Novo Fiat Bravo 2011 é lançado oficialmente no Brasil, veja fotos e detalhes!

A Fiat anunciou hoje o lançamento oficial do Bravo, modelo aguardado há algum tempo aqui no Brasil. Ele chega com duas motorizações, a nacional 1.8 16V E.torQ com câmbio mecânico ou Dualogic, e a importada 1.4 T-Jet com câmbio de 6 marchas.

Serão três versões de acabamento: Essence, Absolute e T-Jet. Em todas as versões, muitos equipamentos de série, alguns inovadores. Confira cada um deles.

Equipamentos

Rádio NAV – o sistema vem com rádio RDS (Radio Data System), MP3, CD player, funções de trip computer e GPS. A tela de cristal líquido tem 6,5 polegadas.

Sensor de estacionamento dianteiro – uma das novidades no Fiat Bravo, esse sistema funciona da mesma maneira que os conhecidos sensores traseiros, ou seja, o motorista é advertido por bipes, que se intensificam ao se aproximar do obstáculo. No caso do sistema dianteiro, é preciso acionar um botão localizado no painel para ativá-lo.

Retrovisores externos rebatíveis – com acionamento através de um botão na porta do motorista, os retrovisores se rebatem eletricamente. Ao apertar o mesmo botão novamente, os espelhos voltam ao normal.

Logo Push – o Logo Push é um sistema que abre o porta-malas ao apertar o logotipo da Fiat na parte central da tampa.

Skydome – o novo teto-solar da Fiat, o Skydome, tem dois painéis de vidro, sendo um fixo e outro móvel. O acionamento é elétrico, e o painel pode deslizar até a posição de “spoiler”, até o fim do curso ou até o botão ser pressionado novamente. Cada painel tem ainda uma cortina, para impedir a entrada de luz.

Faróis de Xenon – a novidade nos faróis de xenon do Fiat Bravo, é que quando o motorista aciona o lavador do pára-brisa, ocorre um ciclo de lavagem dos faróis, com um intervalo de cerca de 1,2 segundos.

Night Design – iluminação noturna nas maçanetas das portas e também no habitáculo.

Blue&Me – permite ao motorista atender telefonemas com um dispositivo Bluetooth, fazer chamadas no celular usando comandos de voz e escutar mensagens de texto. O sistema pode ser acionado por comandos no volante.

Blue&Me NAV – além das funções citadas acima, esse sistema conta com navegação por satélite (GPS). O mapa vem em um CD junto com o kit de bordo, que também contém um pen drive. Basta carregar o mapa no pen drive e conectá-lo à entrada USB do veículo. Aperta-se o botão NAV – o conjunto de botões do sistema localiza-se no teto – para iniciar a navegação.

Direção elétrica Dual Drive – com ela, o motorista pode rodar em modo “Normal” – para situações de trânsito fluido, sem necessidade de manobras – ou no modo “City”. Ao estacionar o carro ou manobrar em um engarrafamento, o motorista aperta o botão “City” no painel e imediatamente a direção se torna muito mais leve, reduzindo substancialmente o esforço para girar o volante, o que representa 60% mais leve que uma direção hidráulica. Este modo só funciona abaixo de 46 km/h.

O Fiat Bravo conta ainda com outros itens de conforto, como computador de bordo, abertura elétrica para a tampa do reservatório de combustível, chave com telecomando e alarme, sensores crepuscular e de chuva, espelho eletrocrômico, ar-condicionado automático Dual Temp, borboletas atrás do volante e piloto automático.

Segurança

Kneebag – dentre os sete airbags disponíveis, o Bravo conta com o kneebag, que funciona para ajudar a evitar lesões nos joelhos do motorista. O modelo também traz apoios de cabeça com sistema anti-whiplash (anti-chicoteamento).

Cornering – um dos sistemas mais interessantes, o Cornering é um dispositivo que concilia faróis de neblina com a função adaptativa de cornering. Ao entrar em uma curva bem fechada ou ao fazer uma manobra, com as luzes baixas acesas, o farol de neblina do lado correspondente à curva será automaticamente acionado. Isso auxilia a visibilidade do motorista, para que ele faça a curva com a máxima segurança. Este sistema pode ser desativado pelo My Car Fiat.

Hill Holder – recurso que auxilia o motorista a sair com o carro sem trancos quando estiver em uma subida. Em subidas, funciona com o carro parado e o motor ligado, pedal de freio pressionado e 1ª marcha engatada. Em descidas, com a marcha-à-ré engatada. Na fase de arrancada do veículo, o dispositivo conserva a pressão de frenagem sobre as rodas dianteiras durante cerca de dois segundos, ou até que o pedal do acelerador seja pressionado.

Sensor de pressão dos pneus – o sistema tem quatro sensores, um em cada pneu, monitorando pneu vazio, pneus furado, pneu cheio demais e pressão dos pneus inadequada à velocidade. O alerta ao motorista é dado através de um sinal sonoro e também uma luz-espia dedicada. Olhando a luz, o motorista sabe qual é a anomalia e em que pneu ela aconteceu.

Sinalização frenagem de emergência – as luzes de emergência se acendem automaticamente no caso de uma frenagem brusca, avisando outros motoristas e ajudando a evitar acidentes.

ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade) – conserva a estabilidade e ajuda o motorista a manter o controle do veículo. Por meio de monitoramento constante da velocidade do carro, inclinação da carroceria, ângulo de giro do volante e estado de movimentação do veículo (aceleração lateral, velocidade angular e longitudinal), o ESP percebe quando o carro está próximo da instabilidade, intervindo então para corrigir sua trajetória, freando a roda prestes a perder aderência e reduzindo a potência do motor, quando necessário.

MSR (Motor Schleppmoment Regelung) – parte integrante do ESP, este controle suplementar de segurança intervém quando a velocidade do automóvel é reduzida bruscamente em condições de baixa aderência. Nessa situação, o MSR libera, progressivamente, mais torque para o motor, evitando o travamento das rodas.

ASR (Anti Slip Regulation) – também parte integrante do ESP, este sistema de controle da tração intervém automaticamente no caso do veículo patinar. O ASR pode ser desativado através de um botão localizado no painel.

Outros itens de segurança: sinalizador de mudança de faixa e Safe Lock, que trava todas as portas do carro.

Design

Um dos pontos que a Fiat com certeza vai destacar no Bravo. Seu design é baseado no desenho dos veículos de Gran Turismo, segundo a marca. Por dentro, o destaque é nos bancos, que possuem uma espuma adequada para absorver vibrações, além dos suportes lombares e a estrutura dos encostos, que foi dimensionada a fim de assegurar a máxima segurança aos ocupantes.

Motores

O motor E.torQ 1.8 16V, quando abastecido com gasolina, tem 130 cv e 18,4 kgfm de torque; com etanol, são 132 cv e 18,9 kgfm. Ele equipa as versões Essence e Absolute do novo Fiat Bravo (clique nas imagens abaixo para expandi-las).

O outro propulsor é o 1.4 16V T-Jet, que entrega 152 cv 21,1 kgfm de torque. Esse motor vem acoplado a um câmbio mecânico de 6 marchas. Para mais esportividade, o Fiat Bravo traz overbooster, que é acionado pela tecla OVB localizada no painel do carro. A partir da ativação desta função a curva de pedal do acelerador é comutada para uma curva mais agressiva. A abertura da borboleta então é alterada para um valor maior em uma mesma posição de pedal.

Versões

Fiat Bravo Essence – entre os itens de série, vem com airbag duplo, ar-condicionado manual, direção elétrica com função “City”, roda em liga leve 16”, faróis de neblina com sistema cornering, freios a disco nas quatro rodas, piloto automático, rádio CD com MP3, espelhos retrovisores externos elétricos, Safe Lock, vidros elétricos dianteiros e traseiros com sistema one touch e antiesmagamento, volante com regulagem de altura e profundidade, tampa do reservatório de combustível com abertura elétrica, banco do motorista com regulagem de altura, para-sóis com espelho e iluminação, porta-luvas e porta-malas iluminados, banco traseiro bipartido 1/3 e 2/3, cinco apoios para cabeça com regulagem de altura, anteparo para motor e câmbio, ganchos para fixação de carga no porta-malas, chave com telecomando para vidros, travas e porta-malas, entre vários outros.

Fiat Bravo Essence Dualogic – todos os equipamentos acima, mais câmbio Dualogic Automático.

Opcionais para a versão Essence – freios com ABS, ar condicionado automático Dual Temp®, som Hi-Fi com subwoofer, Blue&Me™ ou Blue&Me™ NAV + volante revestido em couro com comandos do rádio, teto solar elétrico Skydome, espelho retrovisor interno eletrocrômico, sensor crepuscular, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, apoia-braço dianteiro com vão refrigerado, apoia-braço traseiro, além de bancos revestidos parcialmente em couro nas cores preta ou marrom. A versão Dualogic oferece, ainda, o comando do câmbio no volante, ou borboletas.

Fiat Bravo Absolute – a versão possui os mesmos itens de série da versão Essence mais: ar condicionado automático Dual Temp®, Blue&Me, ABS nos freios, Night Design, sensor traseiro de estacionamento, volante em couro com comandos do rádio, apoia-braço dianteiro com vão refrigerado, além de apóia braço central banco passageiro, rodas de liga-leve 17”, maçanetas e guarnições abaixo dos vidros cromados, tapetes em carpete com bordado Absolute, mais tecidos e detalhes de acabamento exclusivos.

Fiat Bravo Absolute Dualogic – todos os equipamentos de série da versão Absolute, mais câmbio Dualogic Automático e comando do câmbio no volante.

Opcionais das versões Absolute – teto solar elétrico Skydome, sensor de pressão dos pneus, som Hi-Fi com subwoofer, Blue&Me™ NAV, Rádio NAV™, sensores de estacionamento dianteiro, retrovisores externos com rebatimento elétrico, espelho interno eletrocrômico, sensores crepuscular e de chuva e bancos parcialmente revestidos em couro, mais os airbags: kneebag, sidebags e windowbags.

Fiat Bravo T-Jet – a lista de itens de série inclui todos os equipamentos presentes na versão Absolute, e ainda câmbio de 6 marchas, ESP (sistema de controle de estabilidade) + Hill Holder, rodas de liga-leve exclusivas 17”, botão Overbooster no painel, faróis dianteiros escurecidos, saída da descarga dupla cromada, volante, pinças de freio pintadas de vermelho – pela primeira vez na gama Fiat –, freio de mão e pomo da alavanca do câmbio em couro com costuras vermelhas, pedaleira e apoia-pé esportivos, spoiler, minissaia, além de diversos detalhes de acabamento que diferenciam a versão esportiva do novo hatchback.

Opcionais da versão T-Jet – faróis de xenônio, sensor de pressão dos pneus, teto solar elétrico Skydome, Rádio NAV™, Blue&Me™ NAV, espelho interno eletrocrômico, sensores crepuscular e de chuva, som Hi-Fi com subwoofer, rodas em liga-leve 18” + pneus 225/40, bancos revestidos parcialmente em couro, mais os airbags: kneebag, sidebags e windowbags.

Garantia

A Fiat oferece dois anos de garantia contratual e cinco anos para garantia de corrosão perfurante. Durante a vigência da garantia geral o dono do Fiat Bravo tem direito a assistência 24 horas Confiat, que executa serviços de urgência como reboque, socorro mecânico e veículo reserva em qualquer local do Brasil.

As revisões programadas acontecem a cada 15 mil quilômetros. A mesma quilometragem vale para as trocas de óleo, a não ser que haja utilização severa: neste caso, a empresa recomenda trocar o óleo a cada 7,5 mil km. Caso o carro rode menos do que isso, as trocas de óleo devem ser anuais.