Para fugir da alta do IPI, Kia poderá usar fábrica da Hyundai em Piracicaba

O antigo sonho da Kia de produzir seus carros no Brasil, impulsionado pela alta do IPI, pode finalmente se tornar realidade.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a marca não teria tempo para viabilizar a construção de uma fábrica própria, por isso poderia usar a planta que está sendo construída pela Hyundai, em Piracicaba, SP. Para quem não sabe, as duas pertencem ao mesmo grupo, portanto, não haveria nenhum problema nessa jogada.

Por outro lado, essa situação seria inédita para as duas marcas, pois elas não compartilham uma linha de montagem em nenhuma fábrica. A planta de Piracicaba está sendo erguida para a construção do compacto HB, que vai entrar no segmento mais disputado de nosso mercado, brigando com Gol e Palio. Ele poderia facilmente estar na mesma linha do Picanto, por exemplo, com quem compartilha vários componentes.

Seja qual for a decisão tomada, algo precisa ser feito de maneira urgente pela Kia, que viu o preço de seus modelos subirem tão rápido quanto a queda em suas vendas.