convencionais

Não há dúvidas de que os carros elétricos vão ser muito comuns no futuro, mas isso pode não estar tão perto quanto todos imaginam.

Dizemos isso com base num estudo, feito pela Universidade do Tennessee em 34 cidades chinesas, que apontou uma falha na tecnologia usada por esses veículos. O resultado mostrou que eles podem poluir mais que os carros convencionais, a combustão. Mas como isso é possível?

Em países onde não existe a chamada energia limpa, fornecida por usinas hidrelétricas e tão comum aqui no Brasil, a eletricidade é obtida através da queima do carvão. Essa técnica é amplamente usada na China, onde existe a maior frota de veículos do mundo, causando uma poluição ainda maior do que a gerada pelos carros “normais”.

Claro que isso não muda o fato de que, onde é possível obter eletricidade de outras maneiras, os veículos elétricos são realmente uma opção mais agradável ao meio-ambiente. Mas olhando o assustador crescimento do mercado chinês, é urgente que o governo daquele país se mobilize para encontrar outras alternativas.