Deixe seu carro limpo em apenas 4 passos!

limpando-carro-1 - Cópia

Manter o carro sempre limpo pode ser um desafio, especialmente se você não faz parte do grupo dos apaixonados por seu veículo. Mesmo assim, uma limpeza constante dá menos trabalho do que perder o dia todo tirando a sujeira pesada que se acumulou por meses.

As dicas abaixo vão ajudar quem não tem tanto tempo disponível, mas que não abre mão de ter seu carango sempre em bom estado. