Vendas: IPI reduzido recoloca Brasil no 4º lugar mundial

O IPI reduzido não afetou apenas a briga entre as montadoras no Brasil, como recolocou nosso país entre os quatro maiores mercados no mundo.

Segundo o último relatório da JATO Dynamics, referente a julho, o Brasil ultrapassou novamente Alemanha e Índia, voltando ao 4º lugar. Para obter esse resultado, o mercado nacional cresceu 22%, chegando a 351.397 unidades vendidas no mês.

No acumulado do ano, porém, a Alemanha continua à frente do Brasil, que aparece em 5º lugar, com 1,983 milhão de modelos emplacados. O topo da lista, pra variar, segue nas mãos da China. O país chegou a 1,174 milhão de carros vendidos APENAS em julho, com um total que quase superou o montante do Brasil no ano todo. No primeiro semestre, a China já viu mais de 9 milhões de carros novos em suas ruas.

A história entre as montadoras também segue a mesma, com a Toyota aparecendo na primeira posição (com 566.132 veículos vendidos e um crescimento de 33,1%) e a Volkswagen na segunda (474.826 e 14,1%). A Honda também merece destaque, pois teve um crescimento de 47,7%.

Veja abaixo os gráficos completos: