VW Amarok automática finalmente é lançada, por R$ 135.990

A Volkswagen Amarok prometia ser a nova sensação entre as picapes ao ser lançada por aqui, mas isso nunca aconteceu. Para mudar essa história, a marca finalmente lança a versão automática, algo que todos sempre sentiram falta na linha da picape.

O objetivo é audacioso: dobrar o volume de vendas, chegando a 20.000 unidades neste ano. Mas o que a Amarok automática terá para enfrentar as renovadas Toyota Hilux e Chevrolet S10? A primeira novidade está exatamente no câmbio, que chega com oito velocidades, assim como vemos em modelos importados e bem mais luxuosos.

Além disso, a VW se preocupou reajustar o motor e a suspensão, esta última ganhando feixe de molas de dois estágios, que proporcionam mais conforto. O primeiro continua sendo 2.0 biturbo diesel, de quatro cilindros, mas agora emitindo menos CO2. Nesse ponto a marca recomenda o uso do novo diesel S-50, visto nos postos desde o início do ano. Mas o que realmente chama a atenção é a nova potência, que pulou de 163 para 180 cv, enquanto o torque subiu para 42,8 kgfm.

Com essa nova configuração, a VW divulga que a Amarok vai de 0-100 em 10,9 segundos, atingindo 179 km/h de velocidade máxima. A maior potência também ajudou no aumento da capacidade de reboque, que chegou a 2.860 kg. Outro ponto que deve agradar é o consumo que, segundo a marca, faz médias de 11,8 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada. A autonomia é de 1.000 km.

De série, a versão automática vem com tração integral 4Motion e Bloqueio Eletrônico do Diferencial (ELD), enquanto que os itens Assistente de Partida em Subida (HSA), Controle Automático de Descida (HDC) e Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) são opcionais. Outros itens que são vendidos separadamente são o navegador GPS com tela no painel (2.500 reais) e as rodas de liga leve de 19 polegadas (1.900 reais).

Por fora, o visual do modelo não mudou nada em relação à opção com câmbio manual. A única versão que terá a nova transmissão automática será a top de linha Highline com cabine dupla, sendo vendida por 135.990 reais.

Outras novidades na linha

Além do lançamento da Amarok automática, a Volkswagen também adicionou mais duas versões. A Amarok S será a opção de entrada, vindo com motor de 122 cv (com cabine simples ou dupla e tração 4×2 ou 4×4), enquanto que a Amarok SE também será vendida ao público em geral, não apenas a frotistas, oferecendo 180 cv.