Novo Ford EcoSport 2013 é totalmente revelado

Um dos lançamentos mais esperados neste ano, o novo Ford EcoSport foi revelado por inteiro pela marca, pouco antes do evento que o apresentará ao vivo aos jornalistas, na Bahia.

A segunda geração do utilitário esportivo chega completamente renovada, com mais tecnologia e força para encarar um mercado bem mais competitivo em seu segmento. O desenvolvimento do novo EcoSport foi liderado por brasileiros, com o objetivo de apresentar um carro global, que será vendido em mais de 100 países (por aqui as vendas começam em junho deste ano).

A versão que ilustra essa matéria, a única revelada até aqui, é a top de linha Titanium, mas algumas mudanças que vamos mencionar serão encontradas em todos os modelos da linha. Elas começam na estrutura do utilitário, que foi totalmente redesenhada para atender boa parte dos lançamentos da Ford. Segundo a marca, a plataforma tem rigidez torcional 20% menor e coeficiente aerodinâmico (Cx) 11% mais eficiente, dando muito mais estabilidade e economia de combustível ao veículo.

A linha de motores contará com as opções 1.6 16V Sigma, de 115 cv, e 2.0 16V Duratec, de 148 cv. De início, ambos chegarão ao Brasil apenas com câmbio manual, mas em setembro chegam as versões equipadas com transmissão manual e tração integral. Os ocupantes do modelo, especialmente o motorista, poderão notar um enorme salto em tecnologia em relação à geração atual. Já estão garantidos pela Ford itens como direção elétrica, entrada e partida sem uso de chave, faróis e limpadores dos vidros automáticos, ar-condicionado digital e o sistema multimídia SYNC, que integra Bluetooth, entradas auxiliar e USB, comando de voz e uma tela de 3,5 polegadas integrada ao painel.

A lista de equipamentos de segurança é outro ponto forte, colocando o novo EcoSport até mesmo num nível acima de seus concorrentes diretos. Ela inclui airbags frontais de série em todas as versões (com os laterais nas opções mais caras), freios ABS com EBD, controle eletrônico de estabilidade, sensores de estacionamento e até mesmo o moderno assistente de auxílio nas saídas em rampas.

Os preços ainda não foram anunciados, mas é provável que as versões mais caras beirem os 80.000 reais. Isso obviamente muda o EcoSport de nível dentro do segmento, mas a nova lista de equipamentos pode justificar isso.