Carros novos têm desconto para deficientes físicos!

 

Condutores com deficiência física completa ou parcial, ainda que menores de dezoito anos, tem direito a isenção de IPI, IOF, ICMS e IPVA. Para deficientes não-condutores a isenção fica em torno do IPI e IOF. O primeiro passo para a compra de um carro, utilizando as isenções previstas em lei, é ter a Carteira de Habilitação com a indicação de guiar um carro com uma configuração específica.  As isenções de IPI e ICMS devem ser requeridas antes da compra do carro.

Quem tem Direito? – Portadores de deficiência completa ou parcial, sendo ela física, visual (igual ou menor que 20/200 no melhor olho ou campo visual inferior a 20°, de acordo com a tabela de Snellen), mental severa ou profunda, portadores da doença de Parkinson e autistas. Os responsáveis por estes deficientes, podem adquirir tais isenções, se o deficiente não for o condutor.

Condutor – Para se enquadrar como condutor deficiente, a pessoa precisa ter: paraplegia; paraparesia; monoplegia; monoparesia; tetraplegia; triplegia; tetraparesia; triparesia; hemiplegia; hemiparesia; amputação ou ausência de membro; paralisia cerebral; membros com deformidade congênita adquirida (exceto as deformidades estéticas e as que não dificultam o desempenho de função), nanismo (pessoas com menos de 1,45 m de altura) ou câncer de mama, além de ataxia.

Não-condutor – Nesse caso, terceiros podem dirigir o carro (no máximo 3 condutores), se a deficiência impedir isso. Para se enquadrar nesse grupo, as deficiências são: visual; mental severa e profunda (ex. Síndrome de Down); física (qualquer tipo, como tetraplegia, paralisia dos quatro membros) ou autista.

Desconto – Deficientes que dirigem automóveis podem adquirir carros com preço de até 30% abaixo da tabela. Para responsáveis por deficientes, o desconto é o mesmo, graças às novas regras sobre o assunto (veja mais aqui).

Documentos necessários:
Laudo pericial: emitido por serviço médico oficial (instituição vinculada ao SUS);
Declaração de disponibilidade de renda: a Secretaria da Receita da Fazenda oferece o modelo do documento.
Comprovação de contribuição com INSS: expedido pelo instituto ou por contra-cheque.

Como agir – Depois de se matricular numa Auto Escola apropriada (que tenha o veículo adaptado para deficientes) e conseguir a carteira de habilitação, deve-se procurar a Receita Federal para conseguir os descontos. Para isso, será necessário montar um processo, com os documentos e laudos necessários, para o tipo específico de desconto em que a pessoa se enquadra.

Para isso, o governo NÃO cobra nenhuma taxa, por isso, se alguém quiser cobrar algo, desconfie. O formulário pode ser encontrado nessa página: www.receita.fazenda.gov.br . Depois disso, já com o documento da Receita que dá o desconto, o solicitante pode procurar uma concessionária de sua preferência, e procurar um modelo no valor máxima de 70.000 reais.

Depois de escolher o modelo, a própria concessionária lhe dará uma carta, com a descrição do veículo. Com essa carta em mãos, você pode dar entrada na Secretaria da Fazenda (de seu Estado) e pedir a exclusão do ICMS. Por último, com todos os documentos, é só comprar o carro.

Exigência – Para vender o carro antes de se completar DOIS anos da compra, o deficiente precisará recolher todos os impostos do período em que ficou com o carro. A única exceção é se a venda for destinada para outra pessoa com deficiência física, e que se encaixa nas mesmas exigências da lei. Para isso, é necessário preencher uma ficha, que pode ser encontrada no site da Receita, no subtítulo ALIENAÇÃO (veja aqui).

Quais são os Impostos?

  • IPI – Imposto Sobre Produtos Industrializados.
  • IOF – Imposto Sobre Operações Financeiras.
  • ICMS – Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços.
  • IPVA – Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

IPI: o pedido de isenção do IPI é feito na unidade da Receita Federal com documentos pessoais, a Carteira de Habilitação e um formulário disponível no site da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br/GuiaContribuinte/IsenIpiDefFisico/IsenIpiDefiFisico.htm). O direito à aquisição com o benefício da isenção poderá ser exercido apenas uma vez a cada dois anos, sem limite do número de aquisições, observada a vigência da Lei nº 8.989, de 1995.

Outros documentos que precisam ser anexados:

  • Preencher o termo de condutor autorizado em nome do procurador responsável.
  • CPF e RG do condutor.
  • Cópia da última declaração de imposto de renda ou declaração de isento, sendo que a Receita Federal pode negar a isenção se a pessoa (ou sua responsável legal) estiver em débito com o Fisco.
  • Certidão que prove a regularidade de contribuição previdenciária, fornecida pelos postos do INSS ou por meio do site www.dataprev.gov.br

IOF: são isentas do IOF as operações financeiras para aquisição de automóveis de passageiros de fabricação nacional de até 127 HP de potência bruta para deficientes físicos. O benefício somente poderá ser utilizado uma única vez.

ICMS: é a Secretaria da Fazenda de cada estado que dá a isenção do ICMS. Além de documentos pessoais e da Carteira de Habilitação, o condutor já precisa indicar o carro que vai comprar, por meio de uma carta da concessionária ou ponto de venda. A isenção do ICMS pode ser renovada a cada três anos e está limitada a carros novos, de fabricantes brasileiros, que custem até R$ 70 mil e não sejam utilitários (SUV).

Outros documentos que precisam ser anexados:

  • Pedido de isenção em duas vias, em formulário que pode ser encontrado nas secretarias estaduais da Fazenda ou em seus sites.
  • Laudo médico original, que foi emitido pelo DETRAN.
  • Carteira de habilitação autenticada pelo DETRAN, RG, CPF e comprovante de residência.
  • Cópia da declaração de imposto de renda.
  • Carta de não repasse de tributos, fornecida pela montadora (também conhecida como carta do vendedor).
  • Comprovante de disponibilidade financeira, que provam que a pessoa pode comprar o carro. (ex.: contracheques, extratos bancários, etc.).

IPVA: Todos os deficientes listados acima tem esta isenção, sendo condutor ou não. O responsável pelo veículo comprado documenta o carro novo, ou usado, no DETRAN sem pagar o IPVA. Em seguida, com cópia dos documentos pessoais, do veículo e nota fiscal de compra, dá entrada no pedido de isenção do IPVA e rodízio obrigatório. A isenção do IPVA vale durante todo o período em que o carro estiver em nome do mesmo condutor. Para finalizar o processo, cópias das isenções são levadas à Receita Federal e à Secretaria da Fazenda.

Adaptações disponíveis:

Pomo 2 Pontos – para quem tem limitação dos movimentos de preensão (segurar ou agarrar com as mãos). O dispositivo auxilia a apreensão e giro do volante.

Pomo 3 Pontos – auxilia a apreensão e giro do volante. Destinado às pessoas com limitações nos movimentos de preensão da mão, extensão e flexão do punho.

Pedal removível – quando o pedal da embreagem pode ser removido, no caso de quem tem deficiência do membro inferior direito.

Prolongamento de pedais – aproxima os pedais (acelerador, freio e embreagem), e pode ser retirado para o uso convencional. Serve para quem tem baixa estatura.

Embreagem Standart – embreagem automatizada. Indicado para portadores de deficiência dos membros inferiores.

Prolongamento de alavanca – deixa a alavanca do câmbio mais próxima da pessoa, para quem tem encurtamento de membros superiores.

Empunhadura Copo – para quem teve a mão amputada. O dispositivo é instalado na alavanca de troca de marchas.

Embreagem manual a vácuo – a embreagem é acionada por um gatilho fixado no câmbio. Indicado para portadores de deficiência dos membros inferiores.

Comando Manual Universal – os comandos de acelerador e freio podem ser acionados pela mão (direita ou esquerda). Indicado para quem tem deficiência nos membros inferiores.

Freio Manual – o freio pode ser acionado pela mão esquerda.

Limitador de pedais – com isso, os pedais originais não podem ser acionados pelos motoristas que apresentem movimentos involuntários de membros inferiores.

Pedal removível – pedal da embreagem pode ser removido provisoriamente.

Acelerador esquerdo – sem anular o pedal original do acelerador, transfere o pedal para o lado esquerdo.

Controle de Comando Elétrico – todos os comandos elétricos do painel são acoplados ao volante.

Empresas/Pessoas dispostas a ajudar (clique no nome para ir ao site de cada um):

Sites sobre Deficiência:

Sites do Governo:

CONFAZ – Secretaria da Fazenda por Estado:

 

ATENÇÃO: As informações contidas nessa página, nos comentários feitos pela redação ou em nossos emails enviados não devem ser usadas como diagnóstico médico ou em ações legais. Nosso objetivo é apenas auxiliar na difícil obtenção de descontos para automóveis. Todas as informações nessa página podem ser mudadas sem aviso prévio.

Ficou com dúvidas sobre o assunto? O Carros Blog tem prazer em responder suas perguntas! Veja como falar conosco, em assuntos relacionados ao processo citado no texto, na página Assistência personalizada na compra de veículos para deficientes. As perguntas serão respondidas somente através dessa página!

  • Carlos Eduardo Peixoto BOrges

    Minha mae tem uma perna menor que a outra 2,2 cm. Ela tem direito ao desconto no carro? Ela nao e condutora

  • valdenisio cunha

    olá boa tarde,tenho uma filha de 6 anos que teve um retinoblastoma ou seja câncer de retina com retirada total do olhinho esquerdo hoje usando uma prótese.ela tem direito ao desconto do carro e outros benefícios.

  • Noel Pereira dos Santos

    Bom dia sou deficiente físico dos membro inferiores eu fui comprar um carro novo ou pedir o desconto para o vendedor ele me desse que o meu desconto era de 24%. Mas me falaram que eu tenho um desconto de 50% como eu faço para adquirir esse desconto.

  • oswaldo a. tavares

    Já q venda veículos está um pouco fraca, queda de quase 30%., porque em nosso querido País não organiza espécie de venda com descontos, para funcionários em geral (civis, militares etc..). Acho q não terão tanto prejuízo assim, é bom dar uma estudada nesta opinião!

  • Gabriel

    Olá, quero comprar um carro com desconto, já tenho a carta especial e tudo mais, porém, além de usar quero que sirva para minha família também, eles poderão dirigir caso eu compre? Lembrando que o carro só precisa ser automático e hidráulico.

  • estela magalhães

    tenho um irmão com deficiencia mental e fisica grave, so que ele não tem contribuição para com o inss….. teria como comprar um carro para locomover com ele com os deconto de 30 por cento ?

  • Bruna

    Olá, transplantados de córnea tem algum direito ?

    Obrigada.

  • Maria Santana

    Boa tarde!
    Minha mãe gostaria gostaria de saber se tem direito ao desconto de 30 %, pois apresenta diagnostico de saúde, no membro superior esquerdo ausencia congenita, mas não é habilitada!

  • Leonardo

    É possível ter algum tipo de desconto no seguro do veículo também?

  • Américo

    Caros amigos, me encaixo no requisito de MONOPARESIA (paralisia incompleta de nervo ou músculo de um só membro que não perdeu inteiramente a sensibilidade e o movimento), e ja possuo habilitação, porem a mesma saiu sem restrições, e eu consigo dirigir o carro sem adaptações, contanto que tenha uma embreagem macia, gostaria de se tenho direito ao desconto, desde ja agradeço

  • caroline

    Gostaria de saber se tenho a possibilidade de receber esse desconto, pois fiz uma cirurgia de coluna devido a uma escoliose de grande porte, fiz enxerto na coluna? Outra questão é se há necessidade de fazer todo o tramite novamente pra possuir a carta com aulas de auto escola e posteriormente prova de rua?

  • Fernando

    Meu Pai vai comprar um carro com os descontos acima pq ele tem um problema na coluna.
    Quero saber se minha mãe e meus irmãos que são habilitados podem dirigir o carro dele?

  • felipe barbosa

    Boa tarde Meu nome é felipe tenho 23 anos. á pouco mais de um ano estou morando aqui em São Paulo, sou natural do Rio de Janeiro onde eu possuia o passe livre pra deficiente, mas aqui não consegui até hoje por causa de tanta burocracia.
    Meu laudo médio é do Rio, mas possuo o Laudo da minha empresa pois sou admitido pela lei da cota.
    será que eu conseguiria comprar um carro com este desconto ou não?
    Obrigado.

  • Marcio

    tenho uma homologação do INSS assinado pelo perito e assistente social com restrinções de forças no membro superior esquerdo, limite maximo de 10kg, e sou reabilitado em funçao desta deficiencia, eu me encaixo neste desconto de 30 %, na compra de um automovel??

  • claudiane jhule

    olá,gostaria de saber ce minha mãe consegue comprar um carro com as insenções com um salarío minimo pois,diz a lei que o deficiente tem direito ao credíto na hora de adquirir um carro. esperoo a respostaa desde já agradeçoo

  • Marcelo Pereira

    Sou deficiente monocular, como consigo comprar um carro com isençao de imipostos?

  • Alex

    Boa tarde. Tenho uma deficiencia no Membro superior direito com perda de força muscular, encurtamento de 5cm e perda de alguns movimentos. Minha CNH veio com código de restrição X; eu tenho direito a comprar carro com isenção com esse código na minha CNH?

    Abraços!

  • alcenir

    sou portador de visão monocular, vista perca em acidente automobilistico, perda total da visão direita, com esvaziamento da retina atrofiamento do olho conforme laudo pericial , laudo de mais tres medicos ligados ao sus onde fis cirurgia pra tenta sigurar o globo ocular, hoge uso protese para igualar os olhos dei entrada na receita federal á 50 dias sera que a resposta demora muito a sair pela receita federal.

  • Nestor

    Boa noite

    Dia 08/08/12 serei submetido a uma cirurgia de Artroplastia Total do Quadril (Esquerdo). Terei direito ao desconto?isenção dos imposto? Obrigado

  • Edécio

    Boa Tarde!! No dia 30 /04/ 2012 encomendei o novo palio com as isenções para deficiente!! até hoje 19/07 esse carro ainda chegou!! gostaria de saber tem algum orgão que posso reclamar por essa demora !! ou é normal tanta demora falaram na conssecionária que o prazo era de 60 dias hoje completa 80 dias e nada do carro sair.

  • Luiz Fernando

    Sou portador de deficiencia e ja entrei com o processo de isenção de IPVA , porem fui informado que tenho que pagar o DPVAT , mas não consigo emitir o pagamento somente do DPVAT tenho que esperar o processo da isenção do IPVA , acontece que ele ja venceu …….. tenho risco de parar numa blitz e o veiculo ser rebocado ?

  • nascimento

    boa noite ! uma pessoa que possui osteonecrose da cabeça do femur e militar aposentado por invalidez , mesmo que por enquanto nao tenha prejuizo em sua locomoçao poderá ser beneficiado com algum desconto.

  • Enrico

    Boa noite, sou deficiente fisico, com uma má formaçao na mao. tenho apenas 3 dedos na mao direita. Sou menor de idade e queria saber se posso comprar um carro com desconto e nomear um motorista. Obrigado

  • Lucas

    Eu gostaria de saber eu tenho um apeda de audição eu queria saber ser tenho um direito de compra um carro zero com preço da fabrica menos de 70mil

    • valter

      pode so e ter dinheiro

  • Camila

    Boa tarde, gostaria de saber tenho a CNH normal, mas tenho 1,41cm de altura também tenho direito ao desconto?

  • vitor

    Olá,bom dia!!! meu nome: é Vitor Sofri um acidente de moto que me deixou com sequelas.
    Tais como,redução de membro inferior serca de 7cm,da perna direita.
    Meu joelho não dobra mais devido as platinas e a lesão mais grave.
    A do Plexo Braquial do Nervo Radial com redução dos movimentos.
    Do braço direito,será que tenho direito,amigos do bog por favor aguardo resposta.
    Desde já,fica aqui o meu muito obrigado!!!

  • elizangela

    oi, coloquei uma protese na perna,e tenho uma das pernas menor que a outra.tenho direito de qual insenção
    na compra de um carro?

  • Alan

    Boa noite, fui contemplado via sorteio consórcio da volks e gostaria de adquirir o carro no nome do meu irmão mais novo(ele é portador da síndrome de down, 12 anos), pois o carro vai ficar com a família para poder levar ele nas fisioterapias, consultas, etc. A concessionária informou que a carta tem que estar no nome dele. Já a administradora disse que não era possível fazer isso pois ele é menor e não teria como comprovar renda, ou seja, não querem transferir para o nome dele. Eu ainda tentei alegar que a renda dele seria a do responsável por ele (no caso meu pai), mas não teve conversa. O que posso fazer? Tem como pagar na concessionária com a carta em nome do meu pai, já que ele é o responsável legal (eles alegaram que não pois a nota sai no nome do deficiente, logo a carta teria que estar no nome dele)? Pode me auxiliar por favor?
    Grato,
    Alan.

  • Isadora

    Olá, tive cancer de mama e precisei fazer uma mastectomia com a retirada de alguns glangios axilares (não todos), percebo que a dire§ão do carro daqui de casa ficou pesada e as vezes fica dificil dirigi-lo…gostaria de saber se eu tenho direito a comprar um carro com direcão eletronica e ter esses descontos?

    • Boa tarde!

      Sim, Isadora, você tem esse direito pois sua situação exige isso.

  • Milton

    Bom dia. Alguém sabe me informar qual o prazo que é concedido a montadora para entrega do veículo, após o recebimento da documentação pela mesma? Existe alguma legislação que determine um prazo?

    Obrigado

    • Boa tarde Milton!

      Infelizmente não existe, o que permite que o processo as vezes demore até 6 meses.

  • A compra pode ser negociada normalmente com a loja ou concessionária, como se fosse a compra de um carro qualquer.

  • rogerio

    meu pai é deficiente porque sofreu um AVC estar aposentado por invalidez, eu sei que ele tem direito mais quero saber se na compra ele poder financiar o carro por que ele nao tem o dinheiro todo

  • maria neide pereira

    tive avc hemorragico fiqueicom sequelas vivo com minha filha posso usufluir deste desconto

    • Pode, se isso lhe impede de dirigir normalmente ou se existe a necessidade de locomoção.

  • marta

    mar-tinha fiz cirurgia do tunel do carpo perdir a força dos braços sera que tenho direito a descontos na compra de carro

    • Se isso lhe impedir de dirigir normalmente, sim!

  • lilian

    Olá minha irmã que tem sindrome de dowm morava no Rio de janeiro e está se mudando pra pernambuco como ela deve proceder ela tem q fazer uma pericia aqui em pernambuco, ou a pericia q ela fez pode ser do rio? Eu posso comprar o carro no meu nome ou tem que ser minha mãe porque quem vai dirigir para ela será meu marido.Obrigado.

    • Bom dia!

      O carro pode ser comprado por qualquer responsável, maior de 18 de anos, que possua CNH. Depois disso, até 3 outros motoristas podem ser autorizados para dirigir esse veículo. Em relação à perícia, é melhor que faça no local onde vai residir depois.

  • graça

    gostaria de saber se tem alguma lei que da direito a compra de veículo com abatimento para quem tem um metro e quarenta e oito centímentro de altura

    • Olá! A lei permite esse desconto se a pessoa tiver qualquer condição que lhe impeça de dirigir normalmente, como é o caso de pessoas com estatura baixa. Mas vale lembrar que, quando a lei cita "nanismo", ela se refere a homens com menos de 1,45 m e mulheres com menos de 1,40 m. Mesmo assim, sugerimos que busque o desconto!

  • Francisco

    Olá, devido a um acidente de automóvel que quebrei o fêmur esquerdo em dois lugares tive que colocar uma peça por dentro do fêmur cabeça do fémur ao joelho e perdi parte da agilidade na perna esquerda e no pé sera que eu tenho direito a esse desconto?

    • Olá Francisco!

      É muito provável que sim, pois isso limita seus movimentos normais na perna.

  • graça

    sou do sexo feminino tenho 1m e 48cm de altura.Quero saber se tenho direito a comprar um carro com cambio automático com abatimento e qual seria este abatimento

  • marcelo

    sou monocular moro em santos,passei pelo detran para alterar minha carteira de motorista para deficiente fui informado que teria passar pelo um medico credenciado pelo detran,ok liguei para agendar com o medico e a recepcionista me informou q deficiente monocular não tem direito as isencoes tipo ipi,icms iof,ipva,porque eu enxergo com o outo olho,esse direito so para as pessoas com deficiencia fisica na qual o veiculo sera adaptado,ja o monocular nao precisa de adaptação,alguns despachantes falam a mesma coisa q o monocular nao tem direito,alguns sites falam a mesma coisa q nao temos direito a nao ser para concurso publico,estou sem saber em quem acreditar,espero q vcs me ajudem a esclarecer ess enigma.obrigado.

    • Bom dia Marcelo!

      Muitas pessoas podem estar mal informadas. É sempre melhor ver o que a lei diz sobre isso. Primeiro, ela cita que o deficiente visual que pode obter o desconto precisa ter:

      "acuidade visual igual ou menor que 20/200 (tabela de Snellen) no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20°, ou ocorrência simultânea de ambas as situações".

      De acordo com a definição, a visão MONOCULAR é exatamente isso. Note:

      "Visão monocular é de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) quando o paciente com a melhor correção tiver visão igual ou inferior a 20/200, nesse caso é utilizado o termo cegueira legal".

      Portanto, você TEM esse direito!

      • marcelo

        boa tarde,obrigado pela resposta,hoje pela manhã passei pelo médico do detran o qual faz o atendimento para banca especial para tirar duvidas e ele me disse ao contrario de vcs,q não tenho direito as isenções,porque o carro q eu comprasse não teria adaptações,que só tem direito quando a adaptações para pessoas com deficiencia fisica,sem o laudo do médico cadastrado pelo detran não adianta de nada,infelizmente sem esse laudo não consigo dar entrada em nenhuma documentação,já q os orgãos competente solicitam o q eu faço,se hoje eu ouvir do médico do detran q eu não tenho direito porfavor me ajudem a decifrar esse enigma,obrigado.

        • Olá Marcelo!

          Sentimos que isso tenha acontecido, mas gostaríamos de ressaltar que citamos o que a lei diz em nossa resposta. Veja abaixo:

          Bom dia Marcelo! Muitas pessoas podem estar mal informadas. É sempre melhor ver o que a lei diz sobre isso. Primeiro, ela cita que o deficiente visual que pode obter o desconto precisa ter: "acuidade visual igual ou menor que 20/200 (tabela de Snellen) no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20°, ou ocorrência simultânea de ambas as situações". De acordo com a definição, a visão MONOCULAR é exatamente isso. Note: "Visão monocular é de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) quando o paciente com a melhor correção tiver visão igual ou inferior a 20/200, nesse caso é utilizado o termo cegueira legal". Portanto, você TEM esse direito!

          A lei diz que pessoas que se enquadram nessa situação tem o direito à compra de veículos com desconto. O que talvez esteja acontecendo é que você não se enquadra nesses quesitos. Procure a opinião de outros médicos, e se você realmente se enquadrar, não desista de buscar seus direitos. A lei está no site da Receita Federal, em sua última atualização, portanto, ela deve ser cumprida. Torcemos para que tudo dê certo e estamos à disposição para outras dúvidas.

          • marcelo

            entendi os comentarios e agradeço a ajuda,so não entendi q não adianta de nada se o medico não me conceder o laudo não posso dar entrada nas isensões e aqui em santos as clinicas q eu consultei q são cadastradas no detran não emitem esse laudo para deficiencia monocular o que eu faço entro na justiça para prevalecer a lei,o q eu faço.

          • Entrar na justiça é aceitar que o processo possa demorar anos, Marcelo. Mas se você não tiver alternativa, não vemos outra saída. No momento, a OMS classifica a visão monocular exatamente como seria preciso para se encaixar no que a lei diz sobre os descontos. Além disso, temos registro de outros casos em que as pessoas ganharam na justiça seu direito de ser consideradas deficientes com a visão monocular.

            Antes de entrar na justiça, porém, você poderia fazer contato com quem tem experiência no assunto, como por exemplo a equipe do site http://www.visaomonocular.org.

  • edleusa

    sou deficiente auditiva bilateral uso proteses auditiva, sou habilitada e gostaria de saber se tenho direitos a isenção de impostos,e como devo fazer para usufluir desses direitos…

    • Olá! Infelizmente, a lei ainda não dá esses benefícios a deficientes auditivos.

  • Michele Serafim

    Olá..Sou portadora de deficiencia de membros com deformidade congênita do quadril,inclusive sou registrada na empresa onde trabalho como portadora de deficiencias fisicas,porém essa deficiencia não prejudica em nada com relação a limitação dos meus movimentos!Será que eu tenho direito a este desconto??

    • Olá!

      Sendo portadora de deficiência física, e reconhecida como tal, você tem esse direito!

  • edson

    oi eu deficiencia de dia tres anos de idade peguei uma infecçao bacteriana que fez eu perce dez centimentro do parcia do lago esquerdo entao eu maco da perna esquerda eu nao posso fica muito tempo em pé e nem anda muito pq doe minha perna e minha coluna que esta sendo afedata com causa centimento que falta na minha perna entao eu tenho direito de compra o carro com desconto?????

  • edir

    oi , quase não consigo ver com um olho até minha cnh vem com restrita a atividade remunerada sera que tenho direito?

  • rodrigo gonzalez

    Olá eu tenho artrodese de punho (pois não faço o movimento de jeito nenhum) , tenho esse recurso ou não?
    me envie um email me informando
    rodrigo_piro.fulano4@hotmail.com
    obrigado agradeço desde já !

    • Olá Rodrigo! Vamos responder por aqui para o benefício de todos. A limitação de movimento, em qualquer membro, pode lhe dar esse direito sim!

  • Cássio

    Minha mãe é aposentada por invalidez causada pela LER, o que a impossibilita de dirigir. Ela teria direito ao desconto?

    • Sim, ela pode comprar o carro com desconto!

  • Vinício

    Olá eu fiz uma cirurgia de hérnia de disco. Tenho uma prótese no lugar do disco com hérnia e mais oito parafusos com espaçadores para sustentação dos outros discos. Não posso carregar peso. Ouvi dizer que tenho direito a comprar um carro com desconto para deficientes. Isso é verdade?

    • Bom dia! Sim, é verdade, pois isso lhe impede de dirigir normalmente.

  • aline

    Oi, meu pai tem 63 anos e perdeu a visão do olho direito devido a diabete e a do lado esquerdo também esta bem precaria, ele não dirigi mais, portanto eu como filha, poderia junto a ele estar adquirindo um veículo com todos esses descontos? O processo é dificil? Existe essa possibilidade? Aguardo retorno.

  • aline

    Oi, meu pai tem 63 anos e perdeu a visão do olho direito devido a diabete e a do lado esquerdo também esta bem precaria, ele não dirigi mais, portanto eu como filha, poderia junto a ele estar adquirindo um veículo com todos esses descontos? O processo é dificil? Existe essa possibilidade? Aguardo retorno.
    grata,
    Aline

  • Clodoaldo Silva

    Boa Tarde !!! Gostaria de saber sobre esses descontos e se meu pai tem direito? Meu pai tem somente um visão, o olho esquerdo o outro é prótese, não se locomove na rua sozinho…Ele não possui habilitação. Sua renda é um salário minimo, e sabendo desses descontos na compra de carros para deficiente com desconto ele se interessou em ter o carro e eu dirigir pra ele e leva-lo nos lugares ( médicos, passeio etc..).Será que ele tem direito e como é o procedimento . Obrigado CBS

    • Olá, bom dia!

      Nesse caso, é bem provável que seu pai tenha o direito sim. Se ele tiver, você poderá comprar o veículo em seu nome, para o benefício dele. O passo a passo de como é feito esse processo (junto com todos os documentos necessários) está na página abaixo:
      http://www.carrosblog.com/area-para-pessoas-com-d

  • Edilene

    Boa noite! Meu marido sofreu um acidente e perdeu o dedinho e metade do dedo médio, a carteira de habilitação dele era letra D, quando foi renovar baixaram para A por causa da perda dos dedos, ele teria direito a desconto?

    Desde já agradecida.

    • Bom dia Edilene! Seu marido tem esse direito sim, se ficar comprovado que isso limitou seus movimentos.

  • genimar

    sou portadora de Espondilite Anquilosante tenho direito ao desconto?

    • Bom dia! Você terá esse direito se isso limitar seus movimentos, o que pode acontecer em alguns casos.

  • Bruno

    Minha mãe tem prótese no quadril, o que faz com que a mesma ande de muletas, só que ela não tem habilitação. Será que teria direito ao desconto? Pois eu que tenho que leva-la a todo canto.

  • Thayanthely

    Olá, eu tenho uma irmã especial e minha mãe precisa de um carro pra estar se locomovendo pois é dificultoso. Mais assim minha mãe queria tirar um carro no nome dela, más minha irmã como é especial não pode assinar. Será que seria possível minha mãe tirar um carro no nome dela com esse desconto? Ou tem outra forma?

    • Sim, ela pode comprar no nome dela para o benefício de sua irmã!

  • Vaneska

    Oi, gostaria de tirar uma dúvida: Tenho declaração de deficiência física, que inclusive me permite disputar vagas em concursos públicos, pois sou deficiente auditiva ambilateral e faço uso de prótese (aparelhos auditivos e prótese no canal auditivo) nos dois lados. Teria direito a comprar carro para deficientes físicos? Deficiência auditiva se enquadra nos parâmetros para concessão de isenção de impostos?
    Atenciosamente, Vaneska

    • Olá!

      Infelizmente, a deficiência auditiva ainda não está alistada para receber esses benefícios. Existem leis que procuram mudar isso, mas elas ainda não foram aprovadas.

  • André Castro

    Com todos os descontos, o deficiente tem que pagar o carro a vista, ou pode parcelar?
    Tenho tetraparesia.

    Obrigado!

    • Não existe a necessidade de fazer o pagamento a vista, pois o carro também pode ser financiado.

  • josiana

    tenho má formação congênita nos membros superiores , principalmente no membro direito, meus dois primeiros carros não tem nenhum tipo de adaptação, fui renovar a minha carteira é ficou comprovado que estou perdendo força muscular do lado direito, fiz uma nova junta médica no qual o resultado parcial diz que tenho que dirigir carro com transmissão automática. Tenho que fazer um novo teste com este tipo de carro para demonstrar como estou dirigindo. A pergunta é , tenho direito a isenção se o laudo falar que preciso de apenas transmissão automática( A transmissão automática vai ser considerada uma adaptação no meu caso?

    • Sim, você terá esse direito mesmo que a necessidade for apenas dirigir um carro automático.

  • Oswaldo

    Perdi a visão total do olho direito por descolamento de retina, tenho 20/200 no olho esquerdo e sou soldado inativo das Forças Armadas. Gostaria de saber quais são os meus direitos e descontos na compra e nos impostos do veículo!

    • O senhor tem o direito de comprar veículo com desconto total, para deficientes condutores. O procedimento envolve passar por uma avaliação médica para comprovar a perda de visão, e depois poderá entrar com o processo para obter os descontos, como explicamos no texto da matéria acima.

  • ELI

    Boa noite;meu pai te 73 anos é cadeirante, sequelado de 2 avs e 2 fraturas de femûr,sou a única filha dele e quem resolve tudo;levar a médicos,passear.Será que consigo este desconto no veículo,e qual o valor máximo deste deconto.Obrigada

    • Bom dia!

      É possível obter os descontos para deficiente não condutor, que até o final do ano é menor do que o desconto para quem dirige. Após janeiro de 2013, os descontos serão os mesmos em qualquer situação. Em alguns casos, ele pode passar de 30%.

  • rogerio

    Boa Tarde! sou deficiente auditivo cid-h.90,bilareral de grau profundo,gotaria de saber se posso comprar um carro,pois necessito muito. desde ja agradeço!

    • Olá Rogério!

      A lei ainda não enquadra os deficientes auditivos nesse tipo de desconto!

  • Claudia

    Olá, tenho malformação congênita no polegar da mão direita, não consigo esticar completamente o dedo e nem fazer o movimento de pinça, quando dirijo por algumas horas tenho bastante desconforto; será que conseguiria ter o desconto???

    • Bom dia!

      Com certeza! Existem adaptações próprias para esse tipo de limitação, o que comprova a possibilidade de obter os descontos em seu caso!

  • Leonardo

    ola, boa tarde! Sou deficiente fisico (CID B94.1 – encefalite viral) tenho a perna esquerda mais curta e atrofia na mao direita, mas aqui onde moro nao possuem carros adaptados nas auto-escola. Minha pergunta e duvida é a seguinte: Posso comprar meu carro e fazer as aulas com ele? Sendo assim eu teria os decontos iguais?

    Obrigado

    Leonardo. Moro em Sapucaia do Sul – RS (na grande Porto Alegre)
    deixo aqui meu email para contato: contatocompositor@yahoo.com.br

    Aguardo retorno

    • Bom dia Leonardo!

      A lei não permite que a pessoa faça as aulas em seu próprio carro. Se nenhuma auto-escola de sua cidade tiver um veículo adaptado, vale a pena procurar em cidades próximas.

  • Walter

    Boa tarde, tenho sinrome de charcot-marie tooth, as sequelas são muito leves, só tenho um certo desconforto ao andar distancias longas, ou carregar muito peso.
    Gostaria de saber se pessoas portadoras de deficiencia podem obter isenção e adquirir um carro com cambio mecanico se nenhuma adaptação e se mesmo assim necessitaria de uma cnh especial. Dirijo normalmente, inclusive motos, só prefiro carros de cambio mecanico por gosto pessoal, e pela questão de valor, pois, sai bem mais em conta.
    Outra duvida minha é, se eu optar por tirar a cnh de deficiente e obter os descontos, serei impossibilitado de pilotar motos?

    Obrigado.

    • Bom dia!

      A lei não diz nada sobre não poder dirigir motos após comprar um veículo com descontos, mas isso seria inapropriado. Depois que a pessoa obtém os descontos, ela se coloca como deficiente perante a lei, portanto, não teria condições de conduzir outro veículo. Em relação a dirigir um veículo mecânico, não há nenhum problema. Após passar por uma avaliação médica, o laudo vai indicar qual a necessidade que a pessoa tem.

      Em alguns casos (raros), ela obtém o desconto sem a necessidade de nenhuma adaptação no veículo. A CNH terá apenas uma indicação de qual a sua necessidade.

  • Edécio

    estou comprando um carro com todas as isenções!! eu tenho Protese total do quadril esquerdo!!
    gostaria de saber se tenho direito a obter o cartão de deficiente para estacionar nas vagas reservada para deficiente.

    • Sim, o fato de comprar o veículo com essas isenções lhe dá esse direito.

      • Edécio

        Valeu muito obrigado!!! Parabéns pelo blog nus ajuda bastante.

  • cesar

    Boa noite,sou deficiente com ostomia ,gostaria de saber se eu tenho direito a isenção dos impostos,para deficientes ostomizados ,eu tenho cnh,nesse caso se tiver direito eu tenho que acrescentar a minha especialidade na cnh,o desconto é para compra de um carro zero,obrigado.

    • Depende de como isso afeta sua atividade normal no dia a dia, incluindo dirigir. Os médicos vão analisar cada caso, notando as deficiências da pessoa, e apenas isso poderá lhe dar o desconto.

  • adriana

    Meu tio tem paralisia infantil, sofreu avc e perdeu a visão . nesse processo de comprovação de deficiência preciso levá-lo( tornou-se cadeirante) ou basta mostrar o laudo médico? obs: meu tio será deficiênte não-condutor.

    • Basta preencher os documentos (que em alguns casos envolvem ter a assinatura dele) e levá-los ao prédio da Receita Federal mais próximo.

  • tiago

    quero saber se apenas com a PPD tenho direito acompra de um carro adaptado

    • Sim, pois não haveria motivo para ter um carro adaptado sem ser deficiente.

  • ANDRE

    O laudo medico,e so do medico do detran ou tem q ser de um particular tbm ou dos dois?

    • A lei diz que o laudo poderá ser dado por "serviço público de saúde ou serviço privado de saúde, contratado ou conveniado, que integre o Sistema Único de Saúde (SUS)". O laudo também poderá ser obtido, "para fins de comprovação da deficiência, no Departamento de Trânsito (Detran) ou em suas clínicas credenciadas" ou "por intermédio de Serviço Social Autônomo, sem fins lucrativos, criado por lei, fiscalizado por órgão dos Poderes Executivo ou Legislativo da União".

  • Marcos

    Meu irmão e tetra e gostaria de adquirir um veículo para sua locomoção.Eu como unico irmão, seria o responsável para dirigir a veículo.Ele fica isento de:icms,ipi,iof e ipva?

    • Hoje, seu irmão poderá obter os descontos de IPI e IPVA. Mas a partir de janeiro de 2013, as isenções serão totais, iguais a quem obtém como conduto, incluindo também ICMS e IOF.

  • uelison da silva

    tenho uma irmao com defisiaensia em uma das visoes ele tem direito a essa lei se tem como faço ter ter esse desconto no altomovel

    • O desconto dado a deficientes visuais exige que ela seja igual ou menor que 20/200 no melhor olho ou campo visual inferior a 20°, de acordo com a tabela de Snellen.

  • alcenir temorim

    tenho deficiencia monocular, pois perdi uma das visões em acidente de carro, sou aposentado por invalidez, tenho carteira de habilitação, com certas restriçoes cosigo dirigir somente dentro da cidade, não dirijo a noite etc tenho direito aos desconto, em vista que pago um consorcio e dentro de mais ou menos um ano pego minha carta de credito. desde ja agradeço . atenciosamente.

    • Sua situação lhe dá o direito de ter os descontos totais, pois o senhor será o condutor.

  • Thaís

    Olá ,

    perdi o dedão do pé esquerdo em um acidente de moto em 2010. Quando eu ando muito ou fico muito tempo em pé começa a doer. Fui ao ortopedista aonde ele me deu o CID com a seguinte descrição: amputação traumática de um dos artelhos. Como o dedão que eu perdi é o do pé esquerdo que está em contato direto com a embreagem se eu pegar um engarrafamento de horas acredito que irá começar a doer e trazer problemas. Tenhos direito a esses descontos ?

    Agradeço dede já ,

    • Olá! Sim, você teria esse direito Thaís. É claro que os médicos vão analisar seu caso, mas podemos dizer que é bem provável que consiga os descontos. Existem inclusive algumas adaptações que tornariam mais fácil pra você dirigir, eliminando o uso de embreagem.

  • giovana

    olá, meu filho tem 7 anos, ele tem uma doença chamada Pseudo Artrose Congênita da tibia, gostaria de saber se posso comprar um carro com esse desconto para sua locomoção?

    • Boa tarde!

      Se isso impede que seu filho se locomova normalmente, poderá sim. O problema é que não temos uma lista de situações que permitem ou não o desconto. A certeza só virá após análise da junta médica do Detran.

  • Elvania

    Boa Tarde!!!Tenho deficiencia na mão esquerda,ja tenho CNH a quase dez anos dorigo carro normal.So q quando fui tita tive q ir na junta especial.tenho atrofia parcial e perda do polegar .Gostaria de saber se enquadro na aquisição do carro com desconto obrigada.

    • Bom dia Elvania!

      Você se enquadra sim, mas o fato de você dirigir um veículo normalmente pode ser uma questão levantada pelo médico que lhe dará seu laudo.

    • Olá Elvania Sou Bruno Sampaio trabalho na Ar Motors Renault uma empresa que ja está há mais de 13 Anos no mercado e gostaria de poder te ajudar, tenho carros como logan, sandero, fluence e muito mais com valores maravilhosos, pois sou especialista em venda para PNE. mande um email, ou faça uma visita sem compremisso.

      Ligue 7787-5424 ou 125*74491
      bralves@uabrasil.com.br

  • Carlos

    Olá! Estou juntando os documentos para pedir as inseções, porém me surgiram duas dúvidas: 1) Depois que se passarem os 2 anos, eu poderei vender o carro para qualquer pessoa? 2) Depois de passado 2 anos, que valor eu terei que pedir pelo carro, o valor de mercado ou algum outro? Obrigado.

    • Olá Carlos!

      1 – A lei diz que para vender o carro ANTES do prazo de dois anos, é preciso comprovar que o comprador também é deficiente ou pagar os impostos. Isso dá a entender que, após esse prazo, você está livre para vender o carro normalmente e comprar outro com os descontos.

      2 – Em relação ao valor, não existe nada sobre isso na lei. A venda poderá ser feita normalmente, como praticado com qualquer veículo.

  • weulas sousa

    oi me informe por favor se esses descontos e isenções valem também pra que quiser adquirir uma moto.
    fico grato pela atenção e parabéns pelo blog.

    • Obrigado pelo elogio Weulas! Infelizmente, só temos informações de descontos para veículos.

  • Euvaldo

    Eu tive dois AVCs, sou diabético e hipertenso tenho direito a desconto na compra de um carro novo?

    • Bom dia Euvaldo!

      O desconto será dado se você tiver alguma incapacidade física, e apenas se for comprovado em laudo médico. Infelizmente, não existe uma lista de cada problema de saúde que dá esse direito.

  • Edécio

    Por Favor tire minha duvida sou deficiente vou tirar um carro novo com todas insenções o seguro vai ser sobre o valor da nota fiscal!! por exemplo preço normal do carro 42.000,00!! preço com as isenções 31.000,00!! caso esse carro seja roubado!! tenho direito outro carro 0K com as insenções ou vou ter que esperar 3 anos para tirar OUTRO CARRO 0k ..

    • Olá Edécio!

      Antes de responder, é bom deixar claro que a isenção de IPI é concedida uma vez a cada DOIS anos, e não três anos. Mas, em relação à sua dúvida, este é um dos assuntos mais polêmicos quando se compra um veículo com desconto. A lei não diz claramente o que deve ser feito, portanto, cada seguradora age de uma maneira.

      Segundo relatos de pessoas que já passaram por isso, algumas colocam o valor da Nota Fiscal no seguro (valor com isenção) e outras o valor de mercado, não existindo uma regra. Para a maioria, a melhor nesse caso é a Allianz, que devolve o valor integral em caso de perda total do veículo. Em caso de roubo, não temos essa informação, e nem alguns corretores puderam nos informar.

      Quanto à segunda dúvida, se o prazo de dois anos precisa ser respeitado, é provável que sim, pois ele só é concedido depois que esse período venceu.

  • Dayane

    Olá, tenho monoparesia do plexo braquial esquerdo, as adaptações exigidas pelo DETRAN foram somente, direção hidráulica, vidro elétrici, câmbio automático e pomo articulado ao volante. Gostaria de saber se também posso contar com esses descontos? Desde já muito abrigada.

  • tatiana

    tenho bursite no quadril do lado esquerdo e condromalacio grau 3 nos dois joelhos, sinto um pouco de dificuldade em dirigir, sera que tenho direito a este beneficio

    • Olá Tatiana!

      Infelizmente não podemos te dar certeza sobre o assunto, que só pode ser decidido por laudo médico. Mas sua dificuldade de dirigir é um indicativo a seu favor, é provável que sim. Vale a pena tentar!

  • LILIAN

    OI MEU NOME É LILIAN, TENHO UMA DEFICIENCIA FISICA,LUXAÇAO CONGENITA NO QUADRIL, ASSIM UMA PERNA É MENOR DO QUE A OUTRA, TENHO LIMITAÇOES PARA ANDAR, MAS DIRIJO UM CARRO NORMAL, SERA Q TENHO O DIREITO DE COMPRAR UM CARRO C DESCONTO

    • Boa tarde Lilian!

      A diferença no tamanho de uma perna para outra é algo que lhe dá o direito sim!

  • nadir

    Boa noite minha duvida é seguinte eu ja tenho a CNH e nela tem um X porque eu tenho platina no barço esquedo e meus nervos não aguenta segura nada ,bom a duvida é seguinte fui renova minha habilitação e medica me disse que eu tenho que retira outra Cnh pois a que tenho não me dar direito a compra carro e estacional na vaga para deficiente .Só que tenho que pagar tudo de novo e fazer como se nunca tivesse tirado CNH.não tem geito mesmo na habilitaçaõ tento uma restrição?obrigada espero a resposta.

    • Boa tarde!

      Se entendemos corretamente, a médica lhe disse que, para ter o direito de deficientes, é preciso tirar outra CNH, correto? A lei não diz se é necessário fazer isso ou não, mas se você já tem a Carteira e ela já tem essa observação (desde que sua situação não tenha mudado), não seria necessário fazer o processo novamente.

  • Ana Carla

    Olá Boa noite, o meu irmão sofreu um acidente , e ficou com lesão do plexo braquial direito perdeu o movimento do braço DIRETO, será que ele tem direito a esse benefício de comprar carro novo ? Obrigado.

    • Bom dia Ana!

      A perda dos movimentos impede que a pessoa dirija normalmente, portanto, ele tem esse direito!

    • ana

      Oi Ana ele tem direito sim.

  • Alex Sandro

    Boa noite meu nome e Alex minha mae teve um AVC esquemico ficou com paralizia no lado esquerdo andar com dificuldades e não tem movimento no braço,a três anos mais só eu sou o condutor comprei um carro mais ela tem muita dificuldade para entrar no mesmo neste casso sera que ela tem direito a insenção pois ela e viuva e pensionista como devo proceder desde já eu agradeço a sua atenção.

    • Olá Alex!

      Em seu caso, você pode comprar o carro com descontos sim, pois as dificuldades de sua mãe impedem que ela dirija normalmente. Se ela não puder dirigir mesmo assim, o veículo pode ser adquirido para que você o dirija, junto com mais dois outros motoristas autorizados. O desconto vai diminuir nesse caso, se a compra for feita ainda nesse ano. A partir de 2013, os descontos serão os mesmos, independentemente da pessoa conduzir o carro ou não.

  • THIAGO

    BOA TARDE!!!!
    MEU AVÔ É DEFICIENTE FÍSICO (TEM UM LADO DO CARPO PARALISADO), MAS A RENDA DELE COMPROVADA É DE UM SALÁRIO MINIMO E TEM MAIS RENDAS NÃO COMPROVADAS. EXISTE ALGUMA POSSIBILIDADE DE EU TIRAR O CARRO PARA ELE OBTENDO O DESCONTO?

    • Bom dia!

      A lei realmente exige uma comprovação de renda, compatível com o valor do carro que a pessoa deseja comprar. Se a renda dele não é suficiente, ele pode ser comprado no nome de outra pessoa, para benefício dele, tendo outros motoristas autorizados a dirigi-lo.

  • cesar

    Bom dia , já tenho cnh comum e dirijo carro comum, mas tenho uma deficiencia nos pés, não conseguindo assim andar por muito tempo a pé , isto é congênito, gostaria de saber se posso comprar carro com estes descontos e se preciso trocar minha cnh ?

    • Bom dia Cesar!

      O processo envolve ter uma indicação na CNH, dizendo que a pessoa está apta a dirigir um carro adaptado ou que tenha sido comprado com esses descontos. Mas isso não implica em tirar uma nova CNH. No caso de quem já tem, essa observação é adicionada apenas. E em seu caso, é quase certo que você tenha esse direito.

  • Welington Borges

    Tem algum problema do Deficiente estar com restrição no CPF mesmo ele podendo comprar o veiculo a vista?

    • Olá Welington!

      A lei diz, sobre esse assunto, que a pessoa precisa apresentar uma "Declaração de Disponibilidade Financeira ou Patrimonial da pessoa portadora de deficiência ou do autista, apresentada diretamente ou por intermédio de seu representante legal, na forma do Anexo II, disponibilidade esta compatível com o valor do veículo a ser adquirido". Ela não cita nada a respeito de restrições, mas é algo que a Receita vai verificar.

  • René

    É revoltante a não inclusão de deficientes auditivos… que lei é essa que exclui o surdo de tudo?

  • leandro

    Meu avô não tem as duas pernas,ele não é habilitado para dirigir. Ele pode comprar um veículo com desconto e indicar um condutor ?

    Leandro

    • Bom dia!

      Seu avô tem esse direito sim Leandro, pois a amputação de membros está na lista. Ele pode comprar um carro com alguns descontos (que vão aumentar a partir de janeiros de 2013) e indicar até três condutores autorizados.

  • marcelo carvalho

    tive poliomelite e fiquei com uma sequela no membro inferior esquerdo CID B91,gostaria de saber se tenho direito a compra um carro com desconto. tenho carteira de livre acesso, passei em um concurso publico como PNE, fui examinado por uma junta médica que constatou minha deficiência.

    • Bom dia Marcelo!

      O fato de ter sido examinado por uma junta médica e ter sua deficiência comprovada, lhe dá esse direito sim!

  • Parabéns pelo blog e muito interessante essas dicas .

  • Cleverson Diotto

    Olá , tdb? Eu ja faço uso desse direito e vou trocar meu carro no começo de 2013. Gostaria de saber se tem alguma previsão de aumento do teto do valor do carro, que hoje é de 70.000,00.Desde ja agradeço a gentileza de quem puder me responder. Abraço a todos…

    • Olá Cleverson!

      Por enquanto não existe uma previsão de aumento, mas existem projetos de lei que o elevariam para 100.000 reais, e um outro projeto que eliminaria esse limite. Infelizmente, eles não tem previsão para virar lei.

    • samanta

      Olá, provavelmente esse valor deve aumentar, o que seria errado pois se um portador de necessidades especiais possui condições de adquirir um carro acima desse valor, ele não necessita do desconto.

  • Luciano

    Bom dia, Tive um acidente onde minha perna direita ficou 04 centímetros menores e com pouco movimento no pé, será que tenho direito a esses benefícios de comprar carro novo ? Obrigado.

    • Boa tarde Luciano!

      Com certeza você tem, pois isso lhe impede de dirigir normalmente, e também pode ser considerado como deficiência física.

  • Paulo Mendonça

    Tenho uma filha de 4 anos que é cadeirante por ter meningomielocele. Gostaria de saber se ela (não condutora) tem direito a isenção de ICMS e IPVA.
    Agradeço,
    Paulo mendonça

    • Sim, Paulo, ela tem. Inclusive, a partir de 2013, os direitos para quem tem os descontos como não-condutores ficarão exatamente iguais aos que são condutores.

  • Robinson

    Boa noite!
    Descobri, aos 6 anos de idade, que não enxergava com o olho direito por conta de um descolamento de retina. Hoje tenho 43 anos e lendo um artigo sobre os benefícios para a compra de um carro novo por deficientes visuais parciais, me veio a dúvida se me encaixo ou não nesta condição. Não enxergo absolutamente nada com o meu olho direito. Como saber se atendo às exigências ou não?

    • Boa tarde Robinson!

      Nesse caso, basta ver o que a lei diz sobre o assunto. Ela dá esse direito para quem "apresenta acuidade visual igual ou menor que 20/200 (tabela de Snellen) no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20°, ou ocorrência simultânea de ambas as situações".

  • Wilson Rodrigues

    Dentro da cidade que não tiver placa de cinalização de estacionamento privativo para deficiente. como devo proceder. Qual Lei ou decreto ou outos publicados pelo departamento de transito.

    • Olá Wilson!

      Normalmente o direito de estacionar nessas vagas é dado a deficientes que tenham uma credencial especial, gratuita, que vale em todo o país. Ela comprova sua situação, e evita que qualquer pessoa estacione ali. Para obtê-la, os procedimentos podem mudar de cidade para cidade. Procure a Prefeitura de seu município para saber mais.

  • tatyanne rocha

    Meu marido tem cardiopatia congenita, ja está no terceiro marcapasso, mas sempre teve veiculo automatico, ele tem direito a isenção para deficientes.

    • Olá Tatyanne!

      O portador de marcapasso é considerado deficiente físico por muitos, mas a lei não diz nada sobre isso. Porém, temos o relato de muitas pessoas nessa condição que conseguiram obter o desconto.

  • JOSE RIBEIRO

    boa tarde, meu nome é JOSE RIBEIRO,resido no municipio de Quiterianopolis-Ce,sou portador de uma deficiencia física na perna esquerda (poliomielite) pretendo comprar um carro novo com descontos, nao tenho abilitaçao e nao sou contribuinte do INSS, como devo fazer para legalizar minha documentaçao? obg….

    • Boa tarde Sr. José!

      A primeira coisa seria obter sua Carteira de Habilitação, de preferência buscando uma auto-escola que esteja preparada para atender pessoas com deficiência. Em relação ao INSS, a lei diz que é necessário ter:

      VII – Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual (DRS-CI), fornecida exclusivamente pelo INSS.

      Para regularizar sua situação, o senhor precisará comprovar que exerceu atividade remunerada durante o período que não recolheu o imposto. Em alguns casos isso pode ser feito de uma vez, mas é necessário ter uma autorização especial, indicando que a pessoa trabalhou como autônomo.

  • Anderson

    Tenho sindrome de impacto, e ja fiz duas cirurgias colocando quatro âncoras de titânio no ombro direito, hoje tenho limitações no braço, e dores ao passar machas, queria saber se tenho direito a habilitacão especial.

    • Olá Anderson!

      Com certeza tem, pois isso lhe possibilitaria dirigir normalmente (tendo um carro adaptado).

  • Rodrigo Ribeiro

    Boa noite meu sogro tem o seguinte laudo: CID (I25.1 + I10 + G45.9) Coronariano (revascularizado); hipertenso + isquemia crebral com sequelas no membro inferior esquerdo. Esse laudo ja esta no formulario fornecido pela Receita Federal. Ele nao 'e habilitado, o caso seria somente isencao do IPI, sera que com esse quadro ele conseguira a isencao?

    • Boa tarde Rodrigo!

      É bom primeiro ter certeza de que ele se enquadraria para ter os descontos como não-condutor. É provável que ele obtenha a isenção sim, mas é preciso atentar para esse ponto antes. A outra opção seria tirar a Habilitação numa auto-escola preparada para atender pessoas com deficiência.

  • sara

    Parabéns por suas explicações…ajudam muito…..queria saber se vc tem ideia do tempo que leva para a Receita Federal liberar a documentação de isenção de IPI, moro em Brasília e aqui dizem que deve levar em torno de 6 meses, fiquei muito irritada e já entrei em contato com a defensoria pública, ja que sem carro não posso trabalhar. será que exite uma forma de diminuir esse tempo absurdo?????

    • Infelizmente não Sara, pois o tempo realmente varia muito. A maioria dos casos leva alguns meses mesmo, mas sua atitude de entrar em contato com a Defensoria já é uma ação que pode diminuir isso.

  • Adiel

    Boa noite,

    Estou a dois anos utilizando o benefício de auxílio-doença, sou operado da lombar e os médicos dizem que não tem mais o que ser feito, a não ser que valha o risco de sequelas maiores. Hoje não consigo dirigir um carro convencional pois, a irradiação esta para a esquerda (diminuição da capacidade da perna esquerda). Será que para meu caso eu tenho esse direito?

    • É muito provável que sim, Adiel. Infelizmente não podemos lhe garantir isso, pois os descontos exigem um laudo médico, indicando o problema da pessoa. Mas suas limitações indicam que você pode entrar com o processo para ter esse desconto sim.

  • Elaine Máximo

    Oi boa noite sou deficiente fisica da perna esuqrda (paralisia infantil) e ja tenho 45 anos gostaria de saber se posso comprar o carro com todos esses descontos para meu filho q não ten nenhuma deficiencia dirigir p mim….

    • Boa tarde Elaine!

      Isso pode ser feito sim, basta seguir o passo a passo que indicamos na matéria. A pessoa com deficiência pode indicar até três condutores para ter o carro com desconto, podendo inclusive trocar esses condutores no futuro. Além disso, essa condição não impede que a senhora também dirija o carro.

      Apenas lembre-se que o desconto, nesse caso, pode ser um pouco menor. A lei que iguala os descontos para condutores e não-condutores foi aprovada recentemente, e ela só entrará em vigor em janeiro de 2013.

  • Cristiano

    Oi tenho uma dúvida os três condutores citados acima somente eles podem dirigir Carro? Minha dúvida é porque minha sogra vai comprar com o desconto e nos paéis tem estes condutores, ai fiquei na dúvida se somente eles podem dirigir o carro.

    • Cristiano, a pessoa também poderá dirigir o veículo, somando no total 4 condutores. Os três que ela indicar também poderão ser substituídos no futuro, se ela desejar.

  • Saulo

    Boa tarde!
    Fiz uma cirurgia na coluna, artrodese lombar, pois tinha 2 hérnias de disco há 5 anos, o que ocasionava muita dor e perda de força e de boa movimentação na perna esquerda. Tô afastado do trabalho e, mesmo após operado, ainda possuo poquissima força na perna esquerda, além de não conseguir esticá-la direito. Necessito de um carro automático.

    Me enquadro nesses descontos para compra de carro 0km automático?

    Parabéns pelo blog e pela postagem.

    • Olá Saulo, obrigado pelos elogios!

      É bem provável que você se enquadre sim, pois sua situação exige um carro adaptado, ou pelo menos com câmbio automático. Mas a certeza só pode ser dada após passar por uma avaliação médica e obter o laudo final.

  • ednéa

    olá, meu esposo fez uma cirurgia de artrodese da coluna lombar,
    onde foi colocado parafuso de titanio para sustentação da mesma,
    ele tem direto a esse benefício?

    • Boa tarde Ednéa!

      O desconto sempre é dado àqueles que não conseguem dirigir um carro normalmente, e que se enquadram como portadores de alguma deficiência física. Infelizmente não podemos lhe garantir que o desconto pode ser obtido, isso só ocorre após o laudo dos médicos.

  • marilene

    marilene olá tenho uma filha que tem deficiencia mental eu sou a mãe dela e a procuradoura queria saber quais as ponsabilidade de comprar um veículo pra ela

    • Olá Marilene!

      A senhora pode entrar com o processo normalmente, como citamos no texto acima, pois tem esse direito!

  • Olá Cristiane!

    Pode sim, pois algumas adaptações foram desenvolvidas especialmente para quem tem essa dificuldade, como:

    Pomo 2 Pontos – para quem tem limitação dos movimentos de preensão (segurar ou agarrar com as mãos). O dispositivo auxilia a apreensão e giro do volante.
    Pomo 3 Pontos – auxilia a apreensão e giro do volante. Destinado às pessoas com limitações nos movimentos de preensão da mão, extensão e flexão do punho.

  • Flavio Quintanilha

    Sou transplantado do figado recente (21/03/12), e durante um bom tempo, antes do transplante, tive edemas nos membros inferiores, com respectivo inchaço nas pernas e pés, que dificultavam inclusivecolocar calçados. Só podia colocar tenis, sem amarrá-los. Tenho relatórios médicos que comprovam minha situação. Tenho direito a adquirir veiculos novos com isenções? Tenho direito a obter a CNH especial? Aguardo notícias.Obrigado.
    Flavio Quintanilha

    • Boa tarde Flavio!

      Você tem esse direito sim, podendo ter um veículo com o acionamento dos pedais no volante, dispensando o uso das pernas para dirigir.

  • thays

    olá, excelente post. Tenho algumas dúvidas: em caso de condutor já habilitado, antes da lesão (amputação dos dedos indicador e médio da mão esquerda), é necessário nova habilitação?
    O motorista dirige carros sem adaptação, mas com alguma dificuldade. O fato de continuar dirigindo pode impedir a concessão do beneficio?
    A amputação dos dedos indicados é compatível com a isenção dos impostos?

    Muito grata!

    • Olá Thays, obrigado pelo elogio!

      A amputação dá direito aos descontos sim, pois inclusive existem adaptações específicas para quem teve esse tipo de acidente. Para a compra de um veículo com desconto, é necessário passar por avaliação médica e depois ela vai determinar se é necessária uma nova habilitação ou não.

      Na maioria dos casos a lei exige apenas que a CNH tenha uma letra especificando o tipo de deficiência do condutor. Como você citou, a dificuldade do condutor em dirigir carros normais, sem adaptações, indica que ele precisa delas.

  • joene

    Bom dia, meu nome é Joene e estou com a seguinte duvida:

    Sou portadora de deficiência física, e tenho os descontos tais como, IPI, IOF,ICMS,IPVA!

    caso eu financie um carro 0 Km ainda terei os mesmos descontos?

    Como funciona Financiamento para deficientes?

    Obrigada!

  • Leandro Bernal Mohr

    Olá. Tenho Paraparésia Espástica Familiar (Sindrome Strumpell-Lorraine) e tenho dificuldade de locomoção mas não tenho dificuldades para guiar e não necessito nenhum tipo de adaptação em um automóvel. Poderia me enquadrar de alguma forma como apto a receber tais descontos ou é necessário que o carro tenha alguma adaptação? Obrigado.

    • Bom dia Leandro!

      Podemos lhe adiantar que o carro não precisa ter alguma adaptação para se enquadrar no desconto, mas a lei exige que o condutor (ou outra pessoa que se beneficie disso) tenha uma condição que lhe impeça de dirigir normalmente.

      No seu caso sugerimos que tente conseguir o laudo médico, comprovando que você está apto a receber o desconto, antes de iniciar o processo em si.

  • marcelo

    sou deficiente fisico gostaria de saber se em consorcio eu tenho desconto e se no caso de de comprar uma moto tamem terei desconto

    • Bom dia!

      A lei diz apenas que o desconto de IPI não se aplica às operações de arrendamento mercantil (leasing), não citando nada sobre consórcio. Mas já lhe adiantamos que ele só vale para veículos, e não para motos.

  • Jackson

    Boa noite. Meu pai foi aposentado por doença grave no coração (infarto agudo miocardio). Quais os descontos que ele tem direito na compra de um carro novo?
    Parabens pela materia!!

    • Bom dia Jackson!

      Obrigado pelo elogio! A lei diz apenas que os portadores de "deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autistas" teriam direito ao desconto na compra de um veículo. Mas vale a pena buscar esse direito mesmo assim. Admitimos que a lei sobre o assunto é muito confusa, tendo alterações quase que semanalmente. Por isso, muitas vezes a pessoa só pode saber se tem esse direito indo diretamente a um prédio da Receita Federal.

  • afranio

    Boa tarde sou def mais preciso saber se posso dirigir uma van para trasporta deficiente em curitiba a lei permite

    • Bom dia!

      As informações que temos é de que a lei não permitia, mas existe um processo para que isso seja alterado no Paraná (feito em 2007). É provável que isso já tenha sido regulamentado, e que agora a pessoa com deficiência também possa exercer atividade remunerada.

  • silva

    Bom dia,Meu nome é Silva

    Tenho uma perna maior que a outra de 14 cm,tenho direito a compra de veiculos com descontos,ja tenho minha CNH B normal,como eu faço pra adquirir uma cnh especial(espero vencer o exame medico) quais seriam as posiveis adaptaçoes no meu caso. desde ja agradeço

    • Bom dia!

      Sua condição com certeza lhe dá o direito de comprar um veículo com desconto, e a CNH especial pode ser obtida em qualquer auto-escola que esteja preparada (tendo veículos próprios para isso).

      Com relação às adaptações, sugerimos o prolongamento de pedais (que pode deixar qualquer um deles mais próximo da pessoa), Embreagem Standart (embreagem automatizada), Embreagem manual a vácuo (a embreagem fica num gatilho no câmbio, eliminando o uso do pedal) e Freio Manual (pode ser acionado pela mão esquerda).

  • Eloah Pereira Vaz

    Boa Tarde, Por favor minha mãe tem deficiência e gostaria de saber qual o a alíquota correta para o desconto, IPI E ICM, pois tem montador que me respondeu email dizendo que é de IPI 13% e ICMS 12%, TEM MONTADORA QUE ME RESPONDEU QUE A ALÍQUOTA MÁXIMA É DE IPI 7%, VOCES PODERIAM ME ESCLARECER?

    • Bom dia Eloah!

      A lei não diz nada sobre a porcentagem, mas o normal é 12%. Vale a pena questionar a montadora que lhe disse ser apenas 7%, já que os modelos sem essa cobrança (como acontecia alguns meses atrás) acabavam tendo um desconto maior do que isso.

  • clayton

    clayton gostaria de compra um carro qual e o meu desconto, o carro que eu quero e um fiat way completo quanto vou pagar nele obrigado.

    • Olá Clayton!

      O desconto varia, de acordo com alguns fatores.

      Para deficientes condutores: IPI – IOF – ICMS – IPVA (carro novo) e IOF – IPVA (carro usado).
      Para deficientes não-condutores: IPI e IPVA (carro novo) e IPVA (carro usado).

  • mari

    Oi! nasci com luxação no quadril fiz uma cirurgia quanto tinha dois anos de idade, hoje sofro com dores nas pernas as vezes ela encurta e tenho de fazer fisioterapia sera que tenho direito a desconto na compra de um carro, pois preciso para me deslocar para fazer fisioterapia?

    • Olá Mari!

      Você tem esse direito sim, pois isso lhe impossibilita de dirigir normalmente. Existem inclusive algumas adaptações próprias para quem tem encurtamento dos membros inferiores.

  • Paulo Rocha

    Parabéns pelo post. Poderia me tirar uma dúvida?
    Dirijo há 25 anos pela cidade de São Paulo, a trabalho, mas de uns anos pra cá, comecei a sentir muitas dores nas costas e acabei precisando de uma cirurgia na coluna cervical, com implantação de placa e pinos. O médico disse que vou conseguir dirijir de novo, mas devo reduzir a carga de trabalho para as dores nao retornarem. Precisarei de um carro automatico e direção hidraulica ou eletrica, mas sem nenhuma modificação extra. Tenho direito a esse desconto?

    • Olá Paulo, obrigado pelo elogio!

      É provável que o senhor tenha esse direito sim, pois as dores impediriam que seu trabalho fosse realizado normalmente. A lei Nº 8.989, de 24 de Fevereiro de 1995, no Art. 1º, no § 1º, diz:

      Para a concessão do benefício previsto no art. 1o é considerada também pessoa portadora de deficiência física aquela que apresenta alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.

      Sugerimos ao senhor que entre com o processo para ter esse desconto, conforme citamos na matéria, apresentando um laudo médico que comprove suas condições.

  • fabiano

    Boa tarde; sofri um acindente em 18/01/91 tive fratura exposta do femur direito; onde foi colocado uma placa de 36 cm com 18 parafusos que carrego ate hj. tbem tive fratura no joelho direito por isso minha perna direita alem disso foi retirado da bacia uma parte do osso pra fazer um incherto. gostaria de saber se tenho direito da compra de um veiculo

    • Bom dia Fabiano!

      Assim como citamos no comentário do Paulo Rocha, para ter o desconto a pessoa precisa apresentar uma condição que impeça a condução normal de um carro, obrigando-a a dirigir um veículo adaptado. Se esse for seu caso, você poderá ter os descontos.

      Uma análise caso a caso só poderia ser feita pelo médico do Detran.

  • Ronivaldo

    sou defiente fisico, paralisia enfantil na perna direita tenho desconto em financiado?

    • Bom dia Ronivaldo!

      Você tem esse direito sim. Em relação ao financiamento, a lei permite, dando o desconto do IPI.

  • Vagner

    Boa tarde.Meu pai tem Mau de parkinson e eu gostaria de saber em que categoria ele se enquadra para a aquisição de um carro novo. Qual o desconto a que ele tem direito e qual o valor máximo do carro que pode adquirir? Aguardo retorno, obrigado.

    • Boa tarde Vagner!

      A doença de Parkinson dá direito à compra de carro com desconto. Nesse caso, o desconto segue a mesma linha de deficiências físicas ou mentais, dando ao CONDUTOR o desconto de IPI – IOF – ICMS – IPVA (carro novo) e IOF – IPVA (carro usado). No caso de quem comprá-lo, mas não for o condutor, o desconto é referente apenas a IPI e IPVA (para carros novos) ou apenas IPVA (carros usados).

  • THIAGO

    Meu Filho tem uma deficiência e foi indeferido o IOF pedido dele , por que?

    • Bom dia!

      No caso de menores, o responsável pode obter apenas o desconto do IPI. Note o que a lei diz (e veja como não há citação desse desconto para menores de 18 anos):

      Informações Gerais IOF

      São isentas do IOF as operações financeiras para aquisição de automóveis de passageiros de fabricação nacional de até 127 HP de potência bruta para pessoas portadoras de deficiência física, atestada pelo Departamento de Trânsito do Estado onde residirem em caráter permanente, cujo laudo de perícia médica especifique;

      a) o tipo de defeito físico e a total incapacidade do requerente para dirigir automóveis convencionais;

      b) a habilitação do requerente para dirigir veículo com adaptações especiais, descritas no referido laudo;

      A Isenção do IOF poderá ser utilizada uma única vez.

  • Rui Santos

    Fiz todos os procedimentos para obtenção da CNH, o teste final foi no dia 20/07/2011 e até a presente data o DETRAN do Pará não entregou a minha CNH, como posso proceder, já protocolei vários requerimentos e não obtenho resposta.

    O DETRAN/PA alega que o processo foi vencido (passou de 01 ano), ocorre que na data que fiz o teste final com a Junta Especial de Trânsito o processo ainda estava dentro da período exigido pelo DENATRAN.

    Sinceramente, não sei mais o que fazer.

    • Bom dia Rui

      O que o senhor precisa ver é a data de início do processo. Se o exame final foi feito dentro do prazo estipulado, a demora na entrega da CNH não foi uma falha do senhor, e sim um atraso do Detran. Sugerimos que o senhor procure a Receita Federal e informe que havia entrado com o processo para a compra de veículo para deficientes, e que o prazo foi respeitado pelo senhor, mas não foi cumprido posteriormente.

      Caso o senhor não faça isso, correrá o risco de perder todo o processo inicial, e ter de iniciá-lo novamente.

  • Marcos

    Gostaria de saber sou deficiente fisico e meu carro foi roubado e tenho 1 ano que estava com ele, tenho direito de pegar outro carro com os mesmo descontos ou tenho que espera 3 anos pra pode pegar outro carro?

    • Bom dia Marcos!

      A lei deixa claro o que ocorre nesse caso, quando o veículo TEM SEGURO:

      Não se considera mudança de destinação a tomada do veículo pela seguradora, quando ocorrido o pagamento de indenização em decorrência de furto ou roubo, o veículo furtado ou roubado for posteriormente encontrado;
      Considera-se mudança de destinação se, no caso do item anterior, ocorrer:

      a) a integração do veículo ao patrimônio da seguradora; ou
      b) sua transferência a terceiros que não preencham os requisitos previstos na legislação, necessários ao reconhecimento do benefício;
      OBS.: 1) A mudança de destinação antes de decorridos três anos,contados da aquisição pelo beneficiário,somente poderá ser feita com prévia autorização da SRF, em que será exigido o pagamento do tributo dispensado, acrescido dos encargos.
      2) Considera-se data de aquisição a da emissão da Nota Fiscal de venda ao beneficiário, pelo distribuidor autorizado.

  • Nil

    Tenho LER ( Lesão por esforços repetitivos) fui afastada algumas vezes do trabalho devido a muita dor, inclusive faço tratamento de fisioterapia e tenho vários laudos médicos comprovando a minha doença, será que tenho direito a esses descontos?

    • Bom dia!

      A LER não está especificada dentro da lei, mas é bom lembrar que ali não existe uma lista completa do que poderia se enquadrar nesse benefício. É provável que ela lhe dê esse direito sim, mas isso vai depender muito de seu grau e do laudo médico feito pelo Detran.

  • sergio

    porque nao consigo saber precos de carros adaptados?

    • Boa tarde Sérgio!

      Para saber os preços é fácil, pois você tem duas opções:

      1. Pode olhar o valor de carros JÁ adaptados em sites de compra e venda especializados nisso, como WebMotors e outros.

      2. Pode entrar em contato com empresas que fazem as adaptações, e obter uma lista de preços em relação ao que você precisa.

  • Jota

    Portadores de visão monocular tem direito?

    • Bom dia!

      Sim, eles tem direito, tanto na compra de carros para deficientes como em outros benefícios concedidos a pessoas com deficiência. É considerada uma pessoa deficiente aquela que apresenta "toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano".

  • fernando luiz de oliveira

    bom dia!

    gostaria de saber se o laudo pericial,laudo medico e a certidão tem validade? qual o prazo? e no caso de eu perder eles tenho q fazer tudo novamente? obrigado

    fernando luiz

    • Bom dia Fernando!

      Depois de realizar todo o processo, esses documentos deverão ser utilizados no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias, contados de sua emissão. Após esse período, deverá ser feito um novo pedido, o que inclui realizar novos exames e emitir novos laudos.

  • Jessé Falcão

    Boa Noite, Parabéns pelas noticias…Gostaria de saber se pode comprar mais de um veiculo,ou se tem limite de apenas um? Grato

    • Bom dia Jessé!

      Não existe um limite de quantos carros a pessoa pode comprar, ela precisa apenas respeitar um certo tempo entre as aquisições. Note o que a lei diz:

      "O direito à aquisição com o benefício da isenção poderá ser exercido apenas uma vez a cada dois anos, sem limite do número de aquisições…tendo como termo inicial a data de emissão da Nota Fiscal da aquisição anterior."

  • jorge

    bom dia meu nome e jorge rodrigues, sou aposentado com um salario minimo, com este salario posso requerer desconto na compra do carro?

    • Bom dia Sr. Jorge!

      A lei diz que a pessoa precisa comprovar renda, e esta deve ser compatível com o valor do veículo a ser adquirido. Não há nenhum tipo de tabela ou valores específicos para cada faixa salarial, mas o site da Receita Federal contém os links dos formulários que devem ser preenchidos nesse sentido. Veja no link abaixo:
      http://www.receita.fazenda.gov.br/guiacontribuint

  • helvecio

    oi tnho um filho deficiente fisico(cadeirante),gostaria de saber se ele tem direito a descont na compra de um carro, eu sendo o condutor e se o carro pode ser usado tbem ou soment zero?Caso tnha o direito a um usado qual o procedimento?

    • Olá Helvecio!

      Seu filho tem esse direito sim, e a compra pode ser feita no nome de um responsável, em benefício dele. O carro pode ser usado ou zero km, sendo que o procedimento é praticamente o mesmo nas duas situações. Veja o passo a passo em nossa matéria, e não esqueça de ter todos os formulários preenchidos para dar entrada no processo, conforme disponibilizados no site da Receita Federal.

  • Tamara Cristina

    Tenho um filho Especial, e quiria saber se com o desconto do IPI, posso financiar? Por que, não e o deficiente fisico quem vai dirigir.

    • Bom dia Tamara

      A lei diz apenas que "a isenção do IPI não se aplica às operações de arrendamento mercantil (leasing)", que é um tipo de financiamento onde a pessoa pode exercer o direito de compra depois de um tempo estabelecido em contrato.

  • claudete

    para comprar um carro para deficiente no valor de 25. mil reais quanto tenho de desconto

    • Olá Claudete

      Isso depende do tipo de desconto que será dado, se o carro é usado ou zero km e as vezes do estado onde a pessoa mora.

  • mauro

    olá, bom dia!!!! quero parabenizar pelo ótimo trabalho sobre informações prestadas neste endereço eletrônico.

    Minha pergunta é se eu, motorista deficiente, posso dar meu carro para outrem com minha permissão? ou será que meste caso existe algum documento para que este possa dirigir meu veículo? esta pergunta é no sentido de uma pequena viajem ou emprestar o carro. Desde já agradeço pela atenção.

    • Olá Mauro!

      Agradecemos pelos elogios! Existe sim essa possibilidade, mas apenas em casos onde a pessoa com deficiência não é o condutor. A única exigência da lei seria preencher um documento onde estarão as informações de até 3 pessoas autorizadas a dirigir o veículo. Veja o que diz a lei:

      IV – Caso a pessoa portadora de deficiência ou o autista, beneficiário da isenção, não seja o condutor do veículo, por qualquer motivo, o veículo deverá ser dirigido por condutor autorizado pelo requerente, conforme identificação constante do Anexo VIII, podendo ser indicados até 3 (três) condutores autorizados, sendo permitida a substituição destes, desde que o beneficiário da isenção, diretamente ou por intermédio de seu representante legal, informe esse fato à autoridade responsável pela análise do pedido de isenção, apresentando, na oportunidade, novo Anexo VIII com a indicação de outro(s) condutor(es) autorizado(s) em substituição àquele (s). Neste caso deve ser apresentada cópia da CNH de todos os condutores autorizados.

  • Henryzito

    Meus parabéns!!!! O post está completissímo. Grande serviço!

  • ronaldo

    gostaria d saber c e obrigatorio fazer a cnh na auto escola ou posso fazer no carro que eu comprar obrigado.

    • Bom dia Ronaldo!

      A lei diz que precisa ser feito na auto-escola, em veículo adaptado e apropriado à deficiência da pessoa. Infelizmente, isso raramente acontece, pois são poucas as auto-escolas preparadas para atender pessoas com deficiência.

  • tais

    verdade

  • Pedro

    Olá! Minha mãe tem deficiência em um dos olhos ( visão mono-ocular), na compra de um veículo zero no nome dela qual o percentual de desconto e quais os itens específicos são descontados? e na compra de um usado? OBS: o veículo é no nome dela! obrigado desde já!

    • Bom dia Pedro!

      No caso de quem vai comprar o carro em seu nome, os descontos são os seguintes: IPI – IOF – ICMS – IPVA (carro novo) e IOF – IPVA (carro usado). O percentual pode variar um pouco dependendo do estado em que a pessoa mora.

      Mas se vocês conseguirem comprar o carro no nome de terceiros, lembre-se que os descontos mudam!

  • wallace

    e eu que perdi um dedo da mão direita e o movimento de outro,tenho direito??

    • Olá Wallace!

      É provável que sim, se isso lhe impedir de dirigir normalmente. No exame feito (para emissão do laudo do Detran) o médico deverá notar que isso poderia lhe atrapalhar de segurar corretamente o volante, trocar a marcha ou algo assim.

  • Luciana

    Meu nome é Luciana tenho uma irmã deficiente visual , ela tem problema renal , é transplantada e voltou a fazer emodialise 3 vezes por semana , não temos carro e dependemos de favores ou táxi para levar ela na clinica , gostaria de saber se a cota é valida para ela , sendo que como exemplo eu seria a motorista? Fico no aguardo.

    • Bom dia Luciana

      É difícil afirmar se ela teria ou não esse direito. O argumento de que ela precisa fazer hemodiálise 3 vezes por semana é muito forte, pois isso realmente exige um veículo. A única questão é em relação à sua deficiência visual. Se ela se encaixar no que a lei diz, com certeza vocês poderão ter esse desconto. Mas infelizmente isso só pode ser realmente analisado pelos médicos que farão o laudo do Detran.

  • juliano

    ola meu nome é juliano sou defifisico sofri um acidente no trabalho e perdi 70 pocento da mão direita eu queria saber se aporcentage de desconto é so para carro novo ou serve para semi novo ou usado e se o pagamento do carro é avista ou pode ser financiado pela pesoa portadora de defisiencia que conprove renda

    • Boa tarde juliano!

      No caso de deficiente condutor, os descontos são os seguintes: IPI – IOF – ICMS – IPVA (carro novo) e IOF – IPVA (carro usado). Você pode fazer o pagamento a vista ou financiar (parte do valor ou o valor total).

  • Fatima

    Temos apenas um carro com cambio mecanico e estamos comprando com isenção total e cambio automatico devido as minhas restrições (def. condutor), portanto gostaria de saber se meu marido poderá dirigir este carro ou não?

    Grata.

    • Boa tarde Fátima!

      Quem compra um carro nessas condições pode autorizar outros condutores sim, mas isso precisa ser feito da maneira correta. A lei diz que é preciso preencher um formulário autorizando isso, e explicando os motivos para que outros além do deficiente possa dirigi-lo.

      Mas fique tranquila que a lei permite isso sim.

  • mauro

    olá, sou deficiente, ñ tenho o pé esquerdo por conte de um acidente, uso prótese e dirijo normalmente e quero saber se tenho direito a esse desconto para comprar um carro sem adaptações?

    • Olá Mauro!

      Você pode fazer isso sim, pois as adaptações não são obrigatórias, mas opcionais.

    • Bruno

      Errada a resposta do Carros Blog. Vc tem sim que ter alguma adaptação. No seu caso um simples cambio automático justifica a necessidade, ou adaptar em automovel com cambio mecanico em empresa especializada, uma adaptaçãoque pode ser feita com uyma alavanca de acionamento da embreagem na mão ou por modelos mais modernos instalado no cambio sensivel ao toque. Aconselho um cambio automatico. Caso a adaptação não seja de fabrica (cambio automatico), terá um prazo (30 dias eu acho) para apresentar um laudo padrão da instalação da adaptação na receita federal, caso contrario a receita federal, cobrará todos os impostos concedidos por beneficio.

      • Caro Bruno

        Algumas vezes já dissemos aqui que o desconto precisa estar ligado a alguma adaptação. Mas isso não está correto. Você citou o câmbio automático como uma justificativa, mas isso também está errado. Afinal, existem carros que são automáticos de fábrica, tornando desnecessária qualquer adaptação. Se a pessoa só precisa disso para dirigir, ela vai comprar o carro automático e deixá-lo como está, sem fazer qualquer adaptação.

        Outro ponto: o objetivo da lei de descontos para deficientes é a inclusão social, e não “ajudá-lo” a pagar por adaptações. Note o que citou o Desembargador Henrique Nelson Calandra, no julgamento da Apelação Cível nª 990.10.237791: “O objetivo do benefício fiscal é a inclusão da pessoa com deficiência, garantindo-lhe a sua dignidade, cidadania e liberdade de ir e vir. A isenção do imposto não visa a compensar eventual ônus na adaptação do veículo adquirido.” Isso deixa claro que pessoas podem conseguir o desconto para ter o mesmo direito que todos os outros, sem a exigência de alguma adaptação.

        Terceiro ponto: a lei permite que pessoas SEM CONDIÇÕES DE DIRIGIR também tenham descontos, autorizando terceiros a dirigir por ela. Ou seja, o carro pode ser comprado com os descontos, mas não precisa de nenhuma adaptação, nem precisa ser dirigido por uma pessoa com deficiência. O objetivo nesse caso seria apenas beneficiá-lo, sem que ela esteja atrás do volante o tempo todo.

        Esperamos que isso esclareça o assunto, que realmente é difícil de ser entendido com as leis confusas do Brasil.

  • OSNI

    CARRO PARA DEFICIENTE PODE SER FINANCIADO? COMO FAZER?

    • Boa tarde!

      A compra pode ser feita normalmente depois de comprovação da deficiência, portanto o financiamento é permitido sim!

  • cintia marta

    Meu filho tem 20 anos e sofreu um atropelamento, tendo a perda total da visão do olho direito, ele inclusive teve direito a um seguro dpvat referente a lesão permanente e hoje trabalha em um hospital onde entrou como cota para deficiente. Gostaria de saber se ele tem direito a algum desconto, qual seria o percentual deste desconto?

    • Boa tarde Cíntia!

      No caso da deficiência visual, a lei diz que ela precisa ser igual ou menor que 20/200 no melhor olho ou campo visual inferior a 20°, de acordo com a tabela de Snellen. No caso do seu filho, o desconto vai variar de acordo com a possibilidade que ele tiver de dirigir (relatada em laudo médico). Para deficientes não-condutores, o desconto cai em relação a quem pode dirigir.

  • onorata

    perdi a mao direita em ascidente na agricultura nao posuo carteira cnh; tenho direito desconto na compra de carro novo ?e qual desconto para nao -condutopois quem dirige e o meu marido ou minha filha

    • Bom dia!

      O desconto é para quem não tem condições de dirigir, e precisa do veículo para tratamento médico ou outros assuntos necessários. Para quem não é condutor, o desconto gira em torno de 12%, referente ao IPI e IPVA (para carros novos) ou apenas IPVA (carros usados).

  • Lucilene

    Olá, tenho chn para carro normal, mas ao tentar dirigir tenho que por assento p suspender o banco, daí nao alcanso os pedais, tenho 1,48m de altura, e gostaria de saber se tenho direito a redução de imposto na compra de um carro com pedais adaptados? onde encontro embasamento legal para esse direito?
    um abraço, Lucilene

    • Olá Lucilene!

      O desconto pode ser dado no seu caso, pois você precisa de uma adaptação para dirigir normalmente. O processo já ficou mais fácil por você ter sua CNH. O que precisa fazer agora é seguir os passos descritos acima, em nossa matéria, começando por ter um laudo médico que comprove sua dificuldade, e depois levá-lo à Receita Federal.

  • ANDRE NOVAES

    sofri um acidente anos atras,e como sequela fiquei sem os movimentos da mão direita e atrofia do membro superior direito,não mecho o dedão da mão direita,e apos cirurgias recuperei parcialmente o movimento dos outros dedos,mas com limitações,na ultima renovação de cnh o medico da clinica tercerizada do detram pediu um laudo de um ortopedista particular para liberar a cnh,o qual ele disse que anexaria ao meu prontuario para não ter problemas com futuras renovaçoes,mas não veio nenhuma obs em minha cnh.perdi a função dos musculos flexor e extessor dos dedos.TENHO DIREITO,ONDE FAZER O LAUDO PARA QUE VENHA A OBS NA CNH.

    • Bom dia André

      Sua situação lhe dá esse direito, pois você perdeu os movimentos normais de sua mão, por exemplo. Mas o fato do médico não ter colocado nenhuma observação em sua CNH é interessante. Sugerimos que você entre com o processo normal para a compra de carro com desconto, pois talvez outro médico coloque essa observação em sua carteira.

  • MARIA

    OLA , MEU ESPOSO ESTA COM 77 ANOS E GRAVES PROBLEMAS DE COLUNA GOSTARIA DE SABER SE ELE TEM DIREITO AO DESCONTO , OBRIGADA.

    • Olá Maria!

      A pessoa tem esse direito quando não tem mais condições de dirigir um carro convencional, precisando fazer ajustes nele. Por isso o governo dá esse desconto. No caso de quem precisa do desconto e não vai ser o condutor, a exigência é que ele precise de locomoção constante, para fazer tratamentos de saúde ou algo assim.

  • Leonardo.T.D

    Eu tenho o 2 e 3 dedos da mão direita amputados em acidetes um trabalho, tem direito isensao de ipi na compra de carro zero?

    • Leonardo, bom dia!

      É provável que sim, pois existem inclusive algumas adaptações específicas para quem teve dedos amputados.

  • ana

    oi,meu nome é ana paula,em 2004 sofri um acidente de moto foi fratura exposta,fiquei com sequelas deformidade na perna direita e encurtamento da mesma de 2cm a pergunta é posso mim encaixar nos descontos,e eu ja tenho habilitação AB tenho que tirar novamente,tenho uma carteirinha de deficiente fisico que é só da cidade em que moro pra da direito a nao pegar filaa e eventos culturais na cidade,aguardo resposta.

    • Olá Ana!

      É bem provável que você tenha esse desconto, pois não tem condições de dirigir normalmente, ou como fazia antes.

  • yara santana

    meu nome é YARA,meu filho é deficiente motor e tbm deficiente mental,portanto se encaixa no direito…ele depende de mim para tudo porisso preciso de uma conduçao para locomoçao dele…no caso eu vou dirigir…sou sua tutora legal….quais são os descontos reais que ele tem???????????tenho que procurar um advogado para conseguir toda essa documentaçao?????

    • Olá Yara!

      Não é necessário ter um advogado, mas se você achar que será melhor, também não existe nenhum impedimento. Em seu caso, os descontos são referentes à pessoa com deficiência que não é a condutora do veículo. Eles incluem descontos do IPI e IPVA (para compra de carros novos) ou apenas IPVA (compra de carro usado).

  • George Guirelli

    Eu fiquei com uma sequela depois da retirada de um menigeoma, quais os documentos e o que preciso fazer para conseguir esses benef'icios.

    • George, a primeira coisa é obter um laudo médico, dado pelo profissional do Detran, dizendo que você está apto a ter esse desconto. Depois, você deve se dirigir à Receita, onde conseguirá os formulários e mais informações sobre isso.

  • JOSE H. DE MORAES

    Na renovaçao da CNH. o medico do DETRAN, colocou na minha CNH, – apto Ap. DEF. FIsico, Vedada atividade remunerada, (amputei 2/3 do dedo indicador mão esquerda), gostaria de saber se tenho direito a isenção.

    • Olá José!

      Sim, pois o que o médico do Detran colocou é como se fosse o laudo dele dando a você esse direito. O que o senhor precisa fazer agora é seguir os outros passos para conseguir o desconto, começando por ir à Receita Federal.

      • JOSE H. DE MORAES

        olá. compareci ao fisco da receita federal e me informaram que eu precissava do laudo médico, me diriji à clinica especializada e a atendente me informou que a minha deficiencia era minima, portanto, não poderia emitir o laudo, devo desistir. Desde já agradeço atenção. abraços.

        • Olá José

          Realmente, algumas situações não lhe dão direito de ter o desconto, mas você precisa ter certeza de que esse é o seu caso antes de desistir. As deficiência que lhe dariam esse direito são aquelas que lhe impedem de dirigir normalmente, como as alistadas acima na matéria.

          Abraço

  • HAMILTON FOGLIATTO

    OLA , TIVE AVC E SOU PORTADOR DE CARDIOPATIA ESQUEMICA GRAVE COM ESTENT EM ALGUMAS CORONARIAS,, TENHO DEFICIENCIA DE PERCA DE FORÇA NOS MEMBROS DO LADO ESQUERDO,, E PROIBIDO DE FAZER ESFORÇO POR CAUSA DO PROBLEMA DO CORAÇAO ,,,,,,,, TENHO CARTEIRA DE MOTORISTA NORMAL,,,, TERIA DIREITO A COMPRA DE UM CARRO COM DIRESSAO IDRAULICA E VIDROS ELETRICOS??? COM OS DESCONTOS E INSENSAO DE IPVA????????

    • Olá HAMILTON

      Você tem esse direito sim, sendo que a isenção é referente a IPI – IOF – ICMS – IPVA (carro novo) e IOF – IPVA (carro usado). Isso se você for o condutor nos documentos. É provável que nesse processo você obtenha a carteira com algum código de restrição, que mostra o motivo que cada um tem para ter o carro com desconto.

    • HAMILTON

      MUITO OBRIGADO PELA RESPOSTA ESCLARECEDORA ,,,,,,,,,,,,,,,GRANDE ABRAÇO

  • Eduardo Cabulon

    Boa Tarde,
    Sofri um acidente anos atrás e tenho pinos e diferença no tamanho das pernas,
    gostaria de saber se tenho o direito de desconto e se tiver como faço para adquirir esse desconto,
    Grato,
    Eduardo.

    • Eduardo, o desconto é dado para pessoas que não podem dirigir normalmente (numa definição mais simples). Se esse for seu caso, você tem sim. O processo é como esclarecemos no texto, lembrando que é essencial ter um laudo médico para seguir para os próximos passos.

  • tenho deficiencia visual no olho direito de 90%,quais os descontos que tenho, posso comprar carro com motor 1.8 ou 2.0.

    • Boa tarde Vagner!

      No caso do deficiente visual, mental ou autista, o desconto é o mesmo: de IPI e IPVA (carros novos) ou apenas IPVA (carro usado). Ao buscar o desconto referente ao IPI, o carro precisa ser de passageiros ou de uso misto (transporte de passageiros e cargas), de fabricação nacional e com valor máximo de 70.000 reais. Essas são as únicas limitações.

  • Ana Saleme

    Não consigo aceitar o fato do deficiente auditivo ser discriminado tb neste caso, de não ter direito aos descontos.
    Digo tb, pois na maioria das vezes não existem legendas para eles, o que dificulta o deficiente que é oralizado e não usa libras.

    • Jennifer

      A única situação em que é necessário a audição no trânsito, é quando o policial agente de trânsito usa o apito para advertir o condutor; mas é possível contratar um bom advogado e entrar com uma ação judicial (se tu realmente necessita de um carro para se deslocar).

      • Jennifer, você tem razão, mas existem outras situações que exigem esse sentido. Uma freada brusca, uma buzina ou outros sons podem alertar o motorista quando uma situação de perigo é iminente.

  • rones

    SAUDAÇOES…
    TENHO SIDO TRATADO, AO MEU VER, COMO PORTADOR DE DEFICIENCIA FISICA PELO DETRAN PR A VARIOS ANOS POIS TENHO QUE RENOVAR MINHA CNH (AB) A CADA 2 ANOS. EM UMA DESSAS RENOVACOES VEIO A OBSERVACAO MONOCULAR, QUE AGORA PASSOU A SER 'X' . APESAR DE TER UMA VIDA ATIVA POSSUO PARESIA OCULAR NO OLHO QUE MELHOR ENXERGO (PODENDO SUBTENDER SE MONOPARESIA QUE ESTA RELACIONADA NO TOPO DA PAGINA) SERA QUE TENHO DIREITO A ISENÇAO DE IMPOSTOS. ABÇS…

    • Olá rones!

      Com base nessa renovação a cada 2 anos, é muito provável que você tenha o desconto sim. Vale lembrar que no caso de deficiência visual, ela precisa ser igual ou menor que 20/200 no melhor olho ou campo visual inferior a 20°, de acordo com a tabela de Snellen, conforme citamos no texto.

  • Alessandra

    Boa tarde, meu nome é Alessandra e sou deficiente auditiva, perda moderada/severa gostaria de saber se posso comprar um carro com desconto.

    • Alessandra

      Ok, aguardo a resposta.

      Grata

    • No momento ainda não Alessandra, infelizmente. Existe um Projeto de Lei que daria esse desconto também aos deficientes auditivos, mas ele ainda não foi votado.

  • lucas rodrigues

    Bom dia, meu pai teve q fazer uma cirurgia no fêmur lado esquerdo, pois o mesmo teve q colocar uma prótese de titanio na cabeça do osso por motivo de dirigir, pelo fato de aperto escessivo do pedal de embreagem, e por isso agora ele nao pode mais dirigir carros manuais, e sim só com cambios automaticos, pelo fato dessa cirugia ele consegue desconto pela "deficiencia" ?

    • Lucas, o desconto é dado àqueles que não podem dirigir normalmente, e por isso precisam do desconto para depois adaptar o veículo às suas necessidades. Cada caso específico é tratado por um médico, que vai lhe dar (ou não) essa permissão. Mas se seu pai não pode mais dirigir carros manuais, provavelmente tem esse direito ao desconto.

  • Emerson Torno

    perdi uma das pernas isto me da direito ao desconto?

    • Sim Emerson, pois isso lhe impede de dirigir normalmente.

  • jose gomes simão

    eu era caminhoneiro e sofri um aciidente .fiquei paraplegico .me aponsetei e o inss mandou eu entregar a carteira de habilitaçao ao detran .agora se eu comprar um carro adaptado tenho que tirar carta novamente .quem souber mande.me um recado.

    • José, para que o senhor possa dirigir um carro adaptado, a lei exige uma CNH com essa observação (cada tipo de deficiência tem uma letra específica). Mas em relação a tirar sua CNH, não será preciso fazer isso novamente. O que precisa ser visto é o motivo da devolução da carteira, pois talvez ela tenha sido apenas suspensa.

  • jose wilkens

    Tenho um filho que tem a síndrome Marinesco Sjogren e como sintomas desta síndrome catarata congenita e atraso no desenvolvimento. disse-me o médico que tenho direito a isenção de impostos na compra de automóvel. Por favor, mande-me no email josewilkens@hotmail.com as informações de que impostos terei isenção (moro no Ceará) e de como realizar esta compra e ainda se existe algum carro de seis a sete lugares que pode ser enquadrado nesta isenção de imposto.

    obrigado

    • Olá jose, boa tarde!

      Vamos colocar as informações aqui também para o benefício de todos (lhe mandamos email também). Em relação às suas dúvidas:

      1 – É muito provável que seu filho tenha o desconto, principalmente pela catarata congênita e pelos problemas que podem ocorrer no futuro. Temos conhecimento limitado dessa rara doença, mas realmente acreditamos que ela possa dar direito a esse desconto.

      2 – Como o carro será comprado para deficiente não-condutor, os descontos envolvem IPI e IPVA (no caso de carros novos) ou apenas IPVA (carros usados). A compra deve ser feita com os seguintes documentos:

      – Cópia do RG e CPF.
      – Comprovante de residência em nome do responsável (nunca em nome de terceiros)
      – Isenção do IPI (fornecido pelo Médico)
      – Laudo Médico (fornecido pela Receita Federal e Posto Fiscal, é necessário que tenha as 2 autorizações)

      O senhor deve ter um laudo médico e se dirigir à Receita Federal para obter mais informações e os formulários necessários, que devem ser preenchidos e levados de volta para lá. Depois, com todos os documentos, deve procurar uma concessionária.

      3 – Em relação aos modelos com mais lugares, existem várias opções com SEIS ou SETE lugares, como KIA CARENS, FIAT DOBLÒ, RENAULT KANGOO, CITROËN GRAND PICASSO, RENAULT GRAND SCÉNIC e CHEVROLET ZAFIRA. Este último tem versões entre R$ 50 mil e R$ 70 mil, se enquadrando no preço especificado por lei (máximo de 70.000 reais).

      Esperamos que essas informações o ajudem.

  • claudiane

    claudiane montes claros mg 14:45
    PORQUE QUE VCS FALAM QUE O NÃO CONDUTOR SO E INSENTO DO IPI E DO ICMS? POIS ALEI 10.849 28/12/1992, FOI MODIFICADA PELA LEI 12.513 DE 29/12/2003,QUE INSENTA DO IPVA OS NAO -CONDUTORES. AGUARDO A RESPOSTRA DESDE JÁ AGRADEÇO!!!!!!!!!!

    • Boa tarde Claudiane!

      Em sua pergunta anterior, sua dúvida era em relação ao IPI, não em relação ao IPVA, por isso nem o citamos. Para resumir, podemos colocar da seguinte forma:

      Deficiente físico condutor: isento de IPI – IOF – ICMS – IPVA (carro novo) e IOF – IPVA (carro usado)
      Deficiente físico não-condutor: IPI – IPVA (carros novos) e IPVA (carro usado)
      Deficiente visual, mental ou autista: IPI – IPVA (carros novos) e IPVA (carro usado)

      Com relação aos descontos serem maiores para quem é condutor, como você citou anteriormente, realmente não temos informação a respeito. Talvez na Receita Federal eles possam lhe informar.

  • nico

    oi, eu tive 2 quedas, e desloquei meus dois ombros, e a unica solução era fazer cirurgia, fiz agora no ombro direito e mais pra frente farei no esquerdo, o medico disse que um dia vai voltar ao normal, mas pelo fato de ter feito essa cirurgia não consigo mais dirigir, sera que conseguiria esse desconto? obrigado!

    • Nico, acreditamos que sim. Mas lembre-se que você passará por uma avaliação médica para receber o desconto, e ali o médico pode lhe perguntar a respeito disso. Se o problema não é permanente, talvez não lhe seja concedido o direito ao desconto. Mas vale a pena tentar, principalmente se você alegar que precisa dirigir no momento para trabalho ou algo parecido.

  • marcio

    tenho sequelado olho direito de neurite óptica e também sou debido de vitamina b12 tenho que repor todo més,engetavel ,quero saber se tenho desconto no carro novo

    • Olá Márcio

      É provável que sim, se isso lhe impedir de dirigir normalmente. No caso dos problemas de visão, o desconto é obtido quando a deficiência é igual ou menor que 20/200 no melhor olho ou campo visual inferior a 20°, de acordo com a tabela de Snellen.

  • fabio santos

    minha mae teve cancer ela tem direito ao desconto

    • Bom dia Fábio!

      O desconto é destinado àqueles que não podem dirigir normalmente. Se esse for o caso, ela tem direito ao desconto!

  • marcelo

    Ola, sou ppd, e preciso de um carro com cambio automatico, porem as versões de carros 0km com este cambio são em torno de 10.000,00 mais caras que os carros com cambio manual, eu posso comprar um carro com cambio manual e fazer a adaptação posteriormente ? sem perder o beneficio da isenção dos impostos ?

    • Olá Marcelo!

      O objetivo de ter esse desconto é exatamente na hora de adaptar o carro, o que vai gerar um custo médio ou alto para o deficiente. O que você precisa fazer é pesquisar antes quanto custará essa alteração, pois talvez seja melhor comprar o carro automático de fábrica. Leve em conta também a qualidade do serviço. Existem muitas empresas sérias nesse ramo, mas algo feito pela própria montadora é sempre mais seguro, afinal, foi ela quem projetou o carro.

      Em relação a perder o benefício, fique tranquilo, pois isso não vai acontecer.

  • lisa

    olá gostaria de ser ajudada na documentação!!meu email é lisa_delis@hotmail.com

  • leila queiroz

    Boa tarde oque tenho que fazer para saber que estou numa auto escola certa para deficiente e qual escola ja faz todos os procedimentos que necessito

    • leila queiroz

      ok muito obrigado

    • Olá Leila!

      A primeira coisa é ter a garantia que a Auto Escola tem os veículos JÁ adaptados para deficientes físicos. Muitas pessoas entraram com processos contra algumas que não tinham esses veículos, mas isso poderia ter sido evitado. Se ela tiver esses carros, pode ter certeza de que eles saberão como funciona todo o processo.

  • Nadia

    Boa noite!meu pai é deficiente e quer comprar um carro…gostaria de saber se só ele podera dirigir o carro ou se eu posso quando precisar fazer algum favor a ele?

    • Olá Nadia

      O carro comprado com esse desconto pode ter mais de um condutor, que precisa ser autorizado através de alguns requerimentos. Você também poderá dirigi-lo, desde que seja uma dessas pessoas autorizadas.

  • Manoel B. de Souza

    Manoel B. de Souza
    Tenho uma filha portadora de MIELOMINIGOCELE (deficiente físico) tenho dúvidas sobre qual tipo de carro posso comprar legal por lei, em relação preço e potência, sei que há limites, tenho conhecimento tbm que a MITSUBISHI, coloca em disposição a Pajero Dakar que tem mais ou menos 148 a 153 cavalos, e o preço é em média 148.000,00 reais com as isenções retruagem p/ 118.000,00. A pergunta é essa; é possivel esse comércio dentro da legislação? Aguardo respostas,Obrigado! Ah! o condutor será eu Manoel, Pai.

    • Bom dia Manoel

      Em seu caso, o senhor precisará também de uma autorização para ser o condutor nesse veículo, mas isso pode ser feito facilmente. Com relação ao carro, a lei diz que a isenção de IPI é aplicada para automóvel de passageiros ou veículo de uso misto, nacionais, classificados na tabela Tipi (podemos lhe passar o arquivo por e-mail). O preço máximo do veículo é algo contraditório, pois é de conhecimento público que esse limite é de R$ 70.000, mas não existe algo específico sobre isso nos arquivos referente ao assunto no site da Receita.

      • Willian Morgan

        Bom dia.

        Gostaria que me fosse passado o arquivo Tipi por e-mail.

        O e-mail é morgansimonetti@hotmail.com.

        Obrigado.

        Willian Morgan

  • Rodrigo Santos

    olá tenho deficiencia nas mãos (atrofias) e um dedo amputado, mas minha habilitação gategoria "D" não tem nenhuma restrição com relação à alguma deficiencia, eu posso ter direito `insenção ou tenho que tirar outra habilitação como deficiente físico?

    • Boa noite Rodrigo

      Na verdade, você terá que ter uma nova CNH, especificando sua deficiência. Mas isso não será tão demorado quanto tirar uma nova CNH. O que será feito envolve um novo exame médico e prático, na maioria dos casos. Isso lhe dará o direito de começar o processo para a compra de veículo com desconto.

      • Rodrigo Santos

        Muito obrigado, e você pode me informar qual é o procedimento e quanto + ou – devo gastar ?

        • O procedimento é como explicamos no texto, começando pelos exames médico e prático, depois seguindo a ordem normal (procurando a Receita Federal com os documentos necessários e só depois procurando uma concessionária).

          Em relação aos gastos é difícil falar Rodrigo, pois isso depende do carro e do estado. Mas é exatamente por isso que existem os descontos, para que no final o valor total não pese tanto no bolso.

          • Rodrigo Santos

            Muito obrigado.

  • dimas paz de almeida

    meu nome é dimas! espero respostas sobre minha pergunta muito obrigado

  • dimas paz de almeida

    boa tarde! meu nome é dimas sou deficiente! dei entrada na isenção de ipi a mais 100 dias ate agora não saiu a documentação eu estou prescisando muito de comprar o carro para trabalhar! o que devo fazer? por favor me ajudem a encontrar uma solução! agradeço desde já!!!

    • Olá Dimas

      Infelizmente o processo é muito demorado mesmo. Existem pessoas que esperaram mais de 1 ano para receber o carro. Vale lembrar que em cada etapa você pode “cobrar” uma pessoa diferente. Se o processo ainda está na parte inicial, isso pode ser feito no Detran (onde a CNH especial é tirada e onde o processo demora mais). A seguir, o senhor pode entrar em contato com a Receita (federal ou estadual), mas lá normalmente o processo demora entre 30 e 45 dias.

      A demora toda acabou ocorrendo pq no começo muitos se aproveitaram dessa lei para comprar um carro com desconto, sem ter nenhuma deficiência. E hoje muitos ainda pagam por isso.

  • claudiane

    claudiane mg montes claros 31/12/2011 as 11:48

    GOSTARIA DE SABER POR QUE O DESONTO DO IPI E MAIOR PARA O COMDUTOR E MENOR PARA O NAO COMDUTOR,POIS NAO SE DIZ NA LEI…QUE DEPENDENTE DA DEFICIENCIA O DIREITOS TEM QUE SER INGUAIS PARFA TODOS OS DEFICIENTES..ESPERO ARESPOSTAAAA DESDE JA AGRADEÇO

    • Olá Claudiane

      Não temos essa informação, apenas sabemos que a lei impõe essa regra.

      • claudiane

        mas eu queria saber pq alei impõe essa regra! e eu acho q os direitos são iguais para todos e o q eu acho!!! eu de novo mg montes claros 10/01/2012 as 15:05 e eu tambem tenho um irmão deficiente fisíco de deficiencia mental bjs! claudiane…

        • Claudiane, a lei diz que para requerer a isenção do ICMS a pessoa precisa ter a Carteira Nacional de Habilitação, devido ao Convênio ICMS nº 03, de 19 de janeiro de 2007. Por isso que o desconto fica maior, pois nesse caso, o deficiente condutor tem desconto do ICMS e IPI, enquanto que o não-condutor tem apenas do IPI.

          Além disso, quem NÃO é condutor, não tem a isenção de IPVA, apenas o condutor pode ter esse desconto.

  • 0rlando correa

    sofri um avc ha 2 meses estou me recuperando mesmo assim tenho direito de comprar auto c/ descoto de todos os impostos?

    • Orlando, é provável que o senhor tenha esse direito, se as sequelas lhe impedem de dirigir normalmente.

  • paulo falcao

    perdi avisao total do olho direito tenho direito a o desconto e como proceder

    • Olá Paulo!

      A deficiência visual dará direito ao desconto se ela for "igual ou menor que 20/200 no melhor olho ou campo visual inferior a 20°, de acordo com a tabela de Snellen".

      O procedimento é o mesmo em todos os casos, como explicado no texto.

  • Hugo Lemos

    Claudio se ligue neste site.

  • alaor machado

    ola , tenho 62 anos e fiz recentemente, cirurgia total com implante de protese no quadril direito e estou aguardando para fazer tambem no quadril esquerdo , sera que posso comprar um carro como deficiente.

  • tania

    tirei carta com carro automatico devido a uma defiçiencia fisica mais consigo dirijir carros normais tem como recorrer e tirar carta normal

  • ALCIONE MADALENA ROSA

    Boa Tarde !

    Eu tenho uma deficiencia na perna, e tenho dificudades na enbreagem ,

    mais minha cnh não e de deficiente .

    Como eu faço para comprar um carro com os beneficios de um deficiente fizico?

    Quais sao os procedimento legais?

  • Alexandre

    Ola, sofri um acidente e quebrei o joelho, com isso tive uma lesão permanente na cartilagem, por este motivo quando tenho que andar longas distancias ou ficar muito em pé sinto dor, mas consigo dirigir um carro normalmente.
    Tenho direito ao beneficio?

    • Olá Alexandre

      O desconto é dado a quem tem dificuldades para dirigir normalmente, ou que se encaixa na lista citada nessa matéria. Em seu caso, é provável que você tenha o direito sim, mas lembramos que isso só poderá ser confirmado depois que você passar pelo exame médico determinado por lei.

      • Alexandre

        Neste caso não tenho como tirar habilitação especial, começo o processo como?

        Onde passo pelo exame médico?

        • Alexandre

          Quanto tempo isso tudo demora em média?

  • ivane

    Fiz enucleação do olho direito. Faço jus ao desconto para compra de carro novo? E isenção do imposto de renda? Sou professora aposentada. Minha carteira de motorista consta o item X.
    Responda-me por e-mail.

    • Olá Ivane!

      Vamos responder por aqui para que todos possam se beneficiar da informação. Em seu caso você tem o direito sim. Além da enucleação do olho direito, você já possui um código em sua CNH. Veja nossa matéria:
      http://www.carrosblog.com/conheca-os-codigos-de-r

      Nela existe a lista com todos os códigos dados a quem tem esse direito, sendo o X = outras restrições. Em relação à isenção do imposto de renda, infelizmente não temos essa informação.

  • Andrea

    Tem algum problema se o veiculo rodar sem o deficiente no carro?

    • Olá Andrea!

      O veículo ganha o desconto visando o benefício do deficiente, portanto a lei não permite que ele seja usado para outros fins. No entanto, ela autoriza que o veículo possa ser comprado para que outras pessoas também possam dirigi-lo. Note o que a lei diz a respeito disso:

      "Caso a pessoa portadora de deficiência ou o autista, beneficiário da isenção, não seja o condutor do veículo, por qualquer motivo, o veículo deverá ser dirigido por condutor autorizado pelo requerente, conforme identificação constante do Anexo VIII, podendo ser indicados até 3 (três) condutores autorizados, sendo permitida a substituição destes, desde que o beneficiário da isenção, diretamente ou por intermédio de seu representante legal, informe esse fato à autoridade responsável pela análise do pedido de isenção, apresentando, na oportunidade, novo Anexo VIII com a indicação de outro(s) condutor(es) autorizado(s) em substituição àquele (s). Neste caso deve ser apresentada cópia da CNH de todos os condutores autorizados.

      OBS.: A indicação de condutor(es) não impede que a pessoa portadora de deficiência conduza o veículo, desde que esteja apto para tanto, observada a legislação específica."

      Se a lei for desrespeitada, a pessoa estará sujeita ao pagamento do tributo dispensado, acrescido de juros e multa de mora, sem prejuízo das sanções penais cabíveis. Agora, se a pessoa deficiente precisa estar sempre no carro quando ele for usado, a lei não diz nada.

  • jose rginaldo rocha

    tenho 46 anos moro em fortaleza fui compra uma moto .na fort moto sou apusentado pelo iness recebo o beneficio bcp sim tirei a moto no financiamento isso com entrada de 870 reais so aprova a venda se desse esse valor tudo bem meu filho aranjou o dinheiro pra mim medero um dia pra entra em contato comigo se passaro dois dias ai rosolvir liga para or apaz que me atendeu ele me falou que fui aprovado mas so que o banco disse nao poderia vender a moto para me porquer simplismente eu sou defuciente fisico queria saber se o banco ta certo ou errado

  • Vanderlei

    Bom dia, Tenho uma moto adaptada com o freio dianteiro na mão esquerda, junto com a embreagem (Restrição "O" na CNH) esta adaptação foi feita por um, mecanico e não por estas empresas especializadas (não encontrei nenhuma).
    Gostaria de saber se eu tenho que documentar esta adaptação (INMETRO, DETRAN, etc) ou não tem necessidade?

    • Boa tarde Vanderlei

      Todas as alterações em carros e motos devem ser documentadas, ou elas não serão reconhecidas, fazendo com que você não tenha direito a descontos ou a ter o veículo/moto adaptado.

  • Célia

    Bom dia!

    após um acidente tive que colocar protese na cabeça do radio (cotovelo) com isso tenho alguma limitações principalmente com a rotação e ao dirigir carro sem direção hidraulica devido ao esforço doi bastante, Gostaria de saber se nesse caso tenho direito a beneficios na aquisição com veiculos

    • Olá Célia, você tem sim, pois isso lhe impede de dirigir normalmente.

  • ELIONALDO

    gostaria de saber se é preciso pagar algum valor pela adaptação do veiculo no caso de prolongamento de pedais.

    • Bom dia!

      É preciso entrar em contato com empresas especializadas que fazem esse serviço, e ele é cobrado. Por isso que o veículo tem os descontos, exatamente para que a pessoa possa adaptá-lo.

  • lorena

    ola bom dia tenho um filho com paralisia celebral de 4 anos e preciso de um carro para q ele possa fazer seu tratamento gostaria de saber se eu comprando um carro tenho direito a desconto e como faço me mande um email por favor lorenamoreeninha@hotmail.com

  • marcelo

    se a pessoa ja tiver comprado um carro 0k financiado e ainda nao quitou depois descobrir o beneficio

  • APARECIDA GINAS

    OLÁ !!!
    EU TENHO A CURATELA DO MEU MARIDO , ELE ESTA EM ESTADO VEGETATIVO
    EU TEM O DIREITO AO USO DO BENEFICIO DE ADQUIRIR UM VEICULO PARA
    DEFICIENTE FISICO..SENDO EU A RESPONSAVEL LEGAL DELE ??

    OBRIGADO !

    • Olá!

      Como falamos no email que lhe mandamos, a pessoa pode comprar o veículo com o desconto do 12% se for em benefício de terceiros.

  • joacir velasco

    oi td bem .
    ja tenho um carro comprado com descontos ,comprei um punto manual mas adptei ele com embreagem computadorizada,mas quando for vender ele agora no mes 7- 2012 retiro ela e poe proximo carro se nao for ja automatico.
    keria saber se na minha proxima compra ,vou comprar um dualogico,e keria saber quanto vou ter de desconto pois sera minha segunda compra.mande resposta por email meu e esse ;
    joavelasco@gmail.com

  • Edson

    olá pessoal tenho um filho com defisiencia fisica e ele e de menor tenho um carro fiesta e gostária de trocar por uma dublo que facilita para mim as imformaçoes do carro blog não entendi direito podem me ajudar

    • Olá Edson!

      No seu caso, as informações importantes são as referentes aos casos dos deficientes não-condutores, que podem ter até 3 pessoas como seus condutores. Para se enquadrar nesse grupo, as deficiências são: visual; mental severa e profunda (ex. Síndrome de Down); física (qualquer tipo, como tetraplegia, paralisia dos quatro membros) ou autista.

      O desconto cai para 12%, pois é referente apenas ao IPI. Mas o processo para conseguir o desconto é o mesmo, como descrito acima.

  • JOVENIL VIEIRA

    Olá pessoal, boa noite.
    Sou portador de uma patologia cronica e degenerativa chamada ESPONDILITE ANQUILOSANTE, portanto com muitas sequelas. Já inclusive aposentado do invalidez total. Gostaria de saber se existe a possibilidade de gozar dos beneficios na aquisição de carro novo.

    • Olá Jovenil! Com certeza lhe dá esse direito sim, pois essa doença causa limitação dos movimentos. A base para sabermos se temos ou não o direito é ver se aquilo nos impede de dirigir normalmente.

  • carlos blanco

    posso comprar um veiculo com motor diesel?

    • Carlos, a lei diz o seguinte sobre os veículos permitidos a receber o desconto:

      "automóvel de passageiros ou veículo de uso misto, de fabricação nacional, classificado na posição 87.03 da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (Tipi)" e "automóveis de passageiros de fabricação nacional de até 127 HP".

      Uso misto se refere ao transporte de cargas e passageiros, dando a entender que picapes estariam dentro. Mas com o limite de R$ 70.000 no valor do veículo e a potência máxima citada acima (127 HP = 128 CV), entendemos que nenhum veículo diesel se esquadraria.

      Portanto, não seria possível a compra de um veículo diesel com esse desconto. Mas lembramos que as leis nesse aspecto são bem difíceis de ser interpretadas, portanto valeria a pena confirmar essa informação com um despachante especializado em aquisição de veículos para deficientes.

  • William Camargo

    não tenho audição do ouvido do lado direito, essa deficiéncia faz com que eu tenha desconto
    na compro de veiculos , carro.

    • William, infelizmente esse desconto é destinado apenas a deficientes visuais, mentais e físicos. Existe um Projeto de Lei que incluiria os deficientes auditivos, mas ainda não foi aprovado.

  • Marcos

    Olá!!! Minha esposa é portadora de Distonia Cervical Bi-Lateral (doença crônica) diagnosticada em 2005, está recebendo auxilio doença do inss desde então. Será que ela pose ser incluída no programa de isenção? como proceder pra solicitar o desconto? Ela é habilitada para dirigir, mas o carro tem que ter direção hidráulica e de preferência câmbio automático para diminuiro esforço físico e a dor no pescoço. Aguardo resposta.

    • Olá Marcos!

      A pessoa pode ter o desconto caso sua doença a impeça de dirigir normalmente. A Lei 8.898 diz que "é considerada também pessoa portadora de deficiência física aquela que apresenta alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano."

      Para solicitar o desconto, é só seguir os passos indicados na matéria. Em relação a ter direção hidráulica e câmbio automático, é uma questão de procurar um veículo com esses itens. Uma dica: a direção elétrica é ainda mais leve, exigindo menos esforço para sua esposa.

      Abraço!

  • marlene.

    tenho sinrdome do carpio blateral e sindrome no manguito rotatoio ja fiz duas cirurgias.sera q tenho direito de comprar um carro com desconto?

  • rosilene

    ola, sou portadora de artrite-rematoide posso também ser contemplada com os descontos obrigada.

    • Mauricio Cruz

      Rosilene boa tarde. também sou portador da artrite-reumatoide juvenil queria saber se vocÊ conseguiu alguma informação sobre a aquisição de carro com descontos.
      Grato

  • Ribeiro

    Comprei um carro como Deficiente físico e gostaria de vende-lo! Como devo proceder?

    • Moderador One

      Neste caso Ribeiro você deverá apresentar Darf comprobatório do pagamento do IPI anteriormente dispensado, além dos acréscimos legais cabíveis e de cópias das Notas Fiscais emitidas pelo estabelecimento industrial ou equiparado a industrial e pelo distribuidor.

  • lisete

    diagnóstico cancer , como fazer para conseguir desconto aquisição carro zero? agradeço ajuda na resposta.

    • Olá Lisete

      Os passos envolvem ter a documentação necessária em mãos, o que inclui a Carteira de Habilitação. Caso não seja habilitada, deverá se matricular numa Auto-Escola com veículos adaptados.

      Depois disso é preciso ter os respectivos formulários (disponíveis no site da Receita Federal), preenchê-los e procurar o carro desejado, lembrando que ele não pode custar mais de R$ 70.000. Para ver esses passos em detalhes, leia a matéria acima, onde colocamos também os links dos formulários.

  • wellington

    em 2006 sofri um acidente automobilistico em que fraturei a patela tendo que ser retirada totalmente fazendo com que forma definitiva perdi parte do movimento da perna como faço para saber se tenho dirreito ao desconto para carros adaptados?

    • wellington, se houve perda dos movimentos normais, você tem esse direito. É só seguir os passos indicados na matéria.

  • NICANOR J. NOGUEIRA

    NICANOR JOSÉ NOGUEIRA

    TENHO CARDIOPATIA GRAVE E PORTADOR DE CARDIOVEROR E DESFIBRILADOR.
    tENHO DIREITO DE ENTRAR NO PDF PARA GOZAR DOS DESCONTOS. EM CASO POSITIVO QUAL É A PORCENTAGEM DOS DESCONTOS. FICO TAMBÉM ISENTO DO IPVA?

    • Olá Nicanor

      A cardiopatia grave lhe dá o direito ao desconto. Se o senhor for o condutor, ele é referente ao IPI, IOF, ICMS e IPVA.

      Ao conseguir comprar um carro com desconto para deficientes físicos, a isenção do IPVA é automática, mas é necessário entrar com o processo de liberação (veja item IPVA na matéria).

  • Bete

    Ola, tenho um filha de 10 anos com encefalopatia não progreciva, lesão cerebro e tronco ,dependente de oxigenio e ventilaão mecanica, mas ela anda, e não fala, qual os desconto e que doc devo preencher pra adiquirir um carro novo ou usado, obrgado.Bete

  • josé jailson pereira

    olá…sou José Jailson, deficiente físico de um dos menbros inferiores…gostaria de saber se seria permitido logo após a compra retirar as adaptações e efetuar a venda do veículo?

  • LEDNILSON DE ARAUJO SILVA

    ola pessoal preciso de ajuda tenho um irmao deficiente mental ele tem 37 anos preciso

    compra um carro para me locomover com ele eu sou responsavel por ele

    junta ao inss como posso compra um carro com desconto.

  • Mercedes

    Ola, gostaria de saber se com o problema de medula ancorada posso comprar um carro com desconto.

  • Angel Machado

    Boa noite.

    Não tenho as duas pernas e já me decidi por comprar o Ideia Adventure Dualogic 1.8 16v 2012 4 portas, porém tenho dúvidas se posso comprá-lo com todas as isenções fiscais IPI, ICMS e IOF, devido a legislação vigente (Lei 8.989/1995), que diz que o veículo tem que ser de no máximo 127 HP de potência bruta. Li a Lei hoje e essa informação estava riscada e logo após vinha uma Medida Provisória (Lei 10.690/2003) sem essa especificação. Eu conseguirei comprar esse veículo com todos as isenções fiscais descritas acima? Ou seja, IPI, ICMS e IOF no financiamento que irei fazer?
    Obrigada pela atenção,
    Angel Machado.

  • jose antonio

    ola quero saber se a etrada da fiat pode esr adapitada jose antonio mt

  • GILBERTO CAETANO

    Gostaria de saber as porcentagem do IPI e ICMS para deficiente fisico, pois pretendo comprar um FOX e gostaria de saber em quanto ele saira para mim.

  • Gustavo Rangel.

    Há pouco mais de um ano minha mãe comprou um carro com insenção. Pouco tempo depois tivemos a infelicidade de sermos roubados. Gostaria de saber se existe alguma possibilidade de termos o direito ao desconto novamente antes do período de dois anos, já que sofremos um assalto por falta de segurança do estado, o estado nos privou desse direito, seria justo nos devolver. Não estaríamos nos favorecendo duas vezes do benefício, e sim recuperando o que nos foi tirado. Tentamos de tudo e não conseguimos.

  • BOA TARDE, VERIFIQUEI QUE ALGUMAS PESSOAS POSSUEM DUVIDAS RELACIONADAS AOS DESCONTOS OFERECIDOS PELA AUTORIZADAS… ISSO VARIA DE MARCA PARA A MARCA, POR EU TRABALHAR EM UM DISTRIBUIDOR FORD, INFORMO QUE O DESCONTO PARA PPD's CHEGA ATE 33,5% (COM TODAS ISENCOES) EM VEICULOS AUTOMATICOS. QUALQUER DUVIDA ESTOU A DISPOSICAO! (diego.murari@superfor.com.br)

  • Leandro Gomes

    Gostaria de saber no caso de carros do mercosul, tipo argentinos e mexicanos se enquadram no desconto de até 30% de desconto. Pois são poucos os carros nacionais automáticos.

  • walison

    bom dia lucas: sofri um acidente e perdi apenas60% DOS MOVIMENTOS DO MEU BRAÇO , sendo assim qual os meus direitos na compra de um carro? obrigado

  • Bárbara Pacheco

    Por favor, eu estou com uma dúvida:

    Minha mãe tem direito ao uso do beneficio de adquirir um veículo para deficiente físico, mas tenho uma dúvida se após adquirir este, se outras pessoas podem dirigir este carro e se precisa de alguma autorização especifica para isso.

    Obrigada

  • fernando

    gostaria de saber se tenho direito a esse desconto,nao tenho o dedao do pe direito

  • gustavo

    Bom dia !! Eu tenho uma dúvida.. Será que alguém pode me ajudar….. Eu tenho deformidade congênita na mão esquerda, e a única restrição que consta na minha CNH é a letra (F) Veiculo com Direção hidraulica. Será que consigo comprar meu veiculo com desconto….. Aguardo resposta.

  • VALERIA

    TENHO BUSITE, SINDROME DO IMPACTO, TUNIO DO CARPO, TENDINITE, O MEU MÉDICO PESSOAL ME FALOU QUE TENHO QUE DIRIGIR CARRO COM DIREÇÃO HIDRAULICA E CAMBIO AUTOMATICO, MEU CARRO TEM DIREÇÃO MAIS NÃO CAMBIO AUTOMATICO. GOSTARIA SABER SE TENHO DIREITO A ISENÇAO. OBRIGADA.

  • Léia Inácio

    Boa noite
    Tenho um sobrinho com necessidades especiais, tudo na vida dele depende dos pais, a família desles cresceu e gostaria de saber se é possível comprar um carro sem algum imposto devido a isso. Eles precisam de um de 6 lugares no caso o doblo. Alguém pode me responder.

  • Rafael Neves

    Boa Tarde!!!

    No mes de março deste ano passei por uma cirurgia na coluna , cirurgia lombar , gostaria de saber se posso me enquadrar nas isenções de impostos na compra de meu carro 0km , ja tenho CNH categoria B , preciso passar pela autoescola , quais impostos posso ter isenção na compra de meu carro .

  • cicero

    os deficientes auditivos tambem podem comprar carros com descontos?

  • Romulo

    Gostaria de saber se o renaul Fluence ta saindo com isencao de impostos?? Responder pro email
    romulohamad_@hotmail.com

  • Lucas abreu

    Minha mae tem uma paralisia no menbro superior esquerdo, como ela nao possui CNH queria saber se ela conseguirá as isençoes como uma pessoa nao condutora. obrigado
    Aguardando respostas

  • Valéria Miranda da silva

    Poderia me orientar a respeito das minha situação…Fiz cirurgia (Protese de quadril lado esquerdo…não posso dirigir carro comum,,,pois força muito a perna..tanto que minha protese quebrou e tivi que faze-la de novo…Existe a chance de conseguir este beneficio (veiculo automatico)???????/

  • Rosemeri Almeida

    Oi meu irmão sofreu um acidente de moto e o laudo do neurologista ficou que ele tem tetraparesia, ai eu gostaria de saber se posso comprar um carro zero para ele, mas seria para transporte e qual seria o desconto…Se puder me responder desde já agradeço..obrigada…abraços…

  • diogo nobre

    Minha esposa é deficiente visual ,porem e está enquadrada no valor especifico de (acuidade visual) citado no site, sabendo desse direito estamos interessados em comprar um veiculo . Mas a miha divida e sobre renda mínima para a compra e quem pode dirigir o veiculo é somente os três condutores cadastrados ?

  • PAULO CESAR

    NO ESTADO DE MINAS GERAIS A RECEITA FEDERAL LIBERA O IPI PARA CANCER DE MAMA MAS O ESTADO NEGAD A LIBERAÇÃO DO ICM.

  • fernando h.c muniz

    tenho uma amputação na perna esquerda,aki em uberlandia,é td complicado,fui no setran,ninguem informou nada,estou pagando um consórcio,e vou acabar comprando um carro normal,sem descontos.
    qm quiser add meu msn p conversar sobre o assunto > nandohudson@hotmail.com

  • Poliana

    Bom dia .Sou portadora de deficiencia fisica. Uma paralisia braquial Obstetra.Gostaria de saber se tenho direito aos 30 % e se para as adaptaçoes é cobrada alguma taxa.
    Obrigada.

  • mpillar

    Obrigada pelo texto,foi muito esclarecedor…parabéns!!!fiz mastectomia e estava procurando informações..obrigada!

  • severino ap silva

    nao tenho minha mao direia qual [e minha insen;ao

  • Porque ao invés de tirar os impostos somente dos carros não tira os impostos de cadeiras motorizadas.

  • Désirée

    Por conta de uma neoplasia maligna fui submetida a enucleação do globo ocular direito. Gostaria de saber se tenho direito aos descontos na compra de um veículo. Grata.

  • João Filipe

    Meu pai tem 2 hérnias de disco na lombar (l4 e l5), sofrendo bastante no movimento da embreagem. Sendo assim, ele necessita de um carro automático. No caso dele, há alguma isenção?

  • Eliane

    Queria sabe se quem tem 5 cm menor a perna direita se enquadra nessa tabela de deficiencias e isenções? E se tambem posso tirar carta de deficiente?Obrigada..

  • Diego

    queria saber se quem tem mielomeningocele se enquadra nessa tabela de deficiencias e isençoes?

  • gabriel

    ola meu nome é Gabriel tive acidente de moto a quatro anos tive fratura exposta no femu na duas tibias e fiquei com problema no pé não tenho força na perna tive tambem a perda do baço fui pro juiz e entrei em acordo com o inss, sendo assim me aposentaram definitivamente como auxlio-doença mais recebo decimo terceiro tudo normal.Gostaria de saber se eu teria condicões de comprar um carro,insento de impostos e se a concessionaria venderia um carro com apenas um salario?.Esperarei a resposta anciosamente!!!!!

  • Sandra Bajluk

    Já comprei um carro com isenção total em 2006, por cancer de mama com esvasiamento axilar.
    Fiquei recebendo benefício por 3 anos, e neste período o INSS não concedia um dos documentos necessários para a solicitação da isenção.
    Hoje estou aposentada por invalidez, quero saber se nesta condição eu posso comprar o carro com isenção.

  • Ana galiza

    Bom tarde meu irmao e deficiente, mudo e surdo,ele pode compra o carro,sendo a condutora sua irma.

  • Eliana Maria

    olá bom dia , estou querendo comprar uma ECO ESPORT, pois tenho uma deficiencia fisica motora no lado direito, gostaria de informações gerais do que preciso para comprar esse carro adaptado, pois já estou trocando minha Habilitação anterior por uma que vai vim com Obs: de Deficiente, gostaria de saber tudo como proceder, Desde já Agradeço Um Otimo dia . Eliana

  • Marco Aurélio

    Bom dia. Estou com uma dúvida a respeito de isenções.
    Tenho 2 pinos no joelho esquerdo devido a uma cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior e do ligamento colateral medial e mais 2 pinos no joelho direito devido a uma cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior. Em ambos os joelhos não possuo o arco total e além disso eles estalam muito e sinto dores. Será que devido a esses problemas eu posso ter os descontos na aquisição de um carro novo?
    Grato pela atenção, Marco Aurélio.

  • Ana Claudia Alves

    Gostaria de saber se idoso aposentado por invalidez tem direito a esta insenção.

  • Nada mais justo, afinal a remuneração salarial também é diferente dos demais.

  • marilene aparecida Basquerote

    sou cardiaca não posso caminhar muito preciso deum carro para poder sair sempre consulta hopital varias outras coias como faço

  • Juliana

    Boa Noite
    Sou o que se diz "deficiente temporária", sofri um acidente de trabalho e estou afastada desde Dezembro, após um tratamento errado, precisei voltar atrás todo o tratamento realizado e meu novo ortopedista me proibiu de qualquer esforço com a perna esquerda (em que o joelho está machucado). Também disse que a hipótese de cirurgia não está descartada. Sigo com uma séria rotina de fisioterapia, acupuntura, horas de gelo e muita dor!
    Preciso que meu noivo ou minha mãe mudem a rotina deles para me ajudar na minha, e em meu tratamento.
    Nesse caso, é possível um desconto na compra de um automóvel? Ou apenas em casos permanentes?
    Caso seja possível, como devo proceder?
    Obrigada!

  • Eliane

    Sou deficiente visual de um olho quais desconto tenho para comprar um carro.

  • pedro ilmar

    já possui carro por mais de 5 anos porem só tinha habilitação para motocicleta. me acidentei em 2008 ficando tetraplegico, apos fazer reabilitação no hospital sarah de salvador procigo fazendo ezamesde rotina no hospital sarah de fortaleza, meu terapeuta afirma q tenho todas as condições d voltar a guiar. Eu mesmo vi dezenas de tetraplegicos com capacidade inferior a minha guiando, meu maior obstaculo é conseguir me habilitar pois já fiz varias tentativas em vão. as auto escolas me encaminham para o detram, o detram me encaminha para a auto escola. sei de todo procedimento legal inclusive que no estado do ceará não tem auto escola que atenda um tetraplegico. gostaria de saber como faço para me habilitar já que moro em um estado vergonhoso. já fui em todas as auto escola do ceará, quase todas desconhecem um tetraplegico dirigindo. somente uma se mostrou com um pequeno interece e no detram nem se quer fui ouvido.

  • eu sou rafael luiz tenho 22 anos tou deficiente faz 3 anos aqui em minha cidade é muito ruim pra fazer fisioterapia tem q ir pra recife é 100 km gostaria de compra um carro pra me fazer minha fisioterapia.

    queria ajuda de vcs o carro q eu quero é um gol 29 mil eu tenho desconto de quanto??

    por favor me ajuda.

  • Antonio

    tenho espondilose e artrose lombr e fiz uma artrodese de punho,gostaria de saber se tenho direito a descontos na aquisição de veiculos .

  • Daniel

    Prezados,
    Será que podiam me ajudar com vossa valorosa opnião?
    Estou comprando um automóvel com câmbio automático na política de isenção de impostos para deficientes. Das opções que atenderiam alguns dos requisitos que impus: tamanho bom para a família, itens de segurança, conforto, etc, fiz um preseleção e se puderem, gostaria de saber qual recomendam. São eles (todos AUT): C4 Pallas GLX, Focus Sedan 2.0 GLX (PDK1)e o Honda City EX.

    Grato!

  • mariza da silva jesus

    olá .
    eu tenho deficiencia no meu braço direito perdi os monvimentos e eu to tirando minha abilitação gostaria de saber quais são os disconto para mim compra um carro novo e qual é o carro adeclado pare esse tipo de deficiencia?

  • JULIANA SANTOS

    boa tarde, meu pai tever que amputar a perna direita porem tem 80 anos e nao e esta na careira de rodas . Quero saber se tenho como comprar um carro com o descunto ? e como eu faço isso ?
    obrigada .

  • MARY

    GOSTARIA DE SABER PORQUE COBRAM DESPACHANTES NAS CONCESSIONARIA POR UMA COISA QUE JÁ SAI COM NOTA FISCAL DE FABRICA.NÃO ENTEDO

  • Hélia Maria

    Gostaria de saber se os carros internacionais tem isenção do IPVA, os que são frabicados no Mercosul?

  • ADEMAR MARQAUES DE L

    vcs sabem quando havera aumento no valor máximo na compra de carros novos para deficiente hoe é 70 quando irá aumentar

  • sofri um acidente há 5 anos , perdi o movimento de meu joelho e minha perna ficou 4 cm mais curta. Quero saber se tenho direito ao desconto.

  • Sofri um acidente e perdi o movimento de meu joelho, ficando minha perna dura. Ainda fiquei com encurtamento de 4 cm, perda ossea o que dificulta mais.Tenho direito ao desconto.

  • lucimara

    oi tenho uma filha de 04 anos ela tem deficiência nasceu com hidrofalias eu dirijo tenho um corsa ano 2000 gostaria de compra um 0km nesse caso ter direito a desconto e como posso tem mais informaçao sobre isso obrigado

  • LUIZ CARLOS PEREIRA

    RESIDENTE EM GOIANIA/GO, SOU TRANSPLANTADO RENAL, TEM ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE AQUISIÇÃO DE CARRO COM ISENÇÃO NESTE CASO? OS PROCEDIMENTOS SÃO IGUAIS PARA TODOS? GRATO.

  • luiz augusto

    Ola.. Sou deficiente auditivo eu tem 3 irmao audidivo. Gostaria quero saber se tenho direito de desconto na compra um carro novo. eu mora fortaleza muito obrigado???

  • Wilian martins

    mande há resposta wiliantoatoa@yahoo.com.br

  • olá Boa Noite gostaria de tirr uma duvida !!!

    Comprei um carro adpitado mais barato new !

    Posso vender ele tipo no preço de tabela dele ??

    e assim sucessivamente comprar e vender??????

  • Miguel Angelo Ribeir

    Bom dia,

    Meu filho é especial, gostaria de saber por ele ter 12 anos, ou seja não é habilitado, então seria possivel eu Pai, adquirir um veiculo com isenção para seu transporte, pois ele não podendo andar sempre esta precisando de um veiculo para sua locomoção.

    E também se este veiculo teria que ser somente O (Zero), ou semi usado.

    Grato pela atenção.

    Miguel Giachini

    Cruzeiro(SP)

  • ALEX RAMALHO DE ALEN

    TENHO LESSÃO COMPLETA DE MEMBROS INFERIORES, GOSTARIA DE COMPRAR UM SIENA 2011 COMPLETO QUEM MIM INFORMA SEM MUITOS COMENTARIOS QUANTO É FINALMENTE O MEU DESCONTO, E COMO DEVO COMEÇAR A IR EM BUSCA DOS MEUS DIREITOS.

  • julio cesar

    boa tarde eu queria saber qual e o primeirio passo pra comprar um carro com desconto

    e tambem queria saber como e que eu tiro a carteira de habiliação e qual e o procedimento que eu tenho que faser.

    eu sou amputado do joelho direito pra baixo.

    e queria compra um carro e tirar a cateira de habilitação.

  • Renata Costa Leite

    tenho uma deficiencia nas mãos meu dedão nasceu sem junta ,tenho dificuldade para dirigir ,peguei 50 aulas até conseguir passar,não dirijo,se passar pelos medicos posso ter direito a descontos,ja que a olho nu é possivel achar minha deficiencia,o que preciso fazer?

  • Andy

    ou melhor dizendo:

    AINDA NAO FOI ACEITO O PEDIDO!!

  • Andy

    Pessoal!

    Para as pessoas que são portadoras de deficiencia auditiva!! NOvidade!! Tb estamos temos direito agora a isenção do IPI na compra de automóveis!

    http://www.jusbrasil.com.br/noticias/748101/minis

  • Antonio Alvarez

    PROCEDIMENTOS PARA CONSEGUIR ISENÇÃO (Breve resumo)

    "CONTINUAÇÃO"

    "ATUALIZAÇÕES"

    Os procedimentos podem sofrer atualizações/alterações. Isto posto, sei de caso em que um documento foi encaminhado em Novembro de 2010 e muito provavelmente por alteração num formulário em Dezembro/2010, o processo sofreu uma parada e teve e ser encaminhado novamente com a devida alteração, não levaram a principio a data do encaminhamento original que foi com data anterior a alteração e postado como devia à ápoca.

    "PEDIDOS DE ISENÇÃO"

    Tanto na Delegacia da Receita Federal como na Secretaria da Fazenda Estadual existem formulários padrões para estes pedidos.

    "NOTA FISCAL"

    Na nota fiscal deve ser descriminada a alteração, acessórios, etc, enfim a descrição de que aquele carro tem tal alteração/acessório, para tal finalidade de conformidade com a deficiência que o requerente necessita.

    "IPVA"

    O pedido de isenção tem de ser feito depois da chegada do carro e após o licenciamento, não esquecer de falar para o despachante que o carro está isento (se for o caso) do pagamento do IPVA . Quando chegar a documentaão do carro, ir na Secretária da Fazenda Estadual e pedir a isenção do msmo.

    "OBS"

    Pedir informação, de qual documentos serão precisos ser entregues nas repartições pertinentes, após a chegada do veículo e de sua documentação veícular pronta.

    POde parecer muita coisa, mas não e´tanto assim, o que atrapakha um pouco é a burocracia, mas fazendo tudo certo, é fácil.

  • Antonio Alvarez

    PROCEDIMENTOS PARA CONSEGUIR ISENÇÃO (Breve resumo)

    1º passo

    A pessoa deve procurar informações se tem direito a algum tipo de isenção (Detran) . Normalmente eles informam sem problemas, seja para o próprio interessado ou para um representante (motorista que vai dirigir no lugar do beneficiado pela isenção)

    2º passo

    a) Procurar se habilitar à isenção, passando por um médico "credenciado" (normalmente é o mesmo que faz a habilitação para a retirada da CNH) e depois com este laudo procurar um médico devidamente habilitadoo para atestar a deficiência, pois são dois médicos diferentes, a não ser que a clinica exerça as duas funções, mas vão ser dois processos, o da habilitação (encaminhamento) e o da pericia (confirmar ou não a necessidade)

    3º passo

    Conseguindo o laudo de deficiência (nele estara descriminado , qual a deficiência e qual adaptação a ser exigida. Tal exigência será determinada por uma "letra" impressa no verso da CNH que é o código da mesma) o requerente se for o próprio motorista deve se dirigir a uma auto escola e se matricular para fazer aulas de direção em carro com a mesma exigência a que ele se propõe a dirigir. Não havendo necessidade de outra prova teórica. Depois das aulas será marcada uma prova prática (percursso, baliza) que será avaliada por uma banca especial e passando, será emitida a CNH.

    4º passo

    Com a CNH em mãos, volta-se a clinica onde foi atestada a deficiência e o médico emite os laudos separados , tanto para a Receita Federal como para a Secretaria da Fazenda do Estado. Tudo isto em processos separados.

    5º passo (entrega dos processos)

    Com os laudos já em mãos, vai-se primeiro na Receita Federal dar entrada no mesmo. (IPI e IOF) Monta-se dois processos

    6º passo

    Quando os processos da Receita Federal estiverem pronto e ir com os mesmos na Secretaria da Fazenda do Estado e encaminhar cópias dos mesmos e dar entrada com os mesmos na secretaria estadual pedindo a isenção (ICMS)

    DOCUMENTOS PEDIDOS EM ANEXO

    ""DELEGACIA DA RECEITA FEDERAL"" ( RG, CPF, CNH, Laudo médico, Planilha de habilitação, Prova de domicilio, Declaração disponibilidade financeira )

    ""SECRETARIA DA FAZENDA ESTADUALl"" (( RG, CPF, CNH, Laudo médico, Planilha de habilitação, Prova de domicilio, Declaração disponibilidade financeira )

    A ) Declaração do Revendedor que a pessoa esta adquirindo um carro de tal modelo pr "x" reais e que o mesmo esta de acordo com a regulamentação do setor e que o preço final dele sem desconto é tanto e que com o desconto é "outro tanto"

    B ) Declaração de disponibilidade financeira e junto anexar :

    EXTRATO de conta corrente/poupança (que prove algum saldo significatvo)

    DECLARAÇÃO DE VENDA ( se for o caso) de um outro carro que servirá para ajudar

    a inteirar o valor da compra do carro novo. Se for de uma pessoa para outra, falando que "fulano" dono do carro marca/ ano/modelo, tal será vendido por um valor que complementara o montante para a referida compra.

    C ) DECLARAÇÃO FINANCIAMENTO (simulação) se for o caso, em papel de "FINANCEIRA, BANCO" que o interessado esta financiando determinado valor para aquisição de um carro ( marca/ ano/modelo) e que este valor será pago em "N" meses, com uma prestação de "tantos reais" com um indice de "X" reais ao mês.

    Tal papel deve ser carimbado e assinado por funcionário do estabelecimento de crédito.

    7º passo

    Quando o processo na Secretaria da Fazenda Estadual estiver pronto, encaminhar o mesmo junto com a papelada da Receita Federal para a revenda que encaminha o mesmo.

    Será pedido pela revenda uma "Autorização de Faturamento" que é um papel que o interessado apresenta autorizando a "fábrica" representa pela revenda a faturar o carro especificado. Se for finaciado tal "Autorização" deverá ser emitida pela financeira/banco

    Estando depois de encomendado o carro pronto e já na revenda, o cliente será avisado para "fechar/pagar" o negócio, o pagamento será efetuado conforme combinado entre as partes e se financiado será por meio de TED/DOC.

    Agora é esperar que o carro está quase para ser entregue.

    OBS. Tais procedimentos, salvo algum erro de digitação/ esquecimento/atualização/etc, são os exigidos no Estado de São Paulo

  • ivony sousa ferreira

    oi………… tenho uma filha que tem hidrocefalia, ela ja tem seis ano,tenho que levar para fazer fisioterapia mas ele esta muito pesada.queria saber como faso para compra um carro com descomto.ela ja atrofiou os braços, nao estou dando comta mais de levar.preciso urgente de um carro.

  • bom dia gostaria de tirar umas duvidas tenho um filho de 6 anos ele tem uma deficiencia mental que lhe causa convulsões(epilepsia),tremores nas mãos sem motivo aparente,disturbio de comportamento***eu como mãe tenho direito a comprar um carro e ter direito a algum desconto se tenho quais ?aguardando>>>>

  • Danilo Muniz

    sou deficiente auditivo tenho 18 anos estou tirando minha habilitação

    mais quero comprar um carro sera que tenho desconto na compra ?

    gostaria de saber aonde a lojas para comprar carro… para 'surdos'

    obrigado esperarei a resposta…

  • grasiele0 maria das

    gosta ria de saber se posso abaixar as prestaçoes do meu carro tenho uma filha especial e comprei um carro devido o tratamento tratamenta dela a gente mora em brasila e ela tra em goinia sera que tem como eu fazer isso

  • marina

    Oi tenho uma filha de 8 anos portadora de deficiencia fisica ela não anda,não fala,nem ouve, ela recebe um beneficio de um salario minimo ,queria saber se ela tem o direito de comprar um carro com todos esses beneficios,se tem o que devo fazer primeiro?Eu presiso da resposta para tomar as devidas providencias, pois e muito dificio sair com ela nesse estado. OBRIGADO!!!!!!!!!!!!!!!1

  • sou deficiente, e tenho um carro, mas nao sou habilitado, quais são as vantagens q tenho para pagar IPVA, LICENCIAMENTO E SEGURO, por favor respostar neste e-mail

  • Rafael Brito

    Pessoal! To comprando um carro e sei que eu tenho que comprovar para a Receita a minha capacidade de pagamento… Será na hora dessa comprovação, eu posso juntar a minha renda com a da minha esposa, já que somos casado, oficiamente, a quase 7 anos??

    Outra dúvida, ouvir falar que o governo mudou as regras do financiamentos de veículos… pretendo financiar em 60 ou em 48x, será que eu vou ter que dar alguma entrada? Se sim. De quantos % seria essa entrada?

    Agradeço desde já… minha compra depende disso…

  • Donizetti Matias

    Tenho perda auditiva,a ponto de fazer parte do quado de deficientes da empresa onde tralho.

    Apresentei laudo medico do convenio para o medico do detran ele simplesmente Ignorou.

    Afinail tenho direito ou não,como posso ser considerado deficiente para o medico da empresa e para o medico do detran não (quando é beneficio para povo é assim mesmo)esse é nosso Brasil.

  • sergio dias

    gotaria de saber se eu tenho direito a compra de um veiculo com desconto novo ou usado pois eu tenho 10% de defisiençia pois tive o dedo da mão esquerda amputado obrigado e que orgão que vai me dizer como devo adiquirir este dierito.

  • Cláudia

    Boa Noite!

    Tenho uma filha de 02 anos com deficiência no braço direito, fui até uma concessionária e me disseram que para eu ter os descontos oferecidos aos deficientes a Nota Fiscal do veículo precisa estar em nome dela.

    Meu problema é o seguinte: Fiz um consórcio em meu nome para aquisição do veículo, como tenho que proceder agora ?

  • Waldiney Borges Duar

    Olá , sou deficiente fisíco e na minha carteira consta q preciso de um carro com cambio automatizado , e preocurei e achei um modelo do Gol no valor de R$37.000 , gostaria de saber quanto de desconto eu teria direito isso em porcentagen ???

  • aline sampaio

    oi tudo bem? bom minha mãe amputou uma perna e nunca dirigio um carro mais quer muito um para melhor se locomover quero saber se ela tem direito ao desconto já que não e ela que vai dirigir, aguardo respostas desde ja obrigada.

  • Júlio C&eacut

    Tenho deviciencia auditiva nos dois ouvidos.

    a) de 25 a 40 decibéis (db) – surdez leve;

    b) de 41 a 55 db – surdez moderada;

    Me enquadro nos desconto para carro zero KM?

  • jhony

    Bom dia, eu tenho uma deficiencia congenita nos membros superiores, fui a uma conscessionaria e la o atendente me falou que eu teria direito ao desconto, mas ele disse que por se tratar de deficiencia nos membros eu teria que adquirir somente carros automaticos e que quando eu fosse fazer o laudo com o medico do detran eles iriam retirar a categoria A da minha CNH, no caso para moto. eu ainda não tive tempo de ir ao detran verificar mas será que essa informação procede? desde já agradeço.

  • gilberto

    ola tenho defisiensia fisica gostaria de saber gual a porsentagem de desconto q tenho na compra de um carro novo carro para min tem q ser automatizado aselerador manual e freio todos comandos do painel no volante guanto a volvagem tem q dar de descomto ou como posso saber se tam dano o descomto serto

  • Bárbara

    Gostaria de saber se o carro pode ser financiado com os mesmos direitos.

  • Joao oliveira cruz

    Boa tarde,

    Gostei bastante de como o site informa seus asuntos, parabéns!

    Gostaria de saber se tenho desconto na compra de um carro, tenho 1,46 de altuta e tenho 49 anos.

    Se sim me passa a legislação que posso identificar.

    Obrigado!

  • luiz

    sou deficiente fisico amputação da perna direita sei que sou isento dos imposto que o governo da pra deficientes,mais se comprar um carro a vista fora o desconto do governo as concessionarias da mais algum descontos.Alguem pode me informar?

    meu e-mail é lps3692004@yahoo.com.br,muito obrigado.

    lps3692004@yahoo.com.br

  • luiz

    sou deficiente fisico amputação da perna direita sei que sou isento dos imposto que o governo da pra deficientes,mais se comprar um carro a vista fora o desconto do governo as concessionarias da mais algum descontos.Alguem pode me informar?

  • ALLAN DIEGO

    ' Sou portador de cancer, e perdi 60 % da audição .. gostaria de saber, se posso comprar um carro 0 KM com desconto do governo federal e estadual . aguardo a resposta ! abraços ..

  • oi meu nome é Rodolfo eu qeria saber eu tenho desconto pra compra de carro zaro . queria saber quantos% de desconto eu tenho, e q tipo de carro popular eu posso optar

    sou deficiente fisico . gosto muito do voyage qual o valor q ele iria sair pra mim .?

  • NEI

    Cara Bernadete,

    Quais são os "os órgãos específicos mais próximos da sua residência para entrada nos pedidos das isenções" que falas?

    grato.

  • vilson chagas

    sou deficiente fisico e gostaria de saber qual o desconto na compra do palio weekend valor de tabela e o preço final e qual das montadoras o desconto e melhor obrigado

  • Gustavo Salles

    Prezados,

    Tenho duas situaçoes:

    1 – Possuo limitacao de movimento do braço direito, devida lesao do ombro em acidente. Ja possuo laudo medico, resta ainda o do Detran. Tenho condicoes de passar a marcha, porem, carros sem direcao hidraulica, acabam comigo (sem contar o risco de acidentes). Uma vez que os medicos do DETRAN emitam o laudo, torna-se obrigatoria a decisao deles, ou apenas se eu der prosseguimento no processo? Pergunto isto, pois nao posso me dar ao luxo de dirigir apenas veiculos automaticos. E comum eu dirigir os carros de outros parentes. (e quando saio com minha esposa no carro dela, eu SEMPRE dirijo… Desta forma, estou fazendo um favor aos seres animados e inanimados ao redor – rsrsrs). Se a palavra da junta medica tiver força de lei (cumpra-se), nem me dou ao trabalho.

    2 – Minha mae e portadora de esclerose multipla. Tem direito. Inclusive, por lei, ela nao paga IRPF nenhum. Porem a junta medica do DETRAN, disse q ela nao possui direito, pois nao teve nenhuma sequela grave. Esta correto, ou cabe recurso?

    Obrigado a todos e parabens pela excelente iniciativa.

  • Claudomiro Lima

    Boa tarde a todos.

    Nasci com a falta dos dedos da mão esquerda ,mas quando eu tirei a minha CNH

    passei por uma junta médica do detran da minha cidade,pois a médica deixou que

    eu fizesse o exame prático em um carro comum na sequinte situação se eu fosse bem no exame ela me liberava a cnh sem restrição mas se eu reprovasse teria qur fazer o exame num carro adaptado.

    Eu passei no exame e a três anos dirijo carro sem adaptação e sem restrição na cnh mas gostaria de saber se tenho direito a alguma insenção.

    Agradeço as resposta desde de ja a todos.

  • luiz

    sou deficiente fisico amputação da perna direita sei que sou isento dos imposto que o governo da pra deficientes,mais se comprar um carro a vista fora o desconto do governo as concessionarias da mais algum descontos.Obrigado

  • emerson

    ola gostaria de saber qual dos descontos acima eu teria direito na compra de um carro mais no meu caso eu nao seria o condutor devido minha deficiencia e se e obrigatorio a compra de um carro zero. desde ja valeu

  • guilherme

    como faso pra com prar um carro 0km…

    mais eu só deficiente fisico de uma falta da perna esquerda,como faso pra resover isso??

  • jose

    sou portador de polio no membro inferior direito, tenho 40 anos , dirijo qualquer carro desde os 16 anos, e nao tenho cnh , a burocracia só permite tirar a cnh em capitais, justificativa: precisa de laudo médico. procurei o detran de minha cidade , disseram só se retira a cnh na capital, e o preço é autíssimo em relaçao aos chamados de normais. justificam o preço alto por que vc quando comprar um carro zero tera descontos, isso é um descaso, tenho um carro novo, nunca obtive descontos, pois nao tenho a cnh da capital. já fui multado , mas a nulta é mais barata que o processo da cnh. o ruim é ter q fugir das blitz como se fosse um bandido,e conheço a maioria dos deficientes nao tem carteira, e passam pelo mesmo constrangimento.penso que é preciso mudar as leis e nao só pensar em descontos pra comprar um carro zero, por que nao podemos tirar a cnh aonde residimos?

    o detran nao é o mesmo ? iremos continuar sem cnh, por conta de burocracias.

  • JULIO PONTARA

    OLÁ VICTOR TEM DESCONTO SIM, PORÉM NO SEU CASO APENAS DE IPI.

  • wagner

    olá sou deficiente auditivo moderado severo tenho algum adesconto em compra de um carro zero? obrigado!

  • Victor Gomes

    Boa tarde.

    Meu filho é deficiente, não anda, neste caso tenho desconto para compra de um carro zero? seria não condutor, até pq ele é de menor.

    Desde já agradeço.

  • Viviana

    Tenho 6 pinos na coluna, região toráxica, gostaria de saber se tenho desconto na compra de veículos e qual o procedimento?

  • Benevides de farias

    Sou deficiente visual 100 % e gostaria de compra um carro qual o desconto que posso ter e a documentaçao que presiso

  • Carlos Silvestre

    Sou portador de deficencia tive paralisia celebral infantil que atingiu os movimentos da minhas pernas, + tem os movimentos todos sobre meu controle. Gostaria de saber se posso tirar carteira de moto, ou se vou ser barrado no detran por ser portador?

  • gostaria de saber quanto é o desconto da compra de um carro zero ?. gostaria de saber também se a pessoa que recebe um beneficio do inss tem direto a compra do veiculo.

  • Ivone Maria Coelho Pires

    A isençã de IPVA para carro financiado?

  • Ivone Maria Coelho Pires

    Gostaria de sabe se voltou a ter isenção para carro financiado?

  • marcos nascimento

    sou deficiente visual não contudor. Gostaria de saber se tenho direito a Insenção de ICMS, IPVA, para compra de carrros novos….

  • andre

    Boa tarde,

    Tenho um familiar que após um acidente se aposentou com classificação "INVALIDEZ", mas não retém nenhuma sequela, no caso ele teria acesso aos descontos na hora de adquirir um carro?

    agradecido desde já!

  • julio

    oi, boa noite. sou deficiente físico do MIE com perda do movimento de dorxiflexao do pé esquerdo, porem já dirijo normalmente qualquer carro sem adaptação. Gostaria de saber se só sendo deficiente eu consigo os descontos pra adquirir um automóvel zero, ou o automóvel precisa ter alguma modificaçao de fabrica para consiguir

  • marcia

    gostaria de saber se pessoa ostomizada tem direito a carro com isenção. Grato aguardo resposta.

  • Lilin

    Tenho nanismo, 1.23 e gostaria de comprar um veículo, qual a conc. ou empresa que poderia me fornecer mais em conta? e qual o tipo de adaptação?

  • maria ulbach

    Preciso de informação, sou mae e representante legal do meu filho de 11 anos, e ele possui tumor celebral (talamo), trazendo deficiencia na coordenação motora lado esquerdo inteiro, tendo que locomove-lo preciso muito desses descontos, preciso saber qual deles, tenho direito, e qual providencias tomar? Pois preciso com urgencia…

    Desde já, muito obrigado.

    Maria.

  • Manuela

    olá, sou paralítica e gostaria de saber se eu teria desconto em uma shineray 50cc para que pessoas da minha familia me deslocasse de um lugar pro outro?

  • gustavo

    ola amigos minha mae tem uma cravicula quebrada , e o braço esquerdo torto por erro medico ,so que ela nao consegue segurar nada com uma mao so ! eu gostaria de saber se ela tem direito a isenção ?

    obrigado espero resposta

  • Ricardo

    pretendo comprar um veiculo gostaria de saber qual a porcentagem de desconto

    tenho deficiencia fisica na perna esquerda

  • Nany Kroenke

    Boa tarde,

    Sou amputada do membro inferior esquerdo 1/3 distal.

    Tenho carteira de motorista com as letras D;F e o laudo do DETRAN em mãos.

    Gostaria de saber quais documentos irei necessitar para conseguir as insenções.

    Pois gostaria de fazer sozinha a documentação, pois o preço que cobram para fazer por mim é um absurdo.

    Afinal quem vai ter que arrumar tda a documentação sou eu mesma eles só vão encaminhar na receita e na secretaria da fazenda.

    Poderiam enviar a resposta para meu e-mail?

    Desde já agradeço.

  • FLORISA

    quebrei o cotovelo ( cabeça do radio) estou usando protese e tenho sequelas, quero saber se a minha deficiencia se enquadra nos direitos para compra de carro e qual seria a adaptaçao no veiculo para essa deficiencia? obgada!!

  • scheila flores

    Olá,

    Tenho um filho autista de 11 anos, os descontos são válidos apenas para pagamento à vista ou pode ser financiado?

    Um abraço

  • Fernanda

    Gostaria de saber o endereço de clinicas credenciadas ao Detran em Goiânia-Go pois meu marido tem deficiência na perna direita. Obrigada!!!

  • Sandro

    Olá, gostaria de saber se tendo um filho Autista de quatro anos, tenho direito a isenção de IPVA?

    Obrigado.

  • Cícero Renato

    Acabei de sofrer um acidente de moto no qual quebrei a cravícula em dois lugares com fratura exposta, gostaria de saber se tenho direito a isenção de impostos na compra de um carro novo?

  • marcio

    gostaria de saber quem ja conseguiu adquirir um veiculo nessas condições de deficiente fisico ,quanto tempo demora para que a receita mande o parecer favoravel ao desconto obrigado

  • Julio Cesar

    Tenho deficiencia visual total em um dos olhos. gostaria de saber qual é a porcentagem de descontos no meu caso, não tenho carteira de habilitação pois tenho meu acompanhante que dirige.

    Grato.

  • VANIA

    OI BOA TARDE GOSTARIA DE SABER SE E VERDADE QUE PESSOAS QUE TEM MENOS DE 1 METRO E MEIO PODE COMPRAR CARRO NOVO COM DESCONTO

    GRATA

  • leandro celestino

    ola gostaria de algumas informaçoes, eu possuo perda total da visao do olho direito, ultiliso uma protese ocular, gostaria de saber qual tipo de insençao que eu possuo

    desde ja agradeço .

  • Luciane Aver Rodrigu

    Boa tarde! tive cancer de mama já fui operada ,tive que fazer esvaziamento da axila também. Tudo isso do lado direito.

    Necessito do carro para trabalhar e levar as crianças para o colegio.Gostaria de saber qual são os passos para adquirir um carro com desconto.

    e também se o carro pode ser comprado no nome do meu marido.Tem valor máximo de carro?

    Aguardo um retorno desde já muito obrigada. Luciane

  • Gostaria de Saber se Dificiente Auditivo tem direito a desconto na compra de um carro novo?Eu tenho minha carteria motorista fez medico lauro na detran,minha carteria motorista obs:obrig otof ou prot autiva.como pra fazer compra carro novo.como eu faço?abração

  • guaraci gomes dos an

    gostaria de saber um carro de um valor mais barato,por o que vei é que muitos portadores,consegue ate mudarem suas habilitação mas quando chega na hora de aquirir um veiculo o valor é muito alto.Ja tenho uma parte dos documento só preciso fazer mudar minha carteira.So tenho receio se posso arcar com o valor da prestações gostaria de o valor e a simulação das parcelas e tenho uma deficiência que é encurtamento do membro inferior de 6,6 e deformidade congenita do quadril e se tenho isenção do ipva.

  • lincoln bento

    boa noite tenhu uma duvida

    ja possuo cnh porem não de deficiente mas sim cnh normal e ja tenhu esta deficiencia a mais de 9 anos não enxergo do olho direito cegueira total no mesmo mas quando fui tirar minha cnh ainda avisei o medico que tinha esta deficiencia mas o exame foi normal como devo proceder para atualizar minha carteira para obter os descontos ou ou tirar nova habilitação de deficiente se alguem puder me ajudar agradeço espero resposta no meu email abrigado

  • gilsimar

    perdi a mão esquerda e o polegar direito ou seja fiquei com 4 dedos.Esiste algum carro q eu possa dirigir pois tenho um gol bolinha qual tem que ser pra mim.tem o desconto ?

  • amarilda

    boa noite;gostaria de saber quanto tempo demorara para fazer os documentos, para comprar um carro isento de impostos para meu esposo com deficiência física em membro superior E.

    e quais o primeiro passo com documentos vou a onde?

    gráta: amarilda

  • WARLEY PEREIRA

    BOM ..GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA COMPRA UM CARRO COM DESCONTO JÁ QUE TENHO UM IRMÃO DEFICIENTE EM QUE NECESSITA DE UM TRASPORTE PARA FAZER TRATAMENTO,POIS ELE NÃO DIRIGE ´É DEFICIENTE FISICO É MENTAL..OBRIGADO

  • janaina pablos

    Gostaria de saber, se quem tem cancer tem direito a comprar o carro?PQ minha tia tem que ir em jau precisa do carro dai seria a filha que iria dirigir pq ela não tem condições pode comprar mesmo assim com o desconto?

    Se poder me ajudar com mais informações….agradeço

  • Tania Regina Sampaio

    Tenho deficiencia nas duas pernas, não consigo movimenta-las . Preciso tirar a CNH , onde posso conseguir?

    já que as auto escolas da minha cidade não possuem carro adaptado para mim.È possivel eu comprar o carro adaptado com desconto antes de tirar a CNH? Assim posso aprender nele.

    .

  • Gente como pode ser tão burocratico conseguir um carro com isenção, foi tão desapontador conseguir o icms no paraná para carros da vw e saber que tem direrença pela fabrica estar em sp..

  • Rita

    Olá meu marido tem doença cronica de figado e porisso sofre de cefalopatia gostaria de saber se ele tem direito no desconto na compra de um carro?

  • shirley

    tem um problema no meu braço direito ele e meio torto e não possuo forças nele gostaria de saber qual a minha porcentagem de desconto e pra qual carro

  • ola boa noite eu tenho uma duvida quanto ao pagamento do carro (veiculo) o valor com o desconto é para pagamento a vista ou eles negociam em uma entrada e mais algumas vezes para pagar o valor restante tipo eu dou uma entrada de 50% e o restante em dez vezes? e mais uma duvida eu perdi o meu joelho em acidente (sem articulacao) e eu tenho LER, nos bacos, mais burcite nos bracos, pelo joelho eu ja conseguiria um veiculo com cambio automatico certo, e pelos problemas nos bracos eu conseguiria um carro automatico + direcao hidraulica???

    ha so mais uma coisa aposentado por invalidez tambem tem direito?

    grato aguardo resposta

    att, Leandro R. de Matos

  • Rogerio Eduardo

    Oi, sou pensionista do INSS por acidente de trabalho onde eu estou afastado ha 9 anos, ja fiz 5 cirurgias no MID( joelho) Artrose em grau avançado, onde preciso colocar uma protese no mesmo, agora vou fazer uma ostiotomia no outro MIE( joelho ). Gostaria de saber qual o desconto dos impostos na compra de um veiculo.

    Grato

  • felipe

    Eu tenho uma deficiencia relacionada a minha perna..

    sera que eu posso tira meu carro pelo presso mais barato?????

    obrigado.

  • Cris

    "Chara"

    Depois que meu pai sofreu um acidente, já eh o segundo carro que compramos com isenção de impostos. Minha dúvida é a seguinte: Antes tanto na isenção dos impostos federais, quanto dos estaduais, o prazo para troca era de tres anos… agora diminuiu para dois anos na lei federal e na estadual também????

    Att.

    Cristiane

  • eu tive poleomilite e ando com muletas não movimento a perna direita e a esquerda ficou com cequelas sera que eu tenho direito nos descontos de carros para deficiente fisico

  • EURIPEDES D SILVERIA

    BOM DIA

    BOA TARDE

    BOA NOITE

    GOSTARIA DE SABER SE OS DEFICIENTES DE VISÃO MONOCULAR JÁ PODE TIRAR CNH PROFICIONAL E PARA FINS DE REMUNERAÇÃO

    ENTROU NO CONGREÇO UMA PROPOSTA PARA DAR DIREITO AOS MESMOS

  • elenice

    elenice ah meu filho tem hidrocefalia

  • elenice

    oi meu filho tem 1ano e 4 meses gostaria de saber se eu posso comprar o carro no nome dele com a isençao de impostos e quais seriam os carros especificos.

  • minerim

    Tem direito sim, basta verificar a lei dos deficientes. Eu também tenho o mesmo problema e já consegui tanto o IPI quanto o ICMS.

  • Antonio Carlos

    Ola, boa noite, sou portador de deficiencia fisica, causado por acidente de trabalho com erniação na coluna lombosacra, e servical, e hoje me encontro afastado do trabalho por tempo indeterminado ja tenho os laudos periciais constatando a minha incapacidade para o trabalho, e gostaria de saber de vsa, se eu tenho este direito de adquirir um veiculo novo baseados nas leis de deficientes, e quais são as porcentagens por lei adquiridas na hora da compra se caso comfirmada a mesma

    muito grato : Antonio Carlos .

  • Leonardo

    Ola,

    Tenho uma fillha que tem paralisia celebral.

    Nos temos esse direito de comprar carro novo com algum desconto.

    Obrigado

  • neuza

    tenho um filho deficiente auditivo com 28anos e tambem transplantado renal, gostaria de saber se ele tem direito a compra de carro com desconto e qual o procedimento?

    grata, NEUZA.

  • Dirailde

    Gostaria de saber informações sobre os procedimentos a seguir para compra de carro financiado para deficientes fisicos.

    Aguardo respostas via e-mail.

    Obrigada.

  • Dirailde

    Gostaria de saber informações ao comprar o carro financiado quais os procedimentos que o deficiente fisico deve seguir?

    Aguardo respostas pelo e-mail..

  • Leonardo

    Olá.

    coloquei recentemente uma protese de quadril direito devido a deficiencia genética e artrose grave de quadril, futuramente terei que colocar na outra perna tbm.

    consigo desconto de ipi e iof, ou nem vale a pena tentar?

    abraço

  • VERONICA DUARTE NORA

    TENHO DEFICIENCIA AUDITIVA, QUERO SABER O QUE TENHO QUEFAZER, PARA COMPRAR UM CARRO COM DESCONTO,POR ONDE POSSO COMEÇAR.

  • caiçara

    temos um carro que foi conprado em março de 2008, quando poderemos troca-lo por um novo veículo, pois pela lei antes dos 3 anos não poderemos verder o atual, como proceder se já ganhamos autorização da receita federal da isenção de ipei, providenciamos a de icms do rs.favor dar retorno de como podemos facilitar esta troca pelo modelo mais, obervação; o carro atual é um fucos 2008 automatico completo

  • marcos crispim

    ola sou portador de deficiencia fisica,causada pela ''mielite trasnversa'', quero saber se eu tenho direito a isençao dos imposto IOF,ICMS,PRA QUE EU POSSA COMPRAR UMA MOTO,JA TENHO 'CNH'PRECISO MUITO COMPRA-LA, MORRO EM UM SITO COM MEUS PAIS,TENHO IR A CIDADE PARA ESTUDAR,EU CURSO PRIMEIRO ANO,DE FILOSFIA NA UFG…………

    FICO MUITO GRATO……..

  • SOU DEFICIENTE DOS MEMBROS INFERIORES

    NÚMERO DA DEFICIENCIA M 21.8 MAIS SOU PROFESSOR A 31 ANOS DE SERVIÇO GOSTARIA

    DE COMPRAR UM CARRO, DE PREFERENCIA FIAT UNO POR QUE É ECONOMICO ESTOU JUNTANDO O DINHEIRINHO, MAIS QUERIA COM O DESCONTO DO

    GOVERNO FEDERAL. AINDA NÃO TENHO OS DOCUMENTO

    MAIS QUERO TIRAR.

    COMO POSSO FAZER?

  • Matheus Rocha

    Ola

    sou portador de dificiencia visual

    VISÃO MONOCULAR(só enxergo com o olho esquerdo)

    tenho direito a compra carro sem ou(com redução) imposto

    agradeço

    resposta por e-mail

  • SOU DEFICIENTE DOS MEMBROS INFERIORES

    MAIS SOU PROFESSOR A 31 ANOS DE SERVIÇO GOSTARIA

    DE COMPRAR UM CARRO, DE PREFERENCIA FIAT UNO POR QUE É ECONOMICO ESTOU JUNTANDO O DINHEIRINHO, MAIS QUERIA COM O DESCONTO DO

    GOVERNO FEDERAL. AINDA NÃO TENHO OS DOCUMENTO

    MAIS QUERO TIRAR.

    COMO POSSO FAZER?

  • Cesar

    Qeria saber qual carro 0K popular semiautomatico es el melhor e mais barato para comprar.

  • BOA NOITE EU SO QUERO SABER POQUE VOCES NAO MIN RESPONDE A MINHA PERGUNTA EU SOU ROBERTO LOPES E GOSTARIA DE SABER SE TENHO CONDICAO DE CONDUZIR O CARRO E QUE TIPO DE ADATITACAO EU DEVO FAZER OBRIGADO E ESPERO RESPOSTA NESTE SITE OU NO MEU EMAIL RL.RODRIGUES2010@BOL.COM.BR

  • lowrj

    só quero saber uma coisa… AFINAL DE CONTAS, O DEFICIENTE PODE OU NÃO EXERCER ATIVIDADE REMUNERADA?

  • chara

    só gostaria de observar que o tempo que o veiculo nao pode ser vendido não é mais 3 anos e sim 2 anos.

  • oduvaldo

    gostaria de saber se tem carro pra defiçiente somente pela perna esquerda do lado da enbreagem

  • Fátima Lage

    Boa tarde!

    Gostaria de saber onde tem empresas especializadas em adaptação de carros para deficientes físico.

    Moro no Rio de janeiro.

    Desde já muito obrigada.

    Fátima Lage.

  • Priscila Josiene

    Ola, bom dia.

    Eu sou portadora de uma deficiencia desde quando nasci, tenho 21 anos e gostaria de comprar um carro, e fiquei sabendo que posso fazer isso e ainda ter um desconto, isso e otimo pois tenho que fazer fisioterapia 4 vezes por semana.

    Quais são os procadimentos que tenho que fazer? Por favor me responda.

  • brigida

    Meu marido sofreu acidente de moto há 16 anos, com 2 pinos no tornozelo esquerdo, hoje apresenta artrose, e tem flexão plantar mínima, gostaria de saber se pela limitação de movimento e dor ele tem direito ao benefício, e se ele perde a habilitação para moto,obrigada

  • outa tentativa roberto lopea boa noite eu tive um avc isquemico eu gostaria de saber se eu mesmo posso conduzir o carro e que tipo de adapitacao devo fazer grato pela atencao agradeco muito

  • roberto lopes

    boa noite eu tive un avc do lado direito e qui altera a fala eu gostaria de saber se eu posso conduzir o carro e qui tipo de adapitacao eu terei de fazer no carro

  • Alzy Lopes

    Eu tenho artrite reumatoide que me incapacita bastante e meu marido é transplantado cardiaco, nos temos direito a comprar um carro automatico com deconto?

    • Mauricio Cruz

      Olá Alzy. também tenho artrite reumatóide queria saber se vocÊ conseguiu o desconto.

      Grato

  • Daniel Fernandes

    boa noite, tenho defifiencia auditiva bilateral profunda, e gostaria de saber quanto de desconto eu teria na compra de um carro zero.

  • UDIELLY FUMIAN

    gostaria de saber se posso ter disconto na compra de um carro,por que tenho artrose na bacia(falta de cartilagem que provoca disgaste dos ossos e diferença de 3mm por consequencia desse problema)Tenho todos os exames que comprovam o problema.

    Onde posso dar entrada e recorrer a esse desconto?

    Obrigado e espero respostas.

  • SUSANA FRIEDRICHS

    ola tenho uma filha deficiente auditiva surdez profunda e ela gostaria de comprar um carro então gostaria de saber se ela tem direito a algum desconto especial??

    desde ja agradeço

  • Leandro

    Novo Palio ELX Dualogic 1.8 Flex 2010 "novo", Inversão do acelerador à esquerda.

    Teresópolis, Petrópolis ou Rio de Janeira ???

  • EDERVAL

    GOSTARIA DE SABER O PERCENTUAL DE DESCONTO NA COMPRA DE UM CARRO ZERO: IPI, ICMS, E IOF. SOU DE SANTA CATARINA. OBRIGADO.

  • Edson Ouriques

    Ola ,em dezembro de 2007 sofri um grave acidente de transito, tive com isso que passar por uma amputação transtibial(PERNA ESQUERDA). Logo apos descobri que tinha direito de comprar um carro com isenção do fisco (impostos federais e estaduais), Então comecei a buscar por meus direitos, Não foi facil frente a burocracia que encontrei, mais não desisti pois é um direito meu, e frente a essa burocracia muitos desistem, mais quero deixar aqui para voce que esta lendo esta mensagem um recado; não desista pois é um DIREITO SEU, SIGA EM FRENTE. Demorou em torno de uns 4 ou 5 meses, mais eu consegui, fui ate uma concessionaria peugeot e la me ajudaram e me orientaram de como eu devia agir, e fiz como me orientaram, Até que comprei um Peugeot 207 SW Automatico.

    Não desistam ,sigam em frente ,pois é um direito nosso, Muitos farão com que voce desista.mais busque seus direitos.

  • Matos

    Pessoal, não adianta perguntar aqui se tem ou não direito a ISENÇÃO de impostos (NÃO é desconto), o interessado deverá procurar o DETRAN de sua cidade ou um médico perito de Banca Especial, ou seja uma clinica especializada do Detran para avaliar a condição física de cada um, caso sim ele vai emitir um laudo médico específico para isso.

    Aqui ninguem tem condições de avaliar isso ou aquilo.

    Obs. Sou dEficiente físico e sei como é isso.
    http://www.deficiente.com.br
    acesse para mais detalhes.

  • Ramon

    Boa tarde. Minha mãe tem deficiencia do lado esquerdo do corpo devido a um AVC, a mesma vendeu um terreno e quer comprar um carro no caso dela que não dirige, e precisa de netos ,filhos e noras e quem tiver disponivel para leva-la para passear , ir a igreja ,fisioterapia e médico. Qual a taxa de desconto aplicavel neste caso. Obrigado pela atenção. Ramon

  • Valmir

    Prezados,

    Gostaria de informações a respeito de isenção de impostos para compra de veículos automotivos para deficiente auditivo. A deficiência auditiva severa gera esses direitos? De quais impostos e como fazer para adquirir um veículo?

    Obrigado.

    Valmir

  • ana paula da silva

    PRIMEIRAMENTE, SE FAZ NECESSSÁRIO PARABENIZAR O SERVIÇO EFICIENTE PRESTADO POR ESSE SITE.(GOSTARIA DE FAZER UMA PERGUNTA). NO ANO DE 2001 TIVE UM ACIDENTE DE MOTO, FAZENDO DE IMEDIATO MINHA 1ª CIRURGIA, HAVENDO RESECÇÃO DA CABEÇA DO RÁDIO NO BRAÇO DIREITO,2 ANOS APÓS FIZ 2ª CIRÚRGIA,RESULTANDO EM LIMITAÇÃO PARCIAL,COM PERDA DE FORÇA AGRAVADA DO MEMBRO SUPERIOR,ENCONTRANDO-ME MUNIDA DE LAUDO DO IML DE RECIFE PE. SENDO ASSIM GOSTARIA DE SABER SE MEU QUADRO, QUALIFICA DEFICIÊNCIA PARA OBTER O DESCONTO DOS 30% NO CARRO ZERO

  • daniel peres

    eu sou deficiente fisico da mao direita tenho 30% de desconto ne um carro zero é,eu tenho 18 mas para comprar esse carro tem q ter carteira estou aguardando ok a resposta.

  • LOWRJ

    é meu caro, vc alem de ser hengenheiro vai ter q. entender de leis e medicina. tantas perguntas obvias, poderiam ser evitadas. boa sorte.

  • renan andrade

    quero saber se existe limite de valor para a compra do veiculo para portador de deficiencia. se existir qual a legislação vigente…

  • jose fernando

    fiz uma osteotomia do joelho direito

    dia 04/11/09 estou fazendo fisioterapia

    tenho 57 anos gostaria de saber se tenho direito de comprar um carro automatico

    e se tem prazo para isto

  • Ribeiro

    Gostaria de saber, deficiente fisico, com ortese ( Obs. na CNH = condutor com correção )qual o desconto que tem? IPI, ICMS e IOF ou so IPI?

  • Fernanda

    Ola, gostaria de saber se um deficiente auditivo tem o direito de adquirir um carro com esse desconto que e consedido para pessoas portadoras de deficiencia?

    Grata pela atenção.

  • jotamaks

    tenho um filho deficiente por ser muito obeso é dificil a locomoção.. pensei em adquirir um veiculo com essas insenções que o deficiente tem, mas como ele é aposentado com 1 salario minimo acho que não consigo, mas a familia está disposta a ajudar no pagamento das parcelas.. será que consigo finaciar? como fazer? eles pedem varios documentos como por exemplo,Comprovação de contribuição com INSS,Comprovação de contribuição com INSS dele…alguem poderia me ajudar com essas duvidas? agradeço muito..

  • Maria Leovânia

    Boa noite, sou prtadora de deficiencia física, eu posso comprar um carro e depois mandar adaptar? Ou tem como comprar um carro adaptado direto da fábrica? Se sim, o que devo fazer? Eu ainda não tenho CNH, será que posso comprar o carro, mandar adaptar e depois tirar a carteira? Por favor, se vocês poderem me orientar e ficarei grat.

    De já muito obrigada, ficarei aguardando uma resposta.

  • Arley Rocha

    Tenho desgaste na cabeça do femur bilateral, não operei porque os medicos dizem que quanto mais eu aguentar sera melhor, estou aposentado por invalidez a 13 anos, sinto dores para me locomover em percurso mais longos então peço se alguem pode me informar eu tenho direito ou não para comprar um carro com desconto, minha carteira e normal pois poço dirigir qualquer carro sem problemas, pois estando sentado não sinto dor.obrgado meu email :arley.darocha@gmail.com

  • leda vieira

    SOU PROFESSORA DE LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO PARA PESSOAS SURDAS, É INCRIVÉL QUE ESSES DEFICINETES NÃO ESTÃO INCLUSO NOS GRUPOS DE DEFICIENTES QUE TEM ISENÇÃO.

    Já Formei 600 pessoas surdas, elas tem sua CNH E desejam comprar um veículo 0KM E não conseguem descontos. Para o surdo o veículo 0KM é importante, pois são mais dificiéis de quebrarem e a 1ª coisa que percebemos nos veículos quando estão com problemas e o barulho, para surdo é difícil. ENTÃO por isso precisa de um veículo com uma menor possibilidade de terem problemas. Vamos crer que alguma consecionária tenha uma forma de conseguir um desconto. S´no Rio de Janeiro são mais de 500mil surdos. Agradecida

    LEDA VIEIRA- PROFESSORA DETRAN

  • Andre

    Gostaria de saber qanto pode chegar a porcentagem de desconto que uma pessoa com problemas mentais pode ter pra comprar um carro zero.

  • valdir

    Boa tarde,

    Srs

    Sou deficiente físico (ausencia do polegar direito – nascença), minha CNH possui nas observações: APTO APESAR DA DEFICIÊNCIA, VEDADA ATIVIDADE REMUNERADA, gostaria de saber, se essa observação em minha CNH é suficiente para obter os descontos por lei ou não???

    Se não for suficiente para os descontos, qual o procedimento para adquirir os descontos para a compra de um carro zero???

    Gostaria de receber as informações detalhadas sobre todo o procedimento e local onde preciso comparecer, sou de São Paulo – CAPITAL.

    Obrigado,

    Valdir.

  • Empresa Especializada na obtenção de isenções para pessoas com deficiência na baixada santista.

    consulte-nos para mais informações.

  • Irlando Freire

    Nasci com os pés tortos, doença cuju código é Q66.0. Gostaria de saber se tenho direito de concorrer a vagas de deficiêntes físicos em concursos e de isenção de impostos na compra de um carro, mesmo eu que já tenha feito cirurgia para correção…

    Irlando

  • eu gostaria de saber qual os procedimentos para mim obter um carro, por que minha esposa é paraplegica e eu trato ela na AACD ela recebe um auxilio doença no valor de um salario minimo, eu gostaria de obter um carro que tenha condição facilitada para levar cadeiras de rodas por que os carros populares não oferecem condições, por exemplo: uma doblo, um bongo, mais ou menos desse tipo que tenha ar condicionado para que o deficiente ao ser levado para os tratamentos possa usufluir de um pouco de conforto. e também gostaria de saber que beneficio o deficiente tem para obter esse carro e desconto, nós teriamos condições de pagar até 450,00 por mês, o que vocês podem fazer para nos ajudar para obtermos esse carro! desde já agradeço e espero repostas! obrigado!

  • eu gostaria de saber qual os procedimentos para mim obter um carro, por que minha esposa é paraplegica e eu trato ela na AACD ela recebe um auxilio doença no valor de um salario minimo, eu gostaria de obter um carro que tenha condição facilitada para levar cadeiras de rodas por que os carros populares não oferecem condições, por exemplo: uma doblo, um bongo, mais ou menos desse tipo que tenha ar condicionado para que o deficiente ao ser levado para os tratamentos possa usufluir de um pouco de conforto. e também gostaria de saber que beneficio o deficiente tem para obter esse carro e desconto, nós teriamos condições de pagar até 450,00 por mês, o que vocês podem fazer para nos ajudar para obtermos esse carro! desde já agradeço e espero repostas! obrigado!

  • oi queria saber se é só para carros novos ou tambem para carros usados e os descontos são oa mesmos ou variam de acordo com o ano do carro.

    tenho 21 anos já tinha que ter visto isso já ou ainda posso. abrigado

  • Rodrigo

    Olá, gostaria de saber do desconto para deficiente pois sempre sofri com problemas renais e recentemente fiz um transplante renal.

    Queria saber se me enquadro no beneficio para receber o desconto na compra de carros novos.

    Se alguem puder me responder eu agradeço.

  • edson freire de souz

    eu queria saber como eu tiro a minha habilitação

    eu sou deficiente do braço direito?

  • giovani

    meu email é gr_vb@hotmail.com e gostaria de saber se tenho possibilidades de comprar um carro adaptado, tenho dois pinos, um em cada femur ligando-os a baci. depois que tirei a carta que foi recentemente, percebi dores no pé direito. tenho movimentos limitados depois da cirurgia, mas não sei se aplicam-se ao desconto. como faço pra saber se tenho direito???

  • Fernando Hessel

    Olá!!!

    Sofri um acidente de moto e fiquei com sequelas…

    Tenho 4,6 centimetros de diferança de uma perna para a outra, coloquei placa e parafusos no femur, coloquei placa no osso radio do braço e tenho uma media limitaçao de supinação no braço esquerdo. Continuo dirijindo…

    Tenho direito do descontos de 30% para compra do carro novo?

  • Joana

    Boa tarde, já fiz algumas pesquisas, mas até agora não consegui uma informação concreta. vim cá ter e gostei da matéria que vi e de como tentam ajudar as pessoas. Eu, sou uma pessoa não portadora de deficiencia, e gostava de saber se posso conduzir o carroque é adaptado para o meu pai que tem uma deficiencia motora. Ele comprou o carro com desconto devido à deficiencia. obrigado. aguardo resposta.

    joananeto.pant.pf@hotmail.com ou neto03@sapo.pt

  • nilda

    quem tem câncer de mama, com retirada da mesma, tem direito sim, a tia do meu cunhado que mora em Brasilia já adquiriu 3 veículos com insenção, a cada 2 ou 3 anos. procure seus direitos… afinal, já não é fácil viver com esta doença, é mais que justo…pois a pessoa portadora de câncer trocaria qualquer benefício pela cura, te garanto. sou deficiente auditiva, usuária de aparelho auditivo… e a lei deixou de mencionar sobre esta deficiência, é como se ouvido ficasse fora do corpo e não contasse como deficiência física, mas para o mercado de trabalho, carteirinha de passagem interestadual, e passe livre de õnibus, é contada. mas já vi sobre uma emenda incluindo-a. vou atrás dos meus direitos, estou tirando cnh. e com certeza preferiria ouvir como vcs, a ter tais benefícios, nós já somos privados de tanta coisa… vamos em busca de algo para amenizar nossas limitações, e abaixo os egoístas…

  • CHRISTIANE

    gostaria de saber se posso adquirir um carro, tenho um filho tem Paraparesia Crural, por prematuridade. CID G80

  • Cesar

    Gostaria de Saber se Dificiente Auditivo tem direito a desconto na compra de um carro novo???

    qual é a %..?

    Tenho uma deficiencia no ouvido direito de quase 100%

    Aguado retorno

    Grato

    César

  • Olá.
    Gostaria de sugerir a consulta do Blog no link http://blogandosemrins.blogspot.com onde consta detalhadamente todos os passos para aquisição de veículos adaptados e, portanto, com os descontos previstos em Lei.

  • jucelita dos santos

    ola! fiz uma cirurgia e tive tranbose venosa profunda , não posso mais fazer esforço fisico e estou tida como deficiente. tenho cnh comum,

    dirijo qualquer carro, mas tenho que ser um carro idramatico, para não fazer força na minha

    perna.obrigado.

  • No caso de dependencia do deficiente qual o descontos existem?

  • Ivania

    Bom dia. Meu marido tem um problema de nascencia, ele nasceu com a mão esquerda defeituosa, sem o dedo do meio e o polegar grudado no anelar, ele não tem o movimento nesses dois dedos.

    Bom ate hoje isso não o impediu de nada, ele trabalha como soldador, e não tem nenhuma dificuldade.

    Nenhum dos documetos dele consta esta deficiencia, nem a CNH. Ele pode colocar essa deficiencia na CNH dele agora, e procurar os descontos?

  • eduardo ferraz de jesus

    ola…
    perdi a perna esquerda pra cima do joelho num acidente queria comprar um carro vc tem um modelo de carro barato para indicar pra mim e qual o procedimento q devo tomar para iniciar uma compra?
    tenho habilitação mais fiz antes do acidente agora tenho q tirar outra?

  • MARCIA GIMENES

    ESTOU NA DUVIDA

    SE A PESSOA DEFICIENTE E MINHA FILHA DE SEIS ANOS E SOU EU QUEM VOU DIRIGIR PORQUE TEM QUE ADAPTAR O CARRO?

    OBRIGADA

  • Igor Leonardo

    Boa tarde,

    em conversa com a minha avó que ja tem 74 anos e não dirige, surgiu o assunto dela adquirir um carro para que possamos ir e voltar com mais facilidade.

    Ela teve cancer de mama e retirou um dos seios, e em conseqencia disso o seu braço direito cria soro, e é muito inchado e dolorido, por este motivo ela é aposentada desde que fez a cirurgia.

    PERGUNTA. Esse tipo de limitação entra no critério destes descontos?

    Tem problema ela nao ter habilitaçao?

    Li que em alguns casos demora para se obter os descontos, qual seria esse prazo?

    desde já agradeço a ajuda.

  • Jaisom Moises

    Bom dia,

    Gostaria de tirar uma dúvida, tenho sequelas de um açidente no braço esquerdo quebrei em quatro lugarese tenho 3 platina com 18 parafusos que me dificulta alguns movimentos e tbm fiquei com

    sequelas na clavícula onde tenho 70% de incapacidade de movimentos comprovado em laudo iml,mas dirijo sem nessecidade de adaptação, somente prescisa ser direção hidraulica,tenho direito aos descontos???

  • DANIEL

    se alguem puder me ajudar ficarei grato meu relato esta acima, meu email é danielsilva.pe@uol.com.br.

    grato

    DAniel

  • DANIEL

    Boa noite, gostei do site e bem como da materia que li, preciso de uma ajuda se possivel, sou portador de deficiencia fisisca, tenho um corolla e minhas isenções ira vencer agora em 20/12/09 onde irá completar 3 anos de uso, só que estou querendo adquirir outro corolla o novo modelo hoje ele esta 69.000 e com a retomada do IPI em novembro ele passará dos 70.000 permitido por lei, gostaria de saber se á algo que possa fazer para antecipar e adquirir o caro antes do vencimento, ficarei muito grato de uma ajuda. Um gde abraço

    Daniel

  • Rodrigo

    Meu pai tem artrite reumatoide e necessita de um carro automatico mesmo a habilitação dele sendo normal ele tem direito a alguma isenção de imposto sobre a compra do carro?

    Grato

  • sergio

    Olá. Estou operadado de 2 hernias de disco há 20 dias. Coloquei 06 parafusos. Tenho direito e como faço pra comprar um veículo adaptado, pois incomoda muito para dirigir na região lombar? Quem pode me ajudar?

    Obrigado

    Sergio

  • uesley

    minha é paraplegica meu pai e ela mora na roça ele é quem dirige o carro pra ela eu quero saber se dá pra ela comprar um carro com o desconto de 30%.
    Mande a resposta para:jhonathan_c_s@hotmail.com
    Uegente
    obrigado

  • fabricio rodrigues

    boa tarde gostaria de receber por e-mail como que eu faço para adiquerir o primeiro carro zero pois sou portador de deficiencia fisica,quais sao os primeiros passo moro em Porto Alegre QUE DEVO PROCURAR PARA DAR INICIO NOS PAPEIS.

    AGUARDO RETORNO

    ATENCIOSAMENTE,

    FABRICIO RODRIGUES

  • sidney cordes

    bom amigos tenho todas as isenções e nao achei nenhuma financeira que saiba usar a carta de isenção do iof, alguem sabe.. obrigado

  • Felipe Quintã

    Boa tarde!

    Sou casado e meu cunhado de deficiente(sindrome Down) e depende de condunção para se locomover.Quais os procedimentos que devo fazer para tirar um veículo novo?

    Atenciosamente,

    Felipe

  • noeli

    oi gostaria de uma informaçao, como proceder como um filho menor de idade paraplegico, documentos ,e quais insençoes para compra de um carro novo…. obrigada

  • Leandro S. Mendes

    Tenho Artrose CID M199 no pé esquerdo diagnosticada por médico particular onde pedi esse laudo para levar ao médico do Detran/SP. Com isso o médico do Detran já me concede Laudo para dar incio ao processo de isenção?

    E depois da CNH com as indicações só poderei dirigir automoveis com a indicações ou terei problema se estiver dirigindo um veículo normal?

    Agradeço desde já.

  • FABIANA

    gostaria de saber se posso comprar um caro zero com desconto meu filho e deficiente visual , quais os direitos que tenho?

  • André Madruga

    Olá,gostaria de saber de vocês se alguem aqui possui o cid c40.2 e quais as adaptações foram necessarias no carro para um deficiente com esse cid especifico, utiliza-lo.

    Entrei em contato com algumas concessionárias,mas algumas delas só oferecem alguns dos veiculos com o desconto p/ deficiente.

    Alguem sabe quanto custa adaptar o veiculo?

    por exemplo compro um veiculo com câmbio manual e faço a adaptação pra ele ficar automatico.

    será que vale a pena?

  • José valdair

    Sofri um acidente e perdi a musculatura da panturrilha, e partes do movimento do pé e anda encontro em tratamento a para recostituição da tíbia,trato a 525km da minha cidade, queria comprar um Uno mille, gostaria de saber se eu tenho o direito de descontos dos imposto.

  • Tania Neiva

    Fiz uma cirurgia de artrodese de coluna vertebral(correção de desvio de 90 graus). Tenho direito a comprar carro com desconto?

  • leonir

    sou deficiente fisico (amputei a perna esquerda e perdi todos os movimentos do braço esquerdo)quero comprar um gol g5 1.6power . qual o total de desconto em porcentagem vou ter . gostaria que me ajudasem . se souberem enviem para meu email kukifrizon.laf@gmail.com estarei aguardando muito obrigado.

  • leonir

    ola.sofri acidente de moto tive que amputar a perna esquerda e perdi todos os movimentos do braço esquerdo! eu tinha cnh normal. pretendo comprar um (gol g5 1.6power) queria saber qual sera o total da porcentagem de desconto (chega os 30%) e se as adtaçoes estao encluidas no desconto ou tenho que pagar para quem fizer (ou vem adpado de frabrica)se puderem me ajudar enviem para meu email kukifrizon.laf@gmail.com muito obrigado estarei aguardando . abraços.

  • WANDER

    ALGUEM SABE QUEM ADAPTA CARRO PARA DIRIGIR COM OS PES.

    OBRIGADO

  • Elaine

    Meu pai tem 80 anos, fraturou 1 fémur há uns dez anos e a pouco mais de 2 anos fraturou o outro, o que o tornou um cadeirante, uma vez que sua locomoção é limitada. Sou responsável pela sua locomoção. Para esse tipo de situação eu conseguiria esses descontos possíveis para deficientes? E o carro deve ser comprado no meu nome ou no nome dele? Muito obrigada pela atenção. Um abraço.

  • everton

    i gual carro qui eu tenho direito

    i aminho defisimsia

    é osos de vidro

  • everton

    eu ganho só 500 reais da para eu com pra um carro

  • Rubens Sommer Jr

    Sou portador de perda auditiva bilateral moderada e profunda, gostaria de saber se neste caso tenho desconto na compra de um carro zero, qual o desconto e como proceder neste caso especifico.Obrigado

  • Renata

    Estou a procura de um carro para meu pai que é deficiente físico, porém não consigo comprar o carro que ele escolheu. As concessionárias na minha cidade me passam uma lista com os carros que eles vendem para deficientes. Ou seja, mesmo se o carro não ultrapassar o teto de 70.000 reais, me é negada a escolha. Por que deficiente físico não pode ser tratado como os outros consumidores? Afinal quem dá o desconto é o governo, não é? Qual é a diferença para a montadora? Alguém mais já passou por esta situação?

  • Carla

    Olá…

    Tenho uma irmã com Paralisia Cerebral, ela não anda e nem fala, é totalmente dependente dos nossos pais, gostaria de saber quais os reais direitos dos responsáveis por ela na aquisição de um carro novo, sendo os impostos e os discontos, e se ha diferenças nos estados onde for adquirido o carro?

    Obs: Residimos no Pará.

  • Jhony Lopes

    Por favor, me informe o seguinte:

    Muitos dizem que o carro popular tem pouco desconto. Mas, se o deficiente físico tem ISENÇÃO dos impostos( IPI,ICMS,IOF ). Isso dá-se a entender que se torna zero de impostos. Então, por que, o desconto se torna insignificante.

    Por exemplo, um carro que custe R$ 25.000,00 , sairia quanto para o deficiente?

    Desde já ,

    agradeço,

  • Rosana Zilio

    Bom dia.

    Tenho uma irmã dificiente, de 53 anos gostaria de saber que tipos de beneficios ela pode ter, para compra de carro,etc. para sua locomoção. Pois sou sua Tutora..

    Gostaria de saber sobre do que ela tem direito.

    Aguardo seu retorno

    Grata/ Rosana

  • matheus

    Ola

    gostaria de sabe

    quem tem visão monocular tem direito a quantos % de desconto na compra do carro zero?

    aproximadamente

    entre

    R$50.000,00

    R$60.000,00

    Obrigado !!!

  • Daniel

    vou comprar um carro usado entre a ano de 1993 a 1998, tenho o desconto de alguma destas taxas? pois sou deficiente e vou comprar a vista

  • Fernando José

    Sou deficiente fisico, tenho habilitação mas não esta a observação de deficiente fisico, tenho laudo médico do SUS por tempo indeterminado, pergunto posso comprar um carro com isensção dos impostos e minha deficiencia e amputação traumática do 3, 4 e 5 dedo da mão direita autura da falage distais did 10 s68.2

  • Balbino Soua Pereira

    Preciso comprar um carro com insençao dos impostos previsto na lei, pois sou deficiente físico e preciso de um automovel para me ajuda a ir ao trabalho, por isso, preciso de mais informações para efetuar está compra. Preciso tambem saber qual o prazo máximo dos tramites legais a compra do carro e também se as adptações são feitas pela fabrica.
    Balbino Souza – itamarati-ibirapitanga-ba.

  • Renata

    Olá, tenho hernia de disco locarlizada entre as vertebras L5 e S1 (região lombar). Isso me impossibilita dirigir por mais de 15 ou 20 minutos em um carro com câmbio manual.

    Será que eu poderia obter desconto para a compra de um carro automático?

  • SILVANIA SOARES

    OLÁ TENHO ESCOLIOSE TORNO LOMBAR COM DIMINUIÇAO DO TORAX.AINDA NAO PEGUEI MINHA CNH DEFINITIVA COMO FAÇO PARA COLOCAR ESTA OBSERVAÇAO NA NOVA CNH E SOLICITAR UM EXAME NO DETRAM AQUI DE PE E ASIM PODER TER DIREITO AS INSENÇOES E DESCONTOS NA COMPRA DO MEU VEICULO?QUAIS OS DOCUMENTOS E FORMULARIOS E ONDE CONSEGUILOS E DAR ENTRADA.AGRADEÇO DE CORAÇÃO.

  • Fernando Frey

    Olá. Tenho deficiência mental leve, onde foi diagosticado que possuo traços de autismo. Futuramente se pretende aquirir um carro com isenção de impostos. Mas quero dirigir, e pretendo obter minha CNH. Com a minha deficiência, não há problema nenhum em obter a CNH? Obrigado

  • Marcelo

    Olá pessoal

    Para maiores dúvidas consultem a documentação e formulários necessários para adquirir os descontos :

    http://www.mpdft.gov.br/sicorde/veiculos.htm

    As dúvidas acima, somente possuem o direito à descontos :

    – Pessoas com Deficiência Fisica

    – Pesoas com Deficiência visual

    Auditivos e outros (não possuem direito)

    Abraços a todos e boa sorte !

  • Monyke Sakamoto

    Olá….

    Minha mãe tem cancer no ileo esquerdo, o que dificulta seu caminhar, está passando por tratamento. Ao renovar a cnh dele o medico a encaminhou para uma junta medica especial para avaliar sua situação, assim ela o fez, realizou os exames o qual os medicos rebaixou a categoria dela para apenas "B", colocou a observação de necessidade de veiculo automatico, e ira conter na cnh a obs, de condutor com deficiencia,sendo assim minha mãe tem direito aos descontos oferecidos para aquisição de um veiculo? se tem quais são? e que devo fazer para requerer os mesmos.

    Desde já acgradeço a atenção.

    Obrigado!!!

  • Ana Claudia Silva

    Bom dia!Eu fiz mastectomia com esvaziamento de axila, e tenho um filho de 20 anos, portador de deficiencia, encefalopatia crônica não evolutiva dependente da família para sempre,não tenho comprovante de renda,não pago inss.

    Não recebo beneficio dele está na justiça,vou tentar o meu também.Outra pessoa pode financiar o carro para mim,como uma amiga ou tio dele que tenha renda saindo esse em meu nome como proprietária e condutora.

    Abraços,e Obrigado.

  • jose cleilson mota

    olá!sou deficiente e minha deficiencia é; monoparesia do menbro inferior esquerdo,tenho o mesmo direito q todos os deficientes p compra de un veiculo?mais ñ sou aposentado,qua o procedimento q devo fazer para adiquirir op meu transporte com descontos?tenho q ter alguma renda de qual valor para poder eu comprar o meu transporte?tabem tenho um flho q tem paralesia celebral será q posso comprar o transporte no nome dele?pois qero cmprar justmente para transportalo para as suas fisioterapias.agdeço se me responderem o qanto antes pois preciso des transporte p meu filho.

  • olavo santos

    Olá muito boa noite eu, gostaria de saber sobre esse prazo de 90 dias para retirada das papeladas das insenções explique como funciona e se aspira algum direito como faço para reobtê-lo de volta. Também estou tirando a cnh o exame médico do detran já veio com a dificuldade no campo observação. Tenho a perna esquerda com 5cm maior que a direita adquirida por causa de uma bala perdida fraturei internamente o membro, com fixador ele cresceu 5cm e fiquei com uma boa diferença, já deram o direito que até então meados de 2003 eu iria fazer o exame de ppd normal, mas o examinador (médico)disse, que não era possivel eu ter a cnh convencional. Te peço esclarecimentos para obter o veiculo o que devo fazer para adquirilo passo a passo as duvidas são todas a gente não têm suporte nenhum para isso nos ajude por favor desde já agradeço seu grande e precioso trabalho nos ajuda bastante pois, somos largados a margem…

  • DAVISSON

    QUERIA SABER SI POSSO COMPRAR A HILLUX SW4 A ESSE DIRETO ACIMA

  • Fabi

    Se o governo estipula o valor máximo de compra de veículo para deficientes R$ 70.000,0, por que não podemos comprar qualquer veículo, somente os estipulados?

  • Luciana Oliveira

    OLÁ MINHA FILHA TEM ARTROGRIPOSE MULTIPLA CONGÊNITA QUE UMA DEFICIÊNCIA NAS PERNAS E NOS BRAÇOS ELA TEM 15 ANOS E NÃO TEM CONDIÇÕES NENHUMA DE DIRIGIR ATÉ MESMO EM UM CARRO ADAPTADO TENHO QUE SAIR MUITO COM ELA POIS ELA ESTUDA E FAZ FISIOTERAPIAS , GOSTARIA DE SABER SE ATÉ ESSAS PESSOAS QUE NÃO TEM NENHUMA CONDIÇÕES DE DIRIGIR NÃO TEM DIREITO DE COMPRAR UM CARRO NOVO COM ESSAS CONDIÇÕES ESPECIAS , POIS TER DIREITO SOMENTE DO IPI E IOF É MUITO POUCO, POIS CUIDAR DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA NÃO É NADA FACIL,TEMOS GASTOS MUITO GRANDE COM CADEIRA DE RODAS, CADEIRA DE BANHO, GOTEIRA PRA USAR NOS PÉS ESTACIONAMENTOS,GASOLINA, POIS TODO LUGAR QUE VAMOS TEM QUE SER DE CARRO E O PIOR É QUE COM CARROS DE OUTRAS PESSOAS POIS EU COMO MÃE DELA NÃO TENHO DIREITO DE COMPRAR UM CARRO COM ISENÇÃO DE TODOS OS IMPOSTOS PARA MINHA PROPRIA FILHA, ESSA LEI DEVERIA SER REVISTA ISSO TA ERRADO ACHO QUE PELO MENOS O RESPONSAVEL PELO FILHO DEVERIA TER DIREITO TAMBÉM.

  • Lina Pinheiro

    Sou deficiente fisico, tenho habilitação mas não esta a observação de deficiente fisico, tenho laudo médico do SUS por tempo indeterminado, pergunto posso comprar um carro com isensção dos impostos

  • Carlinhos

    Possuo CNH normal tenho sequelas de polimelite,uso aparelho ortopédoco na perna direita,gostaria de aquirir um carro. gostaria de saber se posso encaminhar esse pedido na consecionaria da minha cidade ou se tenho que pedir direto da GM.

  • Paloma de Oliveira

    Gostaria de saber aaonde posso encontrar alguma auto escola para pessoas com alguma deficiência

  • Antonio Lins

    Camaradas, parabéns pelo trabalho voluntário. Mesmo sem ter condições de comprar um carro, é gratificante, saber que compartilham o tempo ajudando pessoas, muito obrigado.

    Meu filho tem 16 anos é deficiente físico e visual mas decidiu que queria estudar, e vai de segunda a sexta das 19:00 as 21:00 Hs para escola, rsrsrs… ele é o maximo, mais uma vez muito obrigado.

  • Gealdo

    Possuo CNH normal, a minha deficiência e amputação de um dedo da mão e peda de movimento de outro,só posso encaminhar meu pedido depois que mudar minha CNH, pois só preciso que o carro tenha direção hidrauilica.

  • thiago

    Gostaria de saber se portadores de marcapasso também tem direito a estes descontos.

  • thiago

    Thiago Gostaria de saber se portadores de marcapasso também tem direito a estes descontos.

  • thiago

    Meu nome e Thiago e Gostaria de saber se portadores de marcapasso também tem direito a estes descontos.

  • andre alves

    boa tarde,eu sofri um acidente vai fazer uns dois meses sendo que tive a perna esquerda amputada e teria que obter um carro com o cambio automatico,eu gostaria de saber qual seria o meu procedimento para conseguir um carro desse tipo tendo esse desconto,grato pela atênção e tenha uma boa tarde.

  • Eliana

    tenho um filho que possui a Sindrome de Down, e gostaria de adquirir um carro popular para ajudar no transporte de suas terapias, que não são poucas.

    Tenho a possibilidade de adquirir o benefício dos 30% da compra do veículo?

    Grata

  • AAPREC-ASSOC. DOS AM

    Estamos em campanha para a compra de um carro para nossa associação(AAPREC)gostaria de saber qual o percentual de desconto, por tratarse de uma associação sem fins lucrativos.

    Grato

    Antonio Aroldo Araujo Barbosa

  • lidia BH

    OLA PESSOAL

    PRA FALAR A VERDADE TUDO E DIFICIL PRA UM DEFICIENTE DES A CNH ATE O CARRO ELES LIMITAO OS PREÇOS E UM DESCASO COM O DEFICIENTE AGENTE TENTA SER INDEPENDENTES O MAXIMO QUE PODEMOS OS GOVERNADORES PENSAM QUE A GENTE PEDIMOS PRA FICAR NESSA SITUAÇAO DESISTIR DO CARRO E MAIS FACIL COMPRAR UMA CADEIRA MOTORIZADA PRA MIM IR AONDE EU QUERO MAIS QUE PENA QUE VÕ PODER ANDAR SO AQUI NO MEU BAIRRO E CONTINUAR DEPENDENDO DOS MEUS FAMILIARES PRA SAIR DE CARRO

    ABRAÇOS AI TDS VCS QUE ESTAO NESSA LUTA EM BUSCA DA SUAS INDEPENDENCIA

    ESSE E MEU DESABAFO

  • eduardo

    a pessoa que é portadora de uma doença grave do coração [icc]qual é o tipo de insenção para a conpra de automovel siena 1.4 completo

  • Alexsandro Hoff

    Olá!!

    Comprei um gol ano 92. Porém comprei no nome de minha sogra por ter que realizar o financiamento. Após Realizei as adaptações que são Acelerador e Freio na mão direita.(pois tenho a perna direita amputada por doença).

    Gostaria de saber se tenho direito a o dsconto do IPVA e como o faço?

    Desde já Obrigado!!

  • Joséfa

    Olá, depois que eu comprei o carro eu tenho o direito de recorrer, ou já era não se tem mais possibilidades de ganhar tais discontos apresentados assima? Tenho paralisia infantil e não sou condutora!

  • cleonice

    MEU PAI TEM DEFICIENCIA FISICA E CARDIACA.tem consultas medicas em outra cidade e sempre tem que contratar transporte de terceiros.Agora quer fazer um consorcio de for KA no valor de R$ 22.900.A minha pergunta é por quanto ficará o valor desse carro depois dos descontos para deficiente fisico?Sou filha dele e sempre lhe acompanho a médico, esse consocio deve ser feito no nome dele ou no meu para obter os descontos?

    Desde já o meu muito obrigado.

  • Leandro Pereira dos

    Gostaria de saber se deficiente auditivo tem direito a comprar um carro popular com desconto.

  • tiago rodrigo

    boa tarde sofri um acidente em 2001 de trabalho e quebrei minha perna direita e tenho pinos internos na minha perna ela é cheia de pinos por dentro sera q consigo tirar um carro com as vantagens de um deficiente?????

  • ana almeida

    Ha 3 anos atras era uma pessoa normal sempre dirigi,mas infelizmente nesse periodo ja fiz quatro ciurgias com protese no quadril protese nos dois joelhos e fiz uma reparaçao na tibia pois a perna estava ficando torta.Minha cnh ainda n venceu apesar de q dirijo qdo preciso sem maiores consequencias, mtos dizem q poderia haver um desgaste maior da protese o q eu n acredito,meu mal por todas essas cirurgias é artrose.Tenho algum direito tb ou nao???

  • André

    OLá, gostaria de saber se deficiente(surdo/mudo)tem desconto e de quanto seria?

  • olá, gostaria de saber se para adquerir o veiculo eu preciso antes ter acarta de habilitação, pois falei com um intrutor da cidade onde moro, e ele me falou que tenho que ter o carro para registra-lo no detran e fazer a habilitação no proprio veiculo!

    obs, o carro adaptado a ser comprado pode ser financiado ou a compra tem que ser a vista?

    Agradeço muito qualquer informação.

  • Pessoal,

    tenho uma prótese no quadril esquerdo (pois tinha uma artrose grave de quaril), porém quando fui fazer o exame no DETRAN, tanto o perito médico, quanto os instrutores que fizeram a minha avaliação, falaram que eu não tinha direito á isenção, pois tinha todas as condições de dirigir veículos sem adaptação. Não levaram em conta as minhas queixas de dores, e dificuldades para pisar na embreagem. Alguém já passou pela mesma situação e poderia me orientar o que eu posso fazer,para tentar reverter essa decisão?

    Agradeço muitíssimo qualquer ajuda.

  • RODRIGO FRANCISCO

    Gostaria de saber quais os direitos de quem tem o virus HIV, ja que o mesmo significa Sindrome da Imuno Deficiencia adquirida. Ou seja , deficiencia no sistema de defesa do organismo. Para tanto quero saber qual o direito que tenho de comprar veículos com desconto, pois acredito que me enquadro no grupo dos deficientes.

    Sem mais para o memento, agradeço

  • diogo

    gostaria de saber como eu faço para compra

    um carro qual são os documentos nessecarios

    eu tenho o laudo mais minha carteira não tem nada marcando como que eu faço

  • Olá, fui informada que pessoas com altura menor que 1,50 metros podem ser enquadradas como deficiente físicos (nanismo) na ocasião da compra do veículo novo. Isso é verdade? Qual a legislação amarra esse fato? Quais os prcedimentos devem ser adotados para que eu possa fazer valer os meus direitos? (tenho 1,49 metros).

  • kariny

    Queridos amigos, gostaria de mais informações sobre todos os passos, moro em Uberlândia/MG, fiz uma cirurgia de epicondilite de cotovelo bilateral direito(há um ano) e hoje fiz no esquerdo.Tenho um Uno s/ direção e tenho muita dificuldade de me locomover, principalmente estacionar.Meu caso é irreversível e soube por pessoas q já foram beneficiadas, q existe a possibilidade de obter c/ desc. carro c/ direção hidráulica e hidramática o q p/ mim,não dispõe de verbas,pois preciso trabalhar.Sei q pelo médico não haverá problemas c/ tal laudo, mas não sei por onde onde começar, fico grata em contar c/ ajuda de vcs.

    Que Deus os abençoe,obrigada…Minha carteira é do estado de Goiás onde residimos parcialmente.

  • marcelo

    minha mãe usa marcapasso e usa remedios controlados a muitoas anos e tenho que levar ela constantemente ao médico …ela tem este direito do desconto ..e si tiver pode ser um carro usado ou tem que ser um carro zero .obs ela dirigia pois com sua doença não pode mais por orientação medica ..agradeço deste já pela atenção

  • wagner

    solicito informaçoes sobre a compra de moto para deficiencia fisica se tem direito .

  • renylton

    eu gostaria de saber se os defisientes tem direito de descontos para motos ou como eu fico sabendo sobre istos

  • thaiz

    meu filho é neuropata grave,tem 3 anos e preciso de um carro para leva-lo as terapias,gostaria de saber em termos praticos um exemplo em valores do desconto na compra do carro pra ele?no caso,ele nunca podera dirigir,mas eu sempre terei que levar ele para as terapias por isso motivo compraria o carro no nome dele,os descontos serao totais ou parciais(sendo no nome dele)?

  • Diego Rosa

    Oii boa tarde !

    Meu pai e deficiente visual, ele é aposentado por invalidez. Ele esta querendo adquiri um Gol G5 Zero Km, e gostaria de saber qual a porcentagem de desconto que ele terá na aquisição deste veiculo.

    obrigado.

  • giovane luis mainard

    ola tudo bem

    queremos saber sou deficiente auditivo

    mas não consegui abrir onde eu fazer transferencia para compra carro novo,onde vou achar ex:lei desconto preço carro novo,espero me resp

  • yasmin

    sou HIV+ e gostaria de saber se tenho direito a esses beneficios, uma vez que a direção não hidraulica me é de dificel manuseio e incomoda.

    obrigado

  • Fábia Bernard

    sou deficiente fisica da perna esquerda mas eu dirigo qual quer carro gostaria de saber se eu tenho direito nos descontos a minha CNH é para qualquer carro e se terei desconto na compra de um carro zero?

  • jean

    Olá, o deficiente físico tem que ter carteira de habilitação? quais os passos que tenho que tomar?

  • Mara Braga

    sou curadora de uma pessoa deficente fisica e mental, estou a procura de um carro, gostaria de saber qto ao financiamento, se poderá ser no nome dele, quais os descontos sendo eu a condutora enfim, comecei agora a me interar desse assunto. obrigada

  • lidiane

    sou deficiente queria comprar um carro zero mais nao sou contudor tenho direito a tds os descontos dados para um contudor

  • jose antonio

    Fiquei sabendo que portadores de problemas cardíacos também são isentos de impostos.Comprei um carro novo há 10 meses,em nome de minha esposa, o ipva deste ano ainda não está pago. Gostaria de saber se ainda tenho direito à isensão do ipva . O carro tem que estar em nome do portador da deficiência?

  • carla Simone Deves

    Tenho artrite reumatóide, gostaria de saber se tenho direito aos descontos na compra de um veiculo novo.

  • Abrao r dos santos

    sou deficiente fisico meus papeis da isençao para compra carro novo ja esta na receita a dois meses e 12 dias nao me avisaram ainda sera que devo ir na receita federal para saber me responda por favor obrigado.

  • Lídia

    Possuo CNH convencional,mas adquiri uma deficiência após uma cirurgia. Gostaria de saber se será necessário realizar outro exame de direção, além do físico, para conseguir isenção de impostos. Em alguns sites afirmam ser necessário, em outros não. Por favor, se alguém ja´passou por essa tramitação, me informe. Obrigada.

  • kátia

    Minha mãe está com prótese no joelho, a que tenho direito?

  • martha

    ola ricardo!!sou mae de def.comprei um gol 87 financ,lising sera que posso pedir isenção de ipva.e qdo for trocar posso pedir as isensões por dirigir pra ela.ele tem 15 anos.obrigada

  • Sidney

    Olá Minha gente!

    Tenho acompanhado as perguntas dos internautas por esse campo de interação e perguntas sobre assusntos pertinentes a isenções e etc… Isso me chamou a atenção e me levou a lutar pelos meus direitos. Tenho uma deficiencia na perna esquerda fraturas e lesões decorrentes de um acidente ainda na infancia. Já tenho carteira como pessoa normal mas quero comprar um carro com esses descontos. Entrei no site da receita e peguei um monte de declações, mas não encontrei a parte que esclarece a quem devo encaminhar esses laudos e declarações? Espero ter sido claro. Um abraço a todos e nos falamos em breve!

    Sidney

  • ´Marlene Augus

    Tenho cinquenta anos dirijo há trinta anos e na minha habilitação não tem nenhuma, observação sobre deficiência, pois tenho apenas uma diferença de 1 cm de uma perna para outra, desde criança, o que não me atrapalha para quase nada. Atualmente tenho tido muitas dores no lado mais curto,(esquerdo) no pé, nos quadris, costa e principalmente no joelho quando ando um pouco mais, dirijo mais de 30 minutos ou pego trânsito e meus sapatos sempre estragaram rapidamente do lado mais curto.Quero saber se tenho direito a isenção dos citados impostos, para adquirir um carro novo. Se preciso trocar a habilitação, se essa troca é possível agora ou tenho que aguardar a momento da renovação, que será no próximo anos. Somente médico de hospitais público podem me fornecer esse lado? Particular não serve? Por gentileza me informe quais os caminhos devo seguir para conseguir tais isenções.

  • Minoru

    Ola…. tudo bem posso falar eu so vim aqui falar com você … porque esse gol esta tremendo ….. sabe porque mato esse carro pulta quela merda que nojo aqueles carros lindos no Somaco!!!!!

    Chamar a cobrar eu te luto com esses carros
    lindos para caraioooooo eim

    Mais Tchau !
    Beijos e Felis Páscoa Para vocês para todos
    e para o jejus e até amahã

    =*

  • Eduardo

    gostaria de esclarecer algumas duvidas; depois de um longo tempo de espera conssegui comprar o meu t~~ao necessario carro, com todas as isençoes que tenho direito. porem, na fatura da concessionaria o valor foi la em cima, o valor do palio Weekend treking nota fiscal da fabrica foi de aproximadamente 32.500,00 R$ e da concessinaria foi 38.161,00R$ a concessionaria pode acrescer o valor assim? por favor aguardo resposta.

  • rogeria cursino

    ola, tenhodesgaste na cabe;ca do femur na perna esqueda, devido a minha idade 41 anos os medicos nao querem me colocar protese, mas tenho dores horriveis e minha perna trava com certos movimentos principalmente na embreagem, gostaria de saber se sem a protese poderei adquirir um carro para deficientes.

    obrigada

  • Leonardo Vanin

    boa noite

    possuo visão monocular, inclusive consta na minha CNH, porém não preciso de nenhum tipo de adapação no carro mas não posso exercer função remunerada. Tenho direito a algum desconto?

  • lenise

    ola pessoal,

    sera que alguem de voces saberiam me falar se a papelada dessa isenção pode pedir prorrogação do prazo de validade da mesma????

    Pois minha mãe ja consegui tudo o que esta impedindo ela de conseguir o carro é o prazo, pois o carro esta para chegar so que vai demorar mais uns dia e a validade dos papéis iram vencer antes.

  • graça

    gostaria saber comodevo proceder para adquerir um carro novo com desconto sou portadorade necessidades especiais,tive polomete no mebro direito

  • graça

    gostaria de saber como faça pra adquirir um carro zero

  • Nelson Mandu

    ola ola gostei destas informações mas gostaria de saber o q faço ja q ´retendo ter um altomóvel mas não sou ablitado.

  • VALTECIR MARTINS

    ENTREI EM UM CONSORCIO E ESTAVA PAGANDO AS PARCELAS COMO UMA PESSOA NORMAL ,ISSO E CORRETO OU DEVERIA ESTAR PAGANDO JA COM DESCONTOS GOSTARIA DE UMA RESPOSTA , MUITO OBRIGADO PÓR TER UM SITE COMO ESSE PARA ESCLARECER NOSSAS DUVIDAS

  • Fernando Ferreira Sa

    BOM DIA, SOU DEFICIENTE FISICO DESDE OS 5 ANOS DE IDADE DEVIDO UMA DOENÇA DEGENERATIVA, FUI CURADO A UNS 25 ANOS E FIQUEI COM SEQUELAS ,DEDOS SEMI ATROFIADOS E UM PÉ CAIDO, MAS TENHO TOTAL MOBILIDADE COM ELES E POSSO TRANQUILAMENTE GUIAR,MAS RECEBO DO GOVERNO UM BENEFICIO DE UM SALARIO MINIMO,E AGORA CONSEGUI ME FORMAR E HOJE TENHO RENDA MELHOR, SE EU ENTRAR NESSE PROCESSO CORRO O RISCO DE PERDER O BENEFIO?. POSSO FAZER ESSE PROCESSO SEM RISCOS,POIS NÃO DESEJO SER PREJUDICADO.

  • marcos antonio

    Quero adiquirir um veiculo, desejo saber se tenho que pagar a vista o valor do carro para ter direito a isenção dos impostos?

    Posso financiar? Pois não tenho todo dinheiro.

    Obrigado

  • ALEX SANDRO DILLY OL

    Sou deficiênte fisico, quero saber como agilizar os documentos para obter a isenção do IPVA, não sou abilitado mas tenho um carro em meu nome.

    Desde já agradeço!

  • Vanessa

    Meus Pais são deficientes auditivos, eles tem direito ao desconto ?

  • Luiz Carlos

    Gostaria de saber se tenho direito a desconto do ICMS E IPVA,pq me deram desconto só do IPI.

    Na nimha CNH tem as seguintes obs:VEDADA ATIVIDADE REMUNERADA , VEICULO COM DIREÇÃO HIDRAULICA.Como sou deficente para ter um desconto e outro não.Sou do RIO GRANDE SUL.SI MR TIRAR ESSA DUVIDA FICO AGRADECIDO.

  • RICARDO

    GOSTARIA DE UMA INFORMAÇÃO EU TENHO UMA FILHA DEFIciênte e gostaria DE COMPRAR UM CARRO AQUI TEM UM FIET E FORD EU TENHO QUE ENTRAR EM CONTADO COM ELES PRIMEIRO O TENHO QUE IR NA RECEITA FEDERAL PRIMEIRO, QUALQUER MEDICO PODE ASSINAR O TIPO DE DEFICIÊNCIA SE POSSIVEL ME MANDE RESPOSTA.

  • Erivonaldo Barbosa S

    Gostaria de saber se o meu caso de deficiencia se aplica ao benefício da isenção de imposto para a aquisição do carro. Segue a descrição do meu problema: lesão na coluna lombar irreversível com capacidade das atividades laborativas de 50% reconhecida através de laudo da perícia do INSS.

  • Hildebrando de Moura

    Olá pessoal, tive paralizia infantil e minha perna ficou curta e tenho dificuldade de locomção,sou estudante universitario e fiz uma reserva dando aula com o intuito de comprar um carro para facilitar minha locomoção. fiquei sabendo que tenho direito a isenção de impostos sobre o bem.Queria uma melhor explicação. Obrigado

  • Ludmila Augusto

    Bom dia!!!

    Sofri um acidente há 13 anos e fiquei com a perna e o pé direito menor que o esquerdo e com isso não consigo mudar a perna para freiar e acelerar o carro.Queria saber qual o tipo de carro seria o melhor pra mim e se vocês tem alguma indicação de concessionarias?

  • Jonas de Mello Secch

    Olá, tive um AVC tem 2 anos, na época esatava com 44 anos de idade e dirigia e pilotava perfeitamente, só que minha abilitação venceu aos 45 anos e não pude mais renova-la, visto que fiquei com sequelas, e apesar da fiziotarapia que faço regularmente fiquei sem sensibilidade total na perna direita me imposiibilitando de dirigir e até mesmo andar com alguma dificuldades, meu trab. queria me aposentar por invalidez más como ia ser proporcional resolvi voltar ao trabalho más preciso que alguem me traga e me busque todos os dias no trabalho e isso pra mim é de uma dificuldade tremenda, gostaria de saber se posso comprar um veiculo adaptado e se assim o detran permitiria que eu voltasse a dirigir novamente, ou se eu teria que fazer uma nova abilitação?

  • Ramon strey

    Tive 1 acidente de moto e perdi parte da perna direita. Quero comprar 1 carro 0km. Gostaria de saber o desconto q tenho..?

  • NEUSA LOPES DOGNANI

    SOU PROFESSORA VIAJO 35 KM TODOS OS DIAS PARA CHEGAR EM MEU LOCAL DE TRABALHO, TENHO ARTROSE NOS JOELHOS NÃO POSSO DIRIGIR, MEU MARIDO ME LEVA TODOS OS DIAS PRA A ESCOLA.

    GOSTARIA DE SABER SE POSSO COMPRAR UM CARRO COM OS DESCONTOS, MINHA CARTEIRA DE HABILITAÇAO ESTA VENCIDA A MUITOS ANOS

  • Tenho sereios problemas e uma infinidade de auterações na coluna lombar e servical, no inicio de 2009, durante uma perecia no INSS o perito me quetionou o porque "EU", ainda não tinha um veiculo adequado para minha melhor postura ao dirigir… Fiquei sem palavras e respondi, não sabia e nenhum e ninguem no INSS neste ultoimos 8 oito anos nunca havia me comentado ou falado sobre esta possibilidade. Dirigo um carro super desconfortavel e duro. O perito me solicitou um prazo de 3 mese para que "EU" mudasse de carro…

    Agora estou correndo atrás e não acho o MALDITO carro com desconto …

    Alguem sabe como poderei localizar um DESPACHANTE ou uma associação que possa me agilizar neste processo, que me paresse ser um caminho muito complicado…

    Já tenho apenas 3 laudos medicos que me avaliam apto para obter o desconto…

    Estou a procura de uma TOYOTA COROLLA AUTOMATIC ou de BLAZER, se der para blaser!

    Por favor,

    URGENTE…

  • Wilson M.

    Minha mãe faz uma vez por semana o tratamento no hospital do Cancer em Barretos , à CNH está vencida e não está em condições para dirigir. Qual o desconto que ela pode obter na compra de um carro 0km, no caso o meu Pai for o condutor.

  • Rosa Maria A.B.Camrg

    boa noite, tenho diabetes e problemas de circulação e portanto não posso fazer caminhada e nem exercicio de impacto, não enchergo do olho direito, ja trabalhei como Taxista em SP em 1979 a 84, minha carta era profissional, como chamavam antigamente, ela venceu em 2002 e eu não renovei, pois achava que não ia passar no exame de vista, agora soube que eu posso ter minha carta novamente e até comprar um carro zero com isenção de impostos, sera que podem me informar sobre isso, muito obrigada.

  • Sonia G

    lá,

    tenho artrite reumatoide avançada, que já prvocou deformidades nas maos e apresento grande dificuldade de locomoçã (dores nos pés e jelhos). Tenho a minha força reduzido, do tipo de nao conseguir segurar nem um copo direito. Gostaria de saber se posso tirar a CNH como deficiente e ter o beneficio das isençeos de impostos na compra de carro.

    Obrigada.

  • marcio ceia

    Para quem vai comprar o carro. Cuidado ao comprar na RIO TÓKIO,pois o departamento de vendas especiais não orienta os clientes de forma correta. Desperdiçando seu tempo e dinheirona na aquisição de documentos.Na hora de faturar o carro com eles é outro sofrimento(documento estraviado,se quiser alguma informação eles não sabem de nada, ai quando voce liga para o SAC Honda, voce fica a par de tudo e eles que são concessonaria de Honda não sabem de nada). No dia da entrega do seu carro a pessoa responsavel para liberar o seu carro não esta na concessonaria e voce fica alguns dias a mais sem o carro. CUIDADO.

  • Bernadete

    Sim..marcelo…..se na carteira tiver escrito que pode ser veiculo automático ou adaptado…vc pode comprar um carro com cambio manual e depois mandar adaptar…neste caso vc deve enviar ao detran uma cópia da nota fiscal que comprove que vc colocou a adapatação.

  • Marcelo

    Olá, sou deficiente físico, possuo CNH normal, porém gostaria e tentar mudar minha CNH e comprar um carro com câmbio automático para obter as isenções estabelecidas por lei, entretanto, gostaria de saber se só posso comprar carro automático disponíveis no mercado, ou se há a possibilidade de comprar um da minha escolha (no caso um carro sem câmbio automático) e depois enviá-lo a uma oficina especializada para adpatá-lo com o tal câmbio? POIS, OS CARROS COM CÂMBIO AUTOMÁTICOS SÃO BEM MAIS CAROS E O MERCADO POSSUI POUCOS MODELOS DISPONÍVEIS

    Obrigado.

  • alan diego

    OLA, BOA NOITE GOSTARIA DE SABER, SI O DEFICIENTE AUDITIVO ACIMA DE 75 E 80 DECIBÉIS NOS DOIS OUVIDOS,TEM DIREITO EM DESCONTO NO IPVA E NO CARRO OKM,, ABRAÇO

  • marne vieira

    Olá, gostaria de saber se minha esposa quiser comprar um carro quais os descontos q ela provavelmente poderá ter na compra, ela é surda, e se tendo essa deficiência, realmente poderá comprar, ela não dirige então eu seria o condutor. desde já, agradeço pela atenção.

  • edemilton

    Gostaria de saber se quem tem protese na coluna cervical tbém tem direito parcial ou total desses beneficios ?

    Obrigado !

  • kelly albino

    Por favor gostaria de saber se o meu tem direito a este beneficio, ele tem 3 hernias de disco e tem dificuldades para andar e dirigir, ele nao pode efetuar cirurgia devido o local das hernias estar na regiao do femor e ele corria o risco de nao andar mais…ele tem direito?

    Obrigada

  • Bernadete

    Evandro…..Todas AS INFORMAÇÕES DO QUE DEVE SER FEITO CONSTA NO ROTEIRO DE ISENÇOES POSTADO ACIMA.

  • Bernadete

    VALIDADE DO LAUDO: 180 DIAS

  • Bernadete

    SOMENTE O MEDICO DO DETRAN APÓS AVALIAÇÃO PODE DIZER SE A PESSOA TEM DIRIETO OU NÃO AS ISENÇOES:

    É claro que algunmas situações sabemos que tem direito…..mas o melhor é pasasr pelo médico.

    PASSOS PARA SABER O SEU DIREITO:

    a) Você precisa pegar com o seu médico do convênio, particular, SUS, etc. uma Declaração relatando o seu problema e as possíveis seqüelas (Nesta declaração deve constar o CID do problema) .

    b) Munido da Declaração do seu médico, exames médicos do seu problema, CNH e documentos pessoais, ir direto ao Detran ou em uma clinica credenciada ao Detran e passar junto ao médico perito para reconhecimento da deficiência e o tipo de veículo ou adaptação necessária.

    c) O médico perito do Detran ou da clinica credenciada irá te avaliar e emitir um laudo com o seu tipo de deficiência e ainda no laudo irá constar o tipo de veículo ou adaptação necessária ao seu caso.

    CLINICAS CREDENCIADAS:

    SÃO PAULO

    Av. Águia de Haia, nº 835 – Cidade AE Carvalho – Leste

    Fone: 6141-3187

    Av. Celso Garcia, nº 3718 – Tatuapé – Leste

    Fone: 6942-7110

    Estrada de Itaquera, nº 2.400 – Guaianazes – Leste

    Fone: 6553-1238

    Rua Turiassu, nº 1056 – Perdizes – Oeste

    Fone:3672-2628

    Rua Duarte de Azevedo, nº 199 – Santana – Norte

    Fone: 6978-2403

    Rua Maria Cândida, nº 1.185 – Vila Guilherme – Norte

    Fone: 6901-3840

    Rua Vergueiro, nº 3.027/ 3.019 – Vila Mariana – Sul

    Fone: 5573-8177/ 5575-8975

    Rua Joaquim Távora, nº 748 – Vila Mariana – Sul

    Fone: 5573-4596

    Rua Sargento José Spessoto, nº 25 (esquina com Rua França Pinto, 1377) – Vila Mariana – Sul –

    Fone: 5572-1950 – http://www.cnh.clinicamedica.nom.br

    Av. Conselheiro Rodrigues Alves, nº 1.014 – Vila Mariana – Sul

    Fone: 5575-2149/ 5573-0561

    Av. Vereador José Diniz, nº 2.408 – Santo Amaro – Sul

    Fone: 5093-4798

  • marco antonio

    gostaria de saber se tem como ficar,isento do i p v a de moto sou deficiente fisico

    moro na cidade de itaperuna rj comprei uma moto adpitei para triciclo eu so vou andar onde eu moro nao vou pegar nenhuma estrada federal nao acho correto eu ter de pagar impostos.

    por favor me respondam o mas rapido possivel.

    obrigado

  • Jozelmo

    Eu sou portador de deficiencia fisica (Deformidade dos dedos da mão direita) não tinha o conhecimento das leis, gostaria de ser informado que tipo de carro e se posso comprar com beneficios dos descontos dos deficientes fisicos.

  • Julio Cesar Alves de

    Tenho uma deficiencia no meu lado direito sendo perna,mão e ouvido,quero saber se sou passivo do uso dos descontos para compra de um carro novo, com ipva,icms,ipi

    Obrigado

    Julio Cesar

  • edneia

    minha duvida é a seguinte: minha mãe é deficiente fisica e não possui habilitação, então queria saber se ela pode comprar um veiculo pro meu pai dirigir e que descontos ela pode obter? Tambem se ela pode comprar um carro usado com desconto ou financiar parte do novo?

  • Evandro Tiago Birck

    ola eu queria saber de uma duvbidinha…como se faz pra ganhar desconto na conpra de um carro?eu precisso de um carro adaptado!minha duvida é quais os documento tenho q ter?eu ja tenho o laudo medico e a CNH..!

    OBRIGADO PELA ATENÇAO!!

  • Adriana Costa

    Minha mãe é deficiente visual ( úlcera na córnea esquerda e nos últimos exames constatou-se a perda da vista direita. Ela tem uma renda razoável e está interessada em comprar um carro simples até 30.000,00.

    Quais seriam os primeiros passos para esta compra??

    Gostaria que me enviassem resposta urgente, para aproveitar estas promoções vigentes. Obrigada. Adriana.

  • Nayara

    Olá pessoal, realmente existe uma lei atualizada sobre da questão de deficiencia de auditivas mas nao sei se está publicada , pelo q sei que foram aprovados, também estou curiosa … sou surda uso aparelhos auditivos e possuo a carteira de habilitaçao.se forem realmete aprovados , gostaria saber onde está os artigos …para que eu possa reagir ..

    Obrigada e agurado

  • Cláudio F Sil

    Amigo sou deficiente fisico tou tirando a carteira moro em Salvador quero saber depois das insenções de ipi, icms e ipva por quanto ficaria estes carros: stilo da fiat, o fit da honda eo c3 quero saber tambem em termos de custo beneficio qual o melhor? agraderso desde ja!!!!

  • João

    Caros Amigos:

    Gostaria que me dissessem qual é o período de validade do Laudo Médico para um deficiente físico renovar sua Carteira Nacional de Habilitação

    abraços e agradecimentos

    js

  • Paulo Roberto Charla

    Olá pessoal, eu gostaria de saber se vai existir alguma nova lei deficiência auditiva para desconto na compra do carro? Eu espero que libere essa nova lei da deficiência auditivo, eu uso 2 aparelhos auditivos e sou desde nascença que a minha mãe pegou a doença rubeola durante a gravidez e possuo carteira de habilitação também. Obrigado e aguardo vocês!

  • Marta Beluco

    OLA AMIGO !

    GOSTARIA DE SABER SE ME ENQUADRO PARA COMPRAR UM CARRO ZERO , FIZ QUADRANTECTOMIA MAMA ESQUERDA COM ESVAZIAMENTO DA AXILA (CANCER) , NÃO TRABALHO , E NÃO PAGO INSS, MAS QUEM VAI PAGAR O CARRO É MEU MARIDO, EU TENHO DIREITO, MESMO NÃO TENDO RENDA?.

    UM GRANDE ABRAÇO

  • CAIRO ARAUJO

    FELIZ 2009 PARA TODOS. GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO COMPRAR UM CARRO FINANCIADO NO NOME DE OUTRA PESSOA .SOU DEFICIENTE E ESTOOU COM ALGUMAS RESTRIÇOES ,OBRIGADO.

  • Elias

    ola, minha perna esquerda é 8 centimetros menor do que a direita, causado por uma doença no femor, esta deficiencia me da o direito nestes descontos tambem, e a minha renda familhar tem que ser de quanto?

  • Bernadete

    É considerada pessoa portadora de deficiência visual aquela que apresenta acuidade visual igual ou menor que 20/200 (tabela de Snellen) no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20°, ou ocorrência simultânea de ambas as situações

  • Bernadete

    Tipo Definições:

    Paraplegia

    Perda total das funções motoras dos membros inferiores.

    Paraparesia

    Perda parcial das funções motoras dos membros inferiores.

    Monoplegia

    Perda total das funções motoras de um só membro (inferior ou posterior)

    Monoparesia

    Perda parcial das funções motoras de um só membro (inferior ou posterior)

    Tetraplegia

    Perda total das funções motoras dos membros inferiores e superiores.

    Tetraparesia

    Perda parcial das funções motoras dos membros inferiores e superiores.

    Triplegia

    Perda total das funções motoras em três membros.

    Triparesia

    Perda parcial das funções motoras em três membros.

    Hemiplegia

    Perda total das funções motoras de um hemisfériodo corpo (direito ou esquerdo)

    Hemiparesia

    Perda parcial das funções motoras de um hemisfério do corpo (direito ou esquerdo)

    Amputação

    Perda total ou parcial de um determinado membro ou segmento de membro.

    Paralisia Cerebral

    Lesão de uma ou mais áreas do sistema nervoso central, tendo como consequência alterações psicomotoras, podendo ou não causar deficiência mental.

  • Bernadete

    CONSIDERA-SE PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA:

    É considerada pessoa portadora de deficiência física aquela que apresenta alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.

    É considerada pessoa portadora de deficiência visual aquela que apresenta acuidade visual igual ou menor que 20/200 (tabela de Snellen) no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20°, ou ocorrência simultânea de ambas as situações

    COMPROVAÇÃO DA DEFICIÊNCIA:

    Para ter direito a isenção é preciso comprovar que a deficiência acarreta dificuldades, gerando impossibilidade ou dificuldade em dirigir um automóvel comum.

    Mas vá atrás dos seus direitos, pois muitas pessoas pensam que não direito, mas tem.

    Exemplo de pessoas com direito: Portadoras de câncer de mama (veículo com direção hidráulica), Pessoas com problemas na coluna ou joelho (veículo automático), etc.

    Para quem já possui CNH, deve ser feito à troca, pois é necessário que na nova CNH conste o tipo de veículo que a pessoa poderá dirigir.

    No meu caso, no campo observações da minha CNH ,menciona que eu posso dirigir apenas “veículo automático, ou veículo adaptado com característica de automático”.

  • Bernadete

    Para que quiser se aprofundar mais no assunto leia as legislações abaixo, inclusive nelas constam os formulários a serem preenchidos para as isenções de ipi e icms:

    IPI – receita federal: Devem ser preenchidos os formulários constantes nos anexos da Instrução Normativa SRF nº 607, de 5 de janeiro de 2006 (Verificar os anexos conforme o tipo da sua deficiência).

    http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Ins/

    ICMS – SECRETARIA DA FAZENDA – ESTADO DE SÃO PAULO: Devem ser preenchidos os formulários constantes nos anexos da Portaria CAT nº 51, de 28 de junho de 2005).

    http://info.fazenda.sp.gov.br/NXT/gateway.dll?f=t

  • Bernadete

    ROTEIRO PARA COMPRA COMPRA DE VEÍCULO ZERO KM COM DESCONTOS – ESTADO DE SÃO PAULO

    A legislação concede aos portadores de deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autistas, a possibilidade de isenção dos seguintes impostos:

    – Imposto sobre produtos industrializados (IPI)

    – Imposto sobre operações financeiras (IOF)

    – Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS)

    – Imposto sobre a propriedade de veículo automotor (IPVA)

    E ainda, isenção do rodízio em São Paulo.

    QUEM TEM DIREITO AS ISENÇÕES:

    Têm direito as isenções as pessoas portadoras de deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autistas.

    Os menores de 18 anos ou as pessoas impossibilitadas de dirigir, também terão direito às isenções, diretamente ou por intermédio de seu representante legal (exceto a isenção do ICMS). Porém, essas pessoas devem mencionar quem serão os seus condutores (no máximo de 3).

    CONSIDERA-SE PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA:

    É considerada pessoa portadora de deficiência física aquela que apresenta alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.

    É considerada pessoa portadora de deficiência visual aquela que apresenta acuidade visual igual ou menor que 20/200 (tabela de Snellen) no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20°, ou ocorrência simultânea de ambas as situações

    COMPROVAÇÃO DA DEFICIÊNCIA:

    Para ter direito a isenção é preciso comprovar que a deficiência acarreta dificuldades, gerando impossibilidade ou dificuldade em dirigir um automóvel comum.

    Mas vá atrás dos seus direitos, pois muitas pessoas pensam que não direito, mas tem.

    Exemplo de pessoas com direito: Portadoras de câncer de mama (veículo com direção hidráulica), Pessoas com problemas na coluna ou joelho (veículo automático), etc.

    Para quem já possui CNH, deve ser feito à troca, pois é necessário que na nova CNH conste o tipo de veículo que a pessoa poderá dirigir.

    No meu caso, no campo observações da minha CNH ,menciona que eu posso dirigir apenas “veículo automático, ou veículo adaptado com característica de automático”.

    1º PASSO: CONSEGUIR UM LAUDO DO MÉDICO PERITO DO DETRAN ONDE CONSTE À DEFICIÊNCIA E A IMPOSSIBILIDADE DE DIRIGIR UM VEÍCULO COMUM.

    a) Você precisa pegar com o seu médico do convênio, particular, SUS, etc. uma Declaração relatando o seu problema e as possíveis seqüelas (Nesta declaração deve constar o CID do problema) .

    b) Munido da Declaração do seu médico, exames médicos do seu problema, CNH e documentos pessoais, ir direto ao Detran ou em uma clinica credenciada ao Detran e passar junto ao médico perito para reconhecimento da deficiência e o tipo de veículo ou adaptação necessária.

    c) O médico perito do Detran ou da clinica credenciada irá te avaliar e emitir um laudo com o seu tipo de deficiência e ainda no laudo irá constar o tipo de veículo ou adaptação necessária ao seu caso.

    CLINICAS CREDENCIADAS:

    SÃO PAULO

    Av. Águia de Haia, nº 835 – Cidade AE Carvalho – Leste

    Fone: 6141-3187

    Av. Celso Garcia, nº 3718 – Tatuapé – Leste

    Fone: 6942-7110

    Estrada de Itaquera, nº 2.400 – Guaianazes – Leste

    Fone: 6553-1238

    Rua Turiassu, nº 1056 – Perdizes – Oeste

    Fone:3672-2628

    Rua Duarte de Azevedo, nº 199 – Santana – Norte

    Fone: 6978-2403

    Rua Maria Cândida, nº 1.185 – Vila Guilherme – Norte

    Fone: 6901-3840

    Rua Vergueiro, nº 3.027/ 3.019 – Vila Mariana – Sul

    Fone: 5573-8177/ 5575-8975

    Rua Joaquim Távora, nº 748 – Vila Mariana – Sul

    Fone: 5573-4596

    Rua Sargento José Spessoto, nº 25 (esquina com Rua França Pinto, 1377) – Vila Mariana – Sul –

    Fone: 5572-1950 – http://www.cnh.clinicamedica.nom.br

    Av. Conselheiro Rodrigues Alves, nº 1.014 – Vila Mariana – Sul

    Fone: 5575-2149/ 5573-0561

    Av. Vereador José Diniz, nº 2.408 – Santo Amaro – Sul

    Fone: 5093-4798

    2º PASSO: MUDANÇA DA CNH

    Agora que você já possui o laudo do Detran com o tipo de veículo necessário para o seu caso, você irá tirar uma nova CNH. Você deverá fazer o exame psicotécnico, pegar aulas de volante em um carro de acordo com a sua deficiência e fazer o exame de volante junto com os médicos e avaliadores do Detran. (o exame de volante é no shopping aricanduva).

    Se você já possuir uma CNH não será necessário realizar a prova escrita novamente, basta fazer o exame de volante.

    Se você conseguir passar no exame de volante de primeira, em 8 dias mais ou menos terá a sua habilitação para deficiente, onde terá uma observação do tipo de veículo necessário ao seu problema.

    AUTO-ESCOLA ESPECIALIZADA PARA DEFICIENTES:

    PAULISTANO

    Rua Acadia, 42 – Tatuapé

    Fone: 294-8433

    OLIVEIRA TELES

    Rua Antonio Caria, 18

    Guaianases

    Fone: 6855-5338

    UNIDOS

    Rua Astorga, 747

    Vila Guilhermina

    Fone: 6684-0960

    CENTTRAN

    Rua André de Almeida, 2102

    São Mateus

    Fone: 6919-8956

    ABA ACADEMIA DE TRANSITO S/S LTDA

    RUA BONSUCESSO, 334

    TATUAPÉ

    Telefone: 11 – 62250881

    MEGATRAN

    Rua Campinas do Piaui, 48

    Itaquera

    Fone: 6171-7507

    CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES CONCEIÇÃO & SALES

    R. CANÇÕES PRELUDIOS, 245

    ITAIM PTA

    Telefone: 11 – 65690668

    CFC DA PENHA S/C LTDA

    R. CAPITÃO JOÃO CESÁRIO, 274

    PENHA

    Telefone: 11 – 66466866

    METODO

    Rua Dr. Campos Moura, 98 A

    Artur Alvim

    Fone: 6742-7013

    CARRÃO

    Av. Cons. Carrão, 2.918

    Vila Carrão

    Fone: 6191-4915

    JAVAROTTI II

    Rua Cel. Luiz Americano, 275

    Tatuapé

    Fone: 2293-9793 / 2293-9956
    http://www.autoescolajavarotti.com.br

    CENTRO PAULISTA

    Rua General Feliciano Falcão, 152/158

    Vila Prudente

    Fone: 6914-1425

    BRESSER

    Rua Hipódromo, 888

    Brás

    Fone: 6695-7773

    ROBLES

    Rua Hipólito de Camargo, 194

    Guaianases

    Fone: 6554-1400

    PERCURSO

    Av. Itaquera, 3.000 – loja 03

    Jd. Eliane

    Fone: 6746-0650

    MASCOTE

    Rua Eng. Manoel Osório, 29

    São Miguel Paulista

    Fone: 6956-4566

    DAY CAR

    Av. Marechal Tito, 4.753

    Itaim

    Fone: 6566-4210

    VILA MARA

    Av. Oliveira Freire, 1.606

    São Miguel Paulista

    Fone: 6581-3170

    TRÂNSITO LIVRE

    Av. Paes de Barros, 3.466

    Vila Prudente

    Fone: 6215-4261

    VANGUARDA II

    Rua Salvador de Lima, 25

    Tatuapé

    Fone: 6941-9949

    CONDUTRAN

    Av. Sapopemba, 5.584

    Vila Guarani

    Fone: 6105-2765

    JUMBO

    Av. Sapopemba, 12.655

    Jd. Walquiria

    Fone: 6919-4600

    PÚBLICO

    Rua Sinanduva, 260

    Jd. Esperança

    Fone: 6687-0007

    TRANSCURSO

    Rua Padre Thiago Alberione, 36

    Ponte Rasa

    Fone: 6143-5291

    SABER TRAN BRASIL CURSOS TEÓRICO E TÉCNICO LTDA

    AV: PIRES DO RIO, 691

    SÃO MIGUEL PAULISTA

    Fone: 11 – 6137-1709

    CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES A MENDES LTDA ME

    RUA TENENTE AMARO FELICISSIMO DA SILVEIRA , 1326

    PQ NOVO MUNDO

    Fone: 11 – 6954-4901

    SINAL VERDE

    Rua Tomazzo, 88

    Itaquera

    Fone: 6174-1175

    CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES EVOLUÇÃO DO TATUAPÉ

    RUA HENRIQUE SERTÓRIO, 520

    TATUAPÉ

    FONE:11 – 6192-9044 / 6225-3436

    CENATRAN ITAQUERA CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES

    Av. Itaquera, 7758

    Itaquera – SP

    FONE: 11 – 6944-7444

    CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES SANCHES LTDA.

    Av. Rio Das Pedras, 1529

    Jd. Aricanduva – SP

    FONE: 11 – 6727-2293

    3º PASSO: ENTRADA NOS PEDIDOS DE ISENÇÕES DE ICMS, IPI E IOF.

    Agora que você tem já conseguiu a sua CNH para deficientes é só solicitar o pedidos de isenções de IPI, IOF e ICMS. Existem formulários específicos a serem preenchidos para cada tipo de isenção.

    Mas antes, vai procurando o carro, pois esse processo é simultâneo, ou seja, nos formulários pede alguns dados da concessionária e do automóvel que você pretende comprar.

    LAUDOS:

    – IPI e IOF (Receita Federa): Devem ser preenchidos os formulários constantes nos anexos da Instrução Normativa SRF nº 607, de 5 de janeiro de 2006 (Verificar os anexos conforme o tipo da sua deficiência).

    http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Ins/

    Receita Federal

    Rua Tijuco Preto 205 – Tatuapé

    Horário de Atendimento: 7h às 19h

    – ICMS (Secretária da Fazenda: Devem ser preenchidos os formulários constantes nos anexos da Portaria CAT nº 51, de 28 de junho de 2005).

    http://info.fazenda.sp.gov.br/NXT/gateway.dll?f=t
    Posto Fiscal (Secretária da Fazenda)

    Rua Francisco Marengo, 1932 – Tatuapé

    (11) 6676-3740

    (11) 6676-3535

    Depois de preenchidos os formulários, juntar cópias da CNH, laudo do Detran e documentos pessoais. Levar nos órgãos específicos mais próximos da sua residência para entrada nos pedidos das isenções.

    4º PASSO: COMPRA DO VEÍCULO ZERO KM

    Após conseguir as isenções, procurar uma concessionária de veículo munidos de todos os documentos necessários para encomenda do carro zero. O carro vem direto da fábrica e demora mais ou menos uns 02 meses. A nota fiscal sai faturada em nome do deficiente.

    Dependendo do tipo de deficiência, poderá ser comprado um veículo comum e colocado à adaptação em uma oficina credenciada ao Detran.

    5º PASSO: SE COMPRADO VEÍCULO COMUM

    Se comprado veículo comum, levar em uma em uma oficina credenciada ao Detran para colocação da adaptação. Depois levar o veículo em uma oficina do immetro credenciada ao Detran para emissão de laudo que comprove que o veículo foi adaptado conforme a necessidade do portador da deficiência.

    As relações das oficinas especializadas e credenciadas ao Detran para colocação de adaptação constam na Portaria CAT nº 51, de 28 de junho de 2005. Existem outras sub-credenciadas, verificar junto às oficinas especializadas.

    http://info.fazenda.sp.gov.br/NXT/gateway.dll?f=t

    6º PASSO: EMPLACAMENTO E ISENÇÃO DO IPVA

    Procurar um despachante para licenciamento e emplacamento de veículo zero Kilometro. E ainda, a solicitação junto ao Detran da isenção de IPVA.

    Será necessário juntar uma cópia da CNH, laudo médico, NF e certificado do immetro que conste a adaptação realizada, se for o caso.

    Se você preferir, você mesmo poderá fazer isso, pois não é difícil.

    7º PASSO: ISENÇÃO DE RODÍZIO E DIREITO DE ESTACIONAR EM VAGAS PRIVATIVAS PARA DEFICIENTE.

    Juntar uma cópia da CNH, laudo médico, NF e certificado do immetro que conste a adaptação realizada e levar no DSV para entrada no pedido de rodízio.

    No caso se o portador de deficiência tiver alguma dificuldade de locomoção ele poderá solicitar o direito de estacionar em vaga privativa com símbolo de deficiente (shopping, hipermercados, etc). No caso será emitido um cartão para deficientes.

    Nota: Neste caso, o portador de deficiência deverá pegar um formulário no DSV e levar para o seu médico do convênio, particular, SUS, etc, preencher as informações deste formulário.

    http://www.cetsp.com.br/

    Rodízio:

    DSV / Autorizações Especiais (DSV-AE)

    Rua Sumidouro, 740 – Térreo – Pinheiros – CEP: 05428-010

    De segundas às sextas-feiras, das 9h00 às 17h00.

    Telefones 3812-3281 ou 3816-3022.

    8º PASSO: ENVIAR CÓPIA DA NOTA FISCAL

    Enviar uma cópia da Nota Fiscal para a Secretária do Estado e para a Receita Federal, comprovando que o deficiente usufruiu a compra do veículo com as isenções.

    9º PASSO: USUFRUIR O SEU VEÍCULO NOVINHO

    Ufa! Parece difícil conseguir tudo isso, mas não é. Só é um pouquinho demorado. Para realizar o processo completo demora mais ou menos uns 06 meses. Mas não é nem um pouquinho difícil, os formulários são super fáceis de serem preenchidos. O portador de deficiência pode fazer tudo isso sozinho sem necessidade de contratar empresas especializadas, que aliás, cobram muito caro para fazer esse tipo de serviço.

    QUANTO AOS DESCONTOS:

    Quanto maior a cilindrada do veículo, maior será a isenção.

    Nota: Não compensa comprar carro 1.000, pois este tipo de veículo por ser popular, já possui as suas alíquotas reduzidas.

    Exemplo:

    IPI:

    De cilindrada não superior a 1.000cm³ desconto de 7%;

    De cilindrada superior a 1.000cm³, mas não superior a 1.500cm³ desconto de 13%;

    De cilindrada superior a 1.500cm³, mas não superior a 3.000cm³ desconto de 25%.

    Nota: No caso do IPI deve ser verificado o código NCM, pois dependendo do código a regra acima poderá mudar de 13% para 25% ou de 25% para 13%.

    ICMS estado São Paulo: Desconto de 12%.

    Então, dependendo do carro podemos ter os seguintes descontos, sem considerar a isenção do IPVA:

    Total de descontos ICMS + IPI (dependrndo do carro):

    7% + 12%= 19%

    13% + 12%= 25%

    25% + 12%= 37%

    O melhor de tudo é que, a cada 03 anos podemos vender o veículo por preço de tabela e comprar outro com desconto. Mas só após 03 anos, pois se vendermos antes deste prazo temos que reembolsar a Receita Federal e a Secretária da Fazenda as isenções obtidas.

    Exemplo: Comprei um carro de 35.000,00 por R$ 25.000,00. Após 03 anos posso vender pelo preço de tabela (R$ 28.000,00), ou seja, vou vender por um preço maior do que o que paguei e ainda posso comprar outro veículo com desconto novamente.

    Atenção: Não deixar outras pessoas dirigir o seu veiculo, (exceto menores de 18 anos e pessoas impossibilitadas de dirigir) , pois o veículo é intransferível e nos documentos do carro vem escrito que ele é intransferível. No caso, se algum comando ou blitz policial pegar, poderá multar, guinchar o veículo e o deficiente perde os seus direitos.

    Boa Sorte.

    Bernadete A Conceição

  • evandro tiago birck

    Ola sou Evandro T.Birck meu caso e o seguinte eu preciso de um carro com canbio automatico e pedalo do acelerador na esquerda!

    ai como posso saber como eu ganharia desconto na compra…de um zero?

  • CRISTIANE ALVES

    Sou portadora de doencça renal crônica CID N-19, gostaria de saber se existe algum desconto? E quais são os documentos necessário?

  • *Rodrigo de Lacerda. Geralmente a isenção de alguns impostos é concedida a quem necessita de adaptação no veículo, para dirigir. Você terá isenções, se passar por laudo médico e sua CNH conter a observação do que você necessita. Assim, poderá ir até a concessionária que lhe informará os documentos que você necessita e as isenções que serão concedidas. Obrigado!

  • *adriana gomes de oliveira, a primeira frase deste artigo lhe diz a respeito da compra para pessoas menores de idade. Sobre deficiência auditiva, recomendo que leia o comentário 30. Obrigado!

  • *João Batista da Silva, as informações que você necessita estão no site: http://www.toyotainclui.com.br/ , penso que veículos de 2 rodas também tem isenção de impostos caso o deficiente-condutor seja capaz de dirigir. Lembre-se que isenções são dadas, na maioria dos casos, para veículos que necessitem de adaptações.

  • *Neildo S. de Lima, se você tivesse lido o artigo já saberia o que fazer. As isenções de impostos varia de acordo com cada deficiencia, a concessionária irá lhe informar o valor e algumas até fornecem um desconto maior, para isto, faça pesquisa de preços.

  • *Mônica Lombardi Ferreira, como foi citado nos comentários e no artigo, para ter isenção de impostos é preciso passar pelo laudo médico. Passe na Ciretran ou orgão onde retirou a CNH, para passar pela vistoria.

  • *CLÁUDIO PRADILHA DE TOLEDO PIZA, você terá isenção de impostos na compra do veículo. Valores são indicados pela concessionária. Você precisa ter em mãos os documentos listados no artigo, mas a concessionária irá lhe auxiliar.

  • *Omar Azanki Filho, não tenho informações a respeito disto, lamento.

  • Respondido no comentário 30.

  • *Ângela, sim!

  • *JANACIARA L S FAUSTINO, não tenho informação da porcentagem da isenção, para isto vá até uma concessionária ou envie e-mail para os links que estão publicados neste Artigo. Os documentos estão listados neste artigo e no site da Receita Federal, assim como publicado em todos os comentarios a respeito da mesma pergunta. Obrigado!

