Serviço CB: Cuidados com seu veículo no inverno

Como você já deve estar sentindo na pele, o inverno está chegando no Brasil. Oficialmente, a estação mais fria começará em 20 de junho nesse ano, e com ela também chegam alguns perigos para os motoristas.

Especialmente ao dirigir nas estradas, é muito importante ter cuidado com o frio e a neblina, que todos os anos provocam milhares de acidentes. Mas você pode evitar isso, se ficar atento a algumas dicas de segurança dada por especialistas, como o engenheiro mecânico e diretor da Chevy Auto Center, Denis Marum.

Ele explica que é essencial checar alguns itens no veículo antes de pegar a estrada. “A manutenção do carro vai colaborar muito para evitar acidentes e para a segurança do motorista. Ter consciência dessas dicas de prevenção faz a diferença”, diz ele.

Com isso em mente, veja abaixo tudo que você deve olhar em seu carro para garantir a segurança de todos ao viajar:

1 – Ao enfrentar neblina, é importante ver e ser visto. Por isso, verifique atentamente os faróis e lanternas, trocando qualquer lâmpada queimada ou com mau funcionamento.

2 – O bom estado dos pneus pode ser a diferença entre a vida e a morte numa situação inesperada. NUNCA ande com pneus carecas, com bolhas ou que apresentem sinais de desgaste irregulares (olhe inclusive o estepe). Caso isso ocorra, vá imediatamente a um mecânico ou borracheiro de confiança, se lembrando sempre de fazer o alinhamento e o balanceamento.

3 – Outro item importante é o tanque de partida, que sempre deve ser checado caso seu veículo rode com etanol.

4 – A partida também exige mais da bateria, por isso ela sempre deve estar em ordem. Caso precise ser trocada, peça também uma verificação no alternador e nas correias.

5 – Costuma procurar sempre o posto mais barato para abastecer? Cuidado com isso, especialmente no inverno. Combustível adulterado danifica o motor e dificulta ainda mais a partida em dias frios.

6 – Voltando a falar sobre a segurança na estrada, nunca se esqueça de manter uma boa visibilidade no para-brisa. A lavagem correta é importante, assim como manter o reservatório do limpador sempre completo, com o conteúdo adequado (conforme o manual de seu veículo). Isso ajuda a manter um bom campo de visão na estrada.

[Fonte: Denis Marum – Chevy Auto Center]