  • *Caroline Croce: quando você compra o veículo, tem de assinar um documento informando o condutor, assim como a Receita Federal determina.

  • Edilson Pereira

    PARA A Sra. JANACIARA L S FAUSTINO. Também estou pesquisando a respeito do assunto e no seu caso, o desconto para compra de um veículo novo, salvo engano, será apenas de IPI (cerca de 12% antes da redução dada pelo governo). Com o atual pacote econômico, a senhora deveria consultar uma concessionária "bem informada" para obter maiores detalhes a respeito do preço final. Quanto a documentação, vai precisar de um laudo médico que ateste a deficiência do seu filho (válido pelo SUS), devendo este ser apresentado junto com o formulário da Receita, em uma das unidades da Receita Federal. O link para o formulário encontra-se em: http://www.receita.fazenda.gov.br/GuiaContribuint

  • Fabiano Brand&atilde

    Olá, meu pai é aposentado por invalidez (problema cardíaco) onde a execução de força não é recomendada.

    Esse tipo de caso se enquadra no benefício?

    Obrigado.

  • Neime

    Olá pessoal, tive um acidente de trânsito em 2001, " TCE (Traumatismo Crânio Encefálico) grave, fiquei em coma por 3 meses,e a seqüela foi o lado direito incoordenado e perca parcial da força, por esta razão faz-se necessário um carro adaptado com câmbio automático e direção hidráulica; tenho desconto nos impostos IPI, IOF, ICMS e IPVA de + ou – uns 30% de desconto na compra de um veículo? Pois tenho acompanhamento médico em outra cidade.

    Abraços…

  • João CArlos S

    Sou portador de torcicolo espasmódico intermitente a direita,com cervical degenerativa,e com Ler.Sou aposentado por invalidez.Em 2001 e 2004 o Detran-Porto Alegre-RS emitiu laudos com restrições :Dirigir carros com cambio automático e Direção hidrálica.Incapacidade para dirigir automovel comum.Só que agora em 07/08 fiz nova perícia e os peritos do Detran constaram em laudo todas as doenças que possuo (as mesmas dos laudos anteriores deles) e nas restrições conclusao:Aptº para dirigir veiculo comum.Tanto os laudos dos médicos do trabalho e do neurologista consta dirigir carros com cambio automatico e direção hidraulica. (Que são com as mesmas doenças já constantes em 2001 e 2004) Para pedir o IPI não precisa de laudo do Detran,só que no icms eles exigem laudo do Detran onde consta o tipo de adaptação bem como na carteira de motorista para lefetuar ma liberação.Pergunta já recorri agora em outubro/08 a nova junta nem me examinou,os tres médicos disseram que iam resolver o meu problema.O que aconteceu: Fizeram constar no Laudo as mesma doenças porem continuaram com a mesma decisão Apto para dirigir carro comum.O que faço entra na justiça.Um abraço.

  • JANACIARA L S FAUSTI

    ATENÇÃO ,SERÁ QUE ALGUEM PODE RESPONDER A PERGUNTA QUE FIZ DIA 23 DE NOVEMBRO?PRECISO MUITO DESTA INFORMAÇÃO.

    jana2008dtna@hotmail.com

    JANACIARA L S FAUSTINO

  • Rodrigo de Lacerda

    Olá.

    Tenho uma prótese femural, proveniente de uma artrose no quadril.

    De acordo com um trecho contido no blog, (Quem tem Direito? – Portadores de deficiência completa ou parcial sendo ela física, visual (igual ou menor que 20/200), mental severa ou profunda e autistas.), me pairou uma dúvida.

    Esta prótese me dá o direito de adquirir automóvel com a isenção dos impostos citados?

    Desde já, obrigado.

  • Pedro Villela

    Boa noite, descobri aqui, que é possível o desconto também em carros usados. Como fazer para conseguí-lo?

    Tenho visão monocular, quais os descontos consigo? E em carros zero?

  • Maria Antonia

    artrite reumatoide e suas consequencias dificultam o braço direito p/ derijir

  • adriana gomes de oli

    boa tarde,

    este site é interessantissimo, pois ajuda aos portadores de deficiencia fisica se inteirarem de direitos.

    gostaria de saber se uma pessoa, criança de oito anos, com problemas audititivo (surdo/mudo), tem direito a tais descontos. aguardo resp email.

  • João Batista

    Em 29/05/2006 tive uma fratura da diafise do femur direito, e foi feito uma redução cirurgica do mesmo, redução com diferença de 0.83 cm. E em 03/08/2008 tive outra fratura da extremidade proximal da tibia direita com perda da cartilagem, e foi feito um tratamento cirurgico de fratura do pilão tibial do mesmo.E tenho CNH só pra motos.

    1)Para tirar cnh pra carro e comprar um carro como devo proceder e quais descontos?

    2)Pra motos vale os descontos?

  • Neildo S. de Lima

    Pretendo comprar um carro para minha mãe que é aposentada como deficiente, pois ela teve uma esquemia que a deixou com metade do seu corpo paralisado e precisa de um meio de locomoção. Quais os descontos e os procedimentos para a compra desse veículo?

    Obs. Eu que irei condusir o veículo, Ja que ela não tem comdições Físicas para dirigir.

  • João Batista

    Em 29/05/2006 tive fratura da diafise do femur direito e colocado uma haste metalica intramedular, ficou uma diferença entre o femur direito com esquerdo de 0,83cm de diferença.E em 03/03/2008 tive outra fratura da extremidade proximal da tibia onde consta que perdi a cartilagem da mesma, quais os direitos que tenho sobre carros ou motos e carteiras e quais descontos.

    Tenho só CNH pra moto.

  • Mônica Lombard

    Há 6 meses fiz uma cirurgia de reconstituição de coluna colocando 8 parafusos,e outras coisas mais, gostaria de saber se tenho direito ao desconto para compra de um automovel e desconto no IPVA, como devo proceder.

  • Lindomar Moreira Dam

    Gentileza se puder me informar por quanto fica preço final na compra de um gol 1000 e se pode ser completo ou basico.

    desde ja agradeço.

  • CLÁUDIO PRADI

    POR FAVOR TENHO UMA FILHA DE 06 ANOS QUE É AUTISTA, SOU SEU CONDUTOR, PRECISO LEVAR ELA NA APAE, FAZER FONO, TERAPIA, ETC… GOSTARIA DE SABER SE TENHO ALGUM DESCONTO NA COMPRA DE VEÍCULO ZERO, QUAL O VALOR DESSE DESCONTO E COMNO PROCEDER. OBRIGADO

  • SORAYA DE C. G. MARC

    SOU DEFICIENTE AUDITIVA BILATERAL COM PERDA PROFUNDA. SOLICITO INFORMAÇÃO SE HÁ DESCONTO NA COMPRA DE VEÍCULO? O IPVA É ISENTO EM RELAÇÃO A MINHA DEFICIÊNCIA? AGUARDO SUA RESPOSTA. GRATA.

  • sebastião gil

    olá pessoal ólha eu aqui mais uma vez ,gostária de saber dentro do possivel quanto ficará para mim o valor da spacefóx pelo fato de que na minha situação mesmo leigo neste assúnto creio que não está tão dificil responder-me no que tange a um valor pelomenos aproximado estou me reportando desta forma porque tenho procurado informações em algumas concessionarias como já dantes falara preciso do veiculo com cambio altomatico mais direção hidraulica nóta : quéro o veiculo basico sáuvo as' adaptções solicitadas que já caraquerizão a de um carro para deficiente fisico . quem vos fala é o evangelistagilmar_7@hotimail.com obs;eu vi através da internét que existeste a' possibilidade de se fazer a' compra do veiculo diréto da fabrica que Deus voz abençõe a' todos em nome do SENHOR JESUS a' propósito um dos meus laudos medicos estará chegando pelo correio entre dias 18/ a'20/2008 ,aguardo um retorno do senhores para que possamos definir de uma vez a' aquisição do spasefox /voiage novo /parati 1.8 flex sem mais para o momento .grato.

  • Omar Azanki Filho

    Alguem está sabendo sobre o valor do carro que irá aumentar para 80mil?? gotaria de saber se isso é verdade e se isso pode ocorrer este ano ainda caso seja verdade!!!

    Obrigado!!

  • Kelly

    Olá, tenho uma deficiência nos dois polegares, mas é de hereditário de família. Será q tenho desconto na compra de um carro?

  • Quero comprar um carro para minha mãe que é cega ,tem prótese nas pernas e custa se locomover.

  • JANE

    Meu filho é deficente auditivo leve ,ele tem direito a isenção?e a habilitação dele tem q vir descriminado essa deficiencia?

  • Ângela

    Prezados Senhores

    Boa noite!

    Tenho um filho de dezoito anos, portador da sindrome de down, gostatia de saber se tenho desconto ao adquirir um carrro.

    Atenciosamente

    Ângela

  • JANACIARA L S FAUSTI

    Gostaria de saber qual o valor real de desconto, no meu caso que tenho um filho de 8 anos e necessita ser levado para fazer seus tratamentos,como fisioterapias e outros ,além de condução para qualquer lugar que vá.Sua deficiencia é total.Gostaria de adquirir um palio ou um gol,ou qualquer outro carro nacional que tenha uma manutenção barata.Se o carro for para ser comprado a prazo se tem desconto?Qual a porcentagem?Que documentos arrumar?

  • Caroline Croce

    meu irmao é deficiente mental, se coprarmos um carro com desconto quem podera dirigi-lo? Podemos financiar coarros com desconto?

  • *Georgino Silva, a concessionária irá encaminhar-lhe as maneiras corretas e necessárias para a aquisição do veículo. A burocracia é grande, mas compensa! Os documentos necessários estão listados no artigo, para mais esclarecimentos leia o site da Receita Federal ou entre em contato com as empresas acima citadas, elas támbem irão lhe ajudar. Os sites da Toyota, Peugeot, Fiat e Ford são esclarecedores.

  • Georgino Silva

    Sou deficiente da perna direita paralizia infantiu desde os sete anos fiquei sabendo desses desconto a pouco tempo ja possuo 1 carro dirijo a 8 anos quero trocar de carro em janeiro posso trocar e ja ter o desconto mencionado falando com o dono da loja ou ele me pedira documento que comprovam o laudo médico para ter o desconto? Obrigado fico no aguardo.

  • EDSON VASSOLER

    Boa tarde.

    Eu possuo carro com aquisição de IPI, ICMS E IPVA.

    MEU CASO FISICO É NANISMO, TENHO 1,15 ALTURA.

    SEMPRE ADQUIRO MEU VEICULOS NESTE PLANOS PARA DEFICIENTE.

    OS PEDAIS DO MEU VEICULO SÃO ALONGADOS. USO CAMBIO NORMAL.

    NUNCA TIVE PROBLEMAS. 3

    UM ABRAÇO A TODOS

  • *Elaine Priscila de A.L.Mattozo, espero que você possa ajudar seus clientes ao máximo. Desculpe, mas as únicas informações que tenho sobre este assunto estão nesta página e em seus comentários.
    As páginas que você deve estudar são as da Receita Federal e a do DETRAN do seu estado, nelas estão contidas informações sobre leis e de como adquirir as isenções. Você terá mais ajuda visitando o DETRAN em sua cidade. Adicione os comentários deste site ao seus leitor de Feed (http://www.carrosblog.com/comments/feed/).
    Publique aqui informações adquiridas para ajudar a quem precisa. Obrigado e Volte logo!

  • *Técia, para obter as isenções faça como está descrito no artigo.
    Ao ir à concessionária apresente o Laudo Médico, a Declaração de Renda e a Comprovação do INSS (Mesmo para isento). Eles irão fornecer-lhe a burocracia para preencher, ou procure no site da Receita (http://www.receita.fazenda.gov.br/GuiaContribuinte/IsenIpiDefFisico/IsenIpiDefiFisico.htm). Se é você que irá dirigir o carro adaptado, leia sobre ICMS e IPVA no artigo.
    O valor da porcentagem você só poderá saber pela concessionária.
    Agradeço e volte sempre!

  • *José Vital, você terá direito a isenção de IPI e IOF, visto que, ICMS e IPVA não abrange defiente não condutor. Entre no site da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br/GuiaContribuinte/IsenIpiDefFisico/IsenIpiDefiFisico.htm) para saber mais e vá até a concessionária para maiores detalhes. Obrigado!

  • *Weverton, refaça o exame médico do DETRAN para refazer sua CNH e obter, caso o exame indique, carro adaptado. Obrigado.

  • *Roney Parolin, vou adicionar suas informações ao artigo. Obrigado e volte logo!

  • *Thiago de Sousa Silva, procedimentos citados acima e no site da Receita Federal. Refaça o exame médico do DETRAN para refazer sua CNH. Obrigado.

  • *Carolina, realize o exame médico através do DETRAN e se a CNH for classificada para usar carro adaptado, você terá isenção. Quais? O DETRAN ou a Concessionária irão dizer-lhe. Obrigado.

  • *Selso Marcos, os procedimentos estão acima e no site da Receita Federal. Refaça o laudo médico para obter a CNH com classificação para obter carro adaptado.

  • *Janice, a Receita não deixa isto muito claro. Também nunca vi uma moto adaptada para conduzir ou acomodar deficientes para locomoção. Tente se informar com uma concessionária de motos, nos repasse a informação se possível. Obrigado!

  • *Neide, não possuo informação concreta sobre isto. Lembro-te que as isenções são concedidas para quem necessita de veículo adaptado e/ou para quem irá conduzir o veículo para o deficiente. Se você conseguir esta informação, por favor, nos repasse para que possamos informar as pessoas com o seu mesmo problema. Obrigado!

  • *Paula Souza, não há valor de renda específica, visto que possua renda para adquirir o veículo, sendo todo e qualquer deficiente que passou pelo EXAME MÉDICO DO DETRAN e que foi classificado para ter carro adaptado, tem direito a isenção.

  • *Alyson Abreu, não tenho esta informação. A maneira certa para saber é perguntar na concessionária. Se você conseguir esta informação, publique aqui para sabermos. Obrigado!

  • *ANTONIO VILARDO, faça da mesma forma que fez da primeira vez, no entanto, apresente o B.O. (Boletim de Ocorrência) e a papelada da inspeção do Seguro.

  • Weverton

    Tenho a minha C.N.H. para pessoa normal, mais eu nasci com deficiência na perna direita com deficiência Q66, informada como pé torto!

    E gostaria de saber como que eu fasso para obter a C.N.H. como deficiênte fisíco?

  • Roney Parolin

    Vendo veiculos com isenção de IPI e ICM'S IPVA e Rodizio .

    Meu telefone é 2172-0300 e cel 9595-9544 .

    Fico a disposição para esclarecimento .

    Obrigado ,

    Roney

  • thiago de sousa silva

    olá, sofri um acedente ha pouco tempo(aproximadamente 1 mês) e não tenho cateira de deficiente ainda. Minha cnh é de pessoa nornal, mas perdi um das pernas,quero comprar um carro novo. O que devo fazer, quais os procedementos ?

  • mauro angeiras pena

    Gostaria de saber quanto tenho direito de isenção de IPI na compra do carro novo, exemplo Siena Fire, sou deficiente fisico, moro em Recife-PE.

  • Carolina

    Eu tirei minha carteira de habilitação em um banco especial para portardor de deficiencia, nao sei qual meu grau de deficiencia
    Como faço para descobrir se tenho desconto???

  • selso marcos

    sofre um acedente ha pouco tempo, não tenho cateira de deficiente.minha cnh é de pessoa nornal, mas perdi um das pernas,quero comprar um carro novo.o que devo fazer, quais os procedementos ?

  • Elaine Priscila de A.L.Mattozo

    Estou começando agora como vendedora de vendas especiais e gostaria de me aprofundar mais sobre todos os detalhes de descontos de icms,IPI e outros.Nessecito uma busca avançada para que eu me profissionalize cada vez mais e ajude a dar um suporte maior aos meus clientes.Por favor mande dicas para o meu e-mail.

  • Técia

    Oi, é que esqueci de falar que eu não trabalho, faço tudo com a renda do meu marido.
    Será que consigo.
    FIQUE COM DEUS.

  • Técia

    Olá!

    Soube deste desconto por uma amiga, tenho uma deficiência motora e genética, é uma PARAPLEGIA ESPASTICA DOMINANTE, acomete membros inferiores, começa sendo parcial e depois total, não tem cura e é degenerativa. Ainda consigo dirigir, tenho laudos médicos que comprovam a doença, tanto de um neurologista como de um geneticista ( genética ), será que consigo o desconto de 30%.

    Se puder me informar como devo fazer, ficarei grata.

    Que deus te abençõe, por este gestos de passar informações para nós.

    um abraço e aguardo reposta.

  • Janice

    Gostaria de saber, se os deficiênte também tem desconto na compra de moto.

  • Neide

    Há um ano comecei a fazer hemodiálise, e a mesma é feita em fítula no braço. Possuo carteira de habilitação desde 1981 e gostaria de saber se o meu caso se encaixa para aquisição de automóvel com descontos.

    Agradeço a atenção e aguardo a resposta.

  • José Vital

    Olá! Meu pai é aposentado por invalidez desde 2001, pois teve um acidente de carro e perdeu parte do braço direito. Ele não possui CNH e nosso objetivo é comprar um carro novo para que eu seja o condutor. É possível ter desconto nos impostos? Quais são os procedimentos? Obrigado pela a atenção

  • paula souza

    gostaria de saber qual o valor da renda do deficiente para adiquirir o veículo?

  • Alyson Abreu

    obtive uma informação e gostaria de confirmá-la, me disseram que o tempo de garantia do veículo para deficientes é de 02 anos, procede?
    grato

  • ANTONIO VILARDO

    Adquiri em agosto de 2007 um veículo Honda automático devido a necessidades especiais, com isenção dos impostos, IPI, ICMS, etc..
    Ocorre, que há cerca de 15 dias, estando eu parado, em local adequado, fo veiculo foi fortemente abalroado, e a inspeção do SEGURO deu “Perda Total” e vai me indenizar.
    Me machuquei, mas estou bem.
    Como posso repor um veículo semelhante com as isenções normais a que tenho direito?
    Como proceder?
    Necessito de vossa orientação, pois preciso do veículo para me movimentar. Tenho 76 anos.
    Obrigado
    AV

  • Fátima

    Valdete, quem tem cancer de mama, fez mastectomia e esvaziamento da axila, tem direito a comprar carro com com isenção de ICM, IPI, IOFe IPVA, mas anrtes voce pecisa passar pelo DETRAN para avaliação médica. De posse do Laudo do DETRAN, vc procura a Receita estadua e Federal.

  • *Valdete, o seu caso não está habilitado. Pois deficiência, dita estética, não se aplica a isenção.

  • *ROSANA MARIA DA SILVA, é claro que sempre há pessoas que querem se aproveitar, porém só um laudo médico feito pelo governo dirá se a pessoa necessita ou não de carro adaptado. Não são apenas isenções para quem tem deficiência de nascença, também são para quem tem deficiência adquirida. Não há vagas para isenções, elas são fornecidas para todos que necessitam. Agradeço seu desabafo, pois sabemos que neste país sempre há pessoas que tentam se aproveitar do infortúnio alheio. Volte sempre!

  • *Tayrone, se o laudo médico indicou que você necessita de carro adaptado ou com direção hidráulica, você terá isenção. Como descrito no artigo, você terá desconto de até 30%, não significa que seja exatos 30%. Vá até uma concessionária com os documentos necessários para saber qual a porcentagem lhe será concedida.

  • *Renato, só o laudo médico poderá lhe dizer. De acordo com as leis o carro não pode ser acima de 127 HP para IOF. Para ICMS tem de ser veículo brasileiro, que custe até R$ 60 mil e não seja utilitário (SUV). Mas acho, pelo descrito, que você tem condições de comprar tal carro sem precisar das isenções, se não, faça o laudo para tentar garanti-lo. Obrigado.

  • *Fabiana Reis Ninov, não tenho informações para este tivo de situação. Faça o laudo médico para ver se é possível.

  • Desculpe minha senhora, eu sei que câncer é uma doença muito séria, mais me diga no que interfere para você dirigir, é preciso alguma adaptação no carro?

    Enfim, pessoas com câncer ou com alguma deficiência que não necessitem de adaptações do carro NÃO tem descontos na hora da compra.

    • Sandra

      Se vc fez esvaziamento axial, e houve comprometimento neurovascular, vc tem direito a compra do carro com isenção total.
      Eu comprei o meu, pois a força no braço após esvaziamento axial fica comprometida.

  • Valdete

    Gostaria de saber se pessoas que têm câncer de mama pode ter o desconto na compra de veículos e qual o desconto que poderá obter.

    Grata,

    Valdete

    • Junior

      A mulher que retirar a mama só será considerada deficiente no seguinte caso. O que acontece é que, a mulher que tem câncer de mama, muitas vezes, precisa retirar os gânglios linfáticos da axila, comprometendo assim os movimentos dos braços, podendo ser enquadrada como deficiente físico. Enganam-se aqueles que acham que somente o câncer de mama dá direito aos às isenções. O que fundamenta o direito nesses casos são as seqüelas e não o tipo de câncer.

      Obs: Postado para esclarecimento de dúvidas futuras de possíveis usuários.

      A Deus toda Honra e Glória. Amém

    • Luciane

      QUEM TEVE CANCER DE MAMA TEM DIREITO A ISENÇÃO SIM, MAS NÃO SEI QUAL A PORCENTAGEM, ESTÁ NA LEI!

  • ROSANA MARIA DA SILVA

    Estou indignada em saber que tem pessoas usando os casos de ler ,bursite,
    para engressarem como deficientes e adquirir estes veiculos próprios com descontos, sendo que esta benefício e feito para quem realmente tem uma deficência de nascência, acho um absurdo as pessoas se proverem deste beneficio e tirar a vaga de outros,por favor orgãos competentes fisaclizem muito bem estas perícias que muitas vezes podem ser fraudulentas, fiquem de olho!
    quero deixar claro que não sou deficiente fisica.

  • tayrone

    Olá …sou portador de deficiência física no ante braço esquerdo e gostaria de saber se esse tipo de deficiência física possibilita o portador a adquirir um carro novo com 30% de desconto…um abraço

  • tayrone

    Olá….tudo bem..espero que sim.

    Sou portador de deficiência no ante braço esquerdo e gostaria de saber se a minha deficiência se enquadro no quadro de pessoas portadoras de deficiência física que podem comprar um carro novo com 30% de desconto. …uma boa semana a você!!!!!!!

  • *Sebastião Gilmar Alves, caso já possua a CNH com as especificações recomendadas já está apto a conseguir as isenções. Espero que consiga, para ter uma vida um pouco mais agradável. Volte sempre.

  • mauro

    gostaria de saber se deficiente auditivo grave(senhora 83 anos),tem isenção de impostos. quem irá conduzir o veículo é um filho que não tem deficiência.

  • *Andreia Pereira, você consegue dirigir qualquer carro? Ou o laudo no DETRAN que diz isto? Pois, para conseguir as isenções, a CNH tem que constar tal deficiência. Volte sempre!

  • *Eoberto Pandini, se o exame do DETRAN apontar que sim, acho que você terá desconto na compra de carro com DH (Direção Hidráulica) e talvez Direção Elétrica.

  • *Fernanda, a melhor opção é ir até uma concessionária para saber os que se adptam melhor no caso de seu marido. A Fiat tem um telefone para contato, ligue para Central de Relacionamento Autonomy pelo telefone 0800.701.8010. Obrigado!

  • *Maíra Cristina, se você será a responsável pelo veículo em nome de seu pai, terá alguns descontos sim. Sei que é uma porcentagem menor, mas já ajuda.

  • *Virgínia, está especificado no artigo! Obrigado.

  • *Carlos Renato, não achei informações sobre isenção para deficientes auditivos. Mas sei que a Receita concede as isenções apenas para quem tem "limitações para dirigir", sei que no seu caso também há limitações, mas não posso afirmar que você tenha alguma isenção. Tente as isenções de ICMS e IPVA e, desculpe a demora na resposta. Volte sempre!

  • *Rosalia Ribeiro como o artigo afirma, você tem esses direitos sim, mas para saber melhor, vá até o DETRAN para pedir informações mais detalhadas, obrigado!

  • *Paulo Roberto, sei lhe dizer que você tem direito a IPI, IOF e IPVA. O site da Receita não deixa muito claro sobre a isenção do ICMS, mas este imposto é de responsabilidade da Secretaria da Fazenda do seu Estado, obrigado!

  • *JOSÉ SALES DA SILVA pelo que me consta, quem tem deficiencia total ou parcial está isento deste imposto. Mas, se possível, procure um advogado. Obrigado!

  • Renato

    Tenho um problema muscular que me torna deficiente, mas dirijo todo tipo de carro, aliás, é a unica coisa que faço bem e sem problemas, minha deficiencia não me limita a dirigir, e gostaria de saber como fazer para adquirir um carro com desconto, na minha carteira ou nos documentos vai ter a observação de deficiente? vai dizer qual problema tenho ou somente vai contar que sou deficiente? e o carro que quero comprar é uma picape que custaria hoje normalmente uns 110 mil reais , talvez mais ou menos, eu poderia comprar a mesma com desconto?, o laudo de minha médica seria o suficiente ? e além do laudo médico o que mais preciso? desde já agradeço pela informação e fico aguardando resposta. Renato.

  • Fabiana Reis Ninov

    Sou portadora de distonia focal, popularmente conhecida como “mal do escrivão”. Gostaria de saber se tenho direito às isenções para compra de carro.

  • Eoberto Pandini

    Fiz uma cirurgia na coluna cervical, um tumor de 4 cm, na c4 e c5 na altura do pescoço, fiquei com sequelas no braço esquerdo, pq tiveram qie cortar alguns nervos para a retirada do tumor, nesse caso tenho como conseguir os descontos na compra do carro?? obrigado

  • sebastião gil

    sou deficiente fisico ,minha intenção é adiquirir um veiculo da volks, estou entre o espaicefox ou possivelmente o voyage estou operado da coluna já vai fazer quase dois anos , já estou conformado com está situação só não me conformo em ter que ficar empurando minha parati 1984 a verdade que não si tem mais onde soldar ,ela está toda remendada obs: só estou tentando entrar num carro zéro por estrema nescessidade pois nem sempre posso ir de onibus ou metro hoje tenho varias sequelas dentre elas sou portador de bexiga neurogenica não posso ficar muito tempo sem fazer cateterismo por está rasáo ao entrar o ano de 2009 pretendo procuar uma concessionaria da volks para ver a posibilidade de adiquirir um veiculo zéro moro em residensia propia já a mais de quarenta anos com minha familia no momento não sei o que fazre pois eu não esperava está situação a qual eu me encontro ,fora a bexiga neurogenica que eu mensionei sou portador de coordenação motora reduzida na perna esquerda obs: preciso do veiculo com direção hidraulica mais embreagem hidraulica nóta com estas condições posso dirigir com conforto e segurança para ir em uma das unidades de heabilitação do Hospital das clinicas o qual naõ tem tempo definido para o termino das fisioterapias que faço com frequencia para tentar melhorar pelo menos um pouco minha perna esquerda pois a dor que sinto não para são vinte quatro horas por isto preciso com urgencia de um transporte melhor e acima de tudo confiavel obrigado por me ouvirem desde já sou grato por toda atenção que me for dispensada que Deus vos abençõe em nome de Jesus cap. de 3 de joão vers. 16 amem.

  • fernanda

    Bom dia, gostaria de saber quais os modelos de carros e fabricantes oferecem carros que entram nessas condições de compra para deficientes? Meu marido está iniciando o processo de compra e gostariamos de ajuda. Obrigada, Fernanda

  • Maíra Cristina

    Meu pai teve um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Neste caso, ele tem direito a isenções de impostos na compra de um carro zero e também no Imposto sobre a Propriedade de Veículos (IPVA)?
    Se ele ficou com alguma limitação de movimento após o AVC, eu no caso sendo filho dele posso comprar um carro com os direitos que ele tem?

  • Carlos Renato

    Bom Dia
    gostaria de saber se Deficiente Auditivo tem direito ao desconto na compra de um carro novo???

  • Não, você não tem, o desconto é concedido apenas na hora da compra, para mais informações pergunte a revenda autorizada que você comprou o seu carro.

  • NÃO

  • Cassio martins

    Oi ja adquiri meu veiculo mais so q ñ tive a isenção o IOF ja tem oito meses q estou com ele sera q tenho o desconto???

  • Carlos Renato

    Gostaria de Saber se deficiente auditivo tem o mesmo direito de desconto na compra de um carro novo..???

  • Carlos Renato

    Gostaria de Saber se Dificiente Auditivo tem direito a desconto na compra de um carro novo???
    qual é a %..?

  • Virgínia

    Gostaria de saber, meu cunhado é deficiente fisico, não move nada, então temos que dirigir p/ ele, também temos direito aos descontos???

    Obrigada,

  • Rosalia Ribeiro

    Boa tarde.. Sou deficiente visual (sem visão do olho esquerdo). Na renovaçào da CNH fui aprovada no exame de vista com as restrições aplicáveis a esta condição, e por isso supus que não teria direito às isenções de impostos. Você sabe me informar se os descontos valem também para mim?

    Obrigada,

  • Paulo Roberto

    sou deficiente visual não contudor. Gostaria de saber se tenho direito a Insenção de ICMS, IPVA, para compra de carrros novos….

  • andreia pereira

    sou deficiente fisica da perna direita mas eu dirigo qual quer carro gostaria de saber se eu tenho direito nos descontos a minha CNH é para qualquer carro

  • JOSÉ SALES DA

    Estou com laudo da junta-medica do DETRAN em cinco vias. Trocaram a minha CNH. Agora só posso dirigir carro com câmbio automático e com o POMO na direção. A Receita Federal me solicitou também outra junta-médica do SUS, e esta confirmou a mesma patologia, mesmo assim a Receita Federal do Rio Grande do Norte indeferiu. O que devo fazer???

    No laudo do DETRA, o meu braço esquerdo tem 46Kf e o direito 8Kf! Será que tenho direito mesmo a isenção de IPI mesmo?

  • #Caro Geraldo, não sou deficiente, mas para ser franco desde que tirei a CNH não consegui comprar nem carro e nem moto usado (que sempre são mais baratos).

    #As isenções se aplicam também para quem irá comprar carro usado, porém é da seguinte forma: Todos têm direito a isenção de IPVA e Deficiente Físico Condutor também tem direito a isenção de IOF. Esqueci de citá-las quando publiquei o artigo.

    #O governo faz algumas limitações é evidente, sendo elas para ajudar e também para que o próprio não quebre, penso eu.

    #Espero ter respondido, fique à vontade para perguntar. Obrigado!

  • Geraldo P M Barreto

    Como se pode notar claramente, esse "govêrno" evidencia que, até no complicado universo dos deficientes físicos, o que vale é dinheiro. "Todos são iguais perante a lei", menos os "duros"! Gostaria que alguém me explicasse, com um mínimo de lógica, por que motivo as tais isenções só se aplicam a deficientes que tenham dinheiro para comprar um carro novo! Eu, por exemplo, que amputei ambas as pernas, não tenho dinheiro para comprar um carro novo, mas poderia comprar um carro usado, talvez com 6 ou 8 anos de uso. SERÁ QUE POR ISSO EU SOU MENOS CIDADÃO QUE OUTRO DEFICIENTE? Há coisas que só acontecem nesse Brasil, lamentávelmente. Mas… CADA POVO TEM O GOVÊRNO QUE MERECE !!!

    • David

      No caso do carro ser usado, esses impostos ja foram pagos pela pessoa que o comprou originalmente, não tem como o governo devolver um imposto que foi pago e dividir o preço do carro com voce. E se desse, eu duvido que algum proprietario de carro usado ia querer fazer negocio quando se precisasse esperar dinheiro do governo. Eu acredito que existe algum modelo zero km, que com o desconto de ICMS e IPI, seja compativel com a sua renda. tem carro por ai por 36 mil, que com o desconto não deve passar de 15mil.

      • David, você tem razão, mas deve levar em conta que o imposto deve ser pago pela pessoa, e não um número de vezes em relação ao carro. Portanto, quem compra um carro usado deve pagar o imposto normalmente, pois ele está sendo beneficiado pelo desconto.

        Já em relação aos valores que você citou, um carro de 36.000 reais dificilmente sairia por menos da metade, pois o desconto não é tão grande.

    • Artur

      O carro usado tem isenção de IPVA…

  • #Olá pessoal. Sou um simples estudante de Engenharia e não trabalho em concessionária. Desculpem, mas as perguntas acima só poderão ser respondidas com exatidão por um vendedor de uma concessionária autorizada, pois eles conhecem como ninguém a porcentagem (por já terem vendido), mas quem decide o valor do desconto é a Receita.

    #João Clemente Friedrich, você já respondeu sua pergunta no caso da isenção de IOF.

    #O novo C3 da Citroën tem transmissão automática, o Stilo da Fiat também

    #Mas procurem uma concessionária ou a página de contato da marca do automóvel que deseja adquirir, fiz a pergunta para a FIAT às 17:30 e no dia seguinte eu ja tinha a resposta.

    #Vejam o comentário "3" também!

    #Obrigado!

  • Ricardo

    Gostaria de saber qual a porcentagem de IPI e ECMS cobroda sobre um gol g5 1.6 litros, e também saber se, tendo em vista que a minha deficiência exige apenas uma direção hidráulica, será que é possível eu conseguir as isenções????

    Agradeço pela atenção e aguardo breve resposta..

  • Olá Ricardo, para maiores informações você deve ir até uma concessionária. Lá indicarão o melhor carro e os descontos para devidos fins. A resposta da Fiat sobre deficientes físicos foi:

    "O Programa Autonomy é destinado a isto, de acordo com a lei Lei Nº 10.754 de 10/2003 tenham isenção de IPI. Fazem parte do Programa Autonomy o Palio, Siena e Palio Weekend com motor 1.3 e 1.8 bi-combustível (álcool/gasolina) e o Stilo com motorização 1.8 8v e 16v. Além das isenções de impostos já previstas por Lei, a Fiat oferece 5% de desconto para a família Palio, Mille e versões de passageiros do Doblò. Além disso, os veículos comprados através do Programa Autonomy têm garantia de 2(dois) anos sem limite de quilometragem. Dentre as adaptações disponíveis estão o acelerador e freios manuais, freio de serviço por alavanca, inversão do pedal do acelerador, embreagem automática, dentre outras."

    Acesse: http://www.fiat.com.br, em Vendas Especiais – Programa Autonomy ( http://www.fiat.com.br/carros/vendas-especiais/pr… ), onde receberá esclarecimentos ou ligue para Central de Relacionamento Autonomy pelo telefone 0800.701.8010.

  • João Clemente

    Por favor

    Gostaria de saber s/ as isenções possíveis IPI/ICMS/IOF/IPVA p/o meu caso.

    Possuo deficiência visual em um olho (enucleação ocorrida em 03/02/06 em razão de melanoma ocular).

    Segundo me informaram a isenção do IPVA somente ocorre para carros nacionais, ou seja por exemplo a Spacefox fabricada na Argentina não seria possível sua aquisição.

    Qual a possibilidade de isenções para o meu caso.

    Obrigado.

  • ricardo baptista

    gostaria de comprar um dlobo ouu idea so q ambos nao sao automaticos e minha carteira da direito a adaptar ou comprar automatico em qual veiculo posso obter mais descontos isso varia de autorizado ou sao todos iguais recbi a carteira com codigo dado pela medica perita do DERTAN agora devo ir a receita federal e pedir isençoes a burocracia me fara ewsperar muito/ eu so tenho 90 dd para comprar e se passar do prazo por causa da burocracia

    • luxmotors

      cara, eu nao entendi totalmente sua pergunta mas tu quer uma dica de um carro automatico é isso.

      • ei gente eu sou deficiente faz 3 anos tenho vontade de compra um carro.
        o carro q eu quero é 29 mil ele sai por quanto.

  • Rogério Trevisani

    Sou o curador de minha genitora que tem um angioma no cérebro. Como conseqüência desta enfermidade, ela sofre desmaios/convulsões, que quase sempre a leva a quedas.

    Ela precisa de um acompanhamento constante, motivo pelo qual consegui na justiça sua curatela. Ela não dirigi. Eu conseguiria comprar um zero km no nome dela ou no meu? quais seriam os descontos a que faríamos jus? Desde já muito obrigado. Em tempo: moramos em Minas Gerais.

    • Bom dia Rogério!

      É quase certo que ela tenha direito, mas lembramos que para obtê-lo é sempre necessário entrar com o processo e passar pela avaliação médica exigida por lei.

      Em relação à compra do carro, ele pode ser adquirido no nome dela e você ser um dos motoristas autorizados, pois a lei permite até três nesse caso. Ou então pode comprar o carro em seu nome, para benefício dela.

      Se desejar, podemos lhe ajudar com toda a documentação.

  • Rafael

    Olá Sou Deficiente Visual tenho quantos % de Desconto na compra de um veiculo ?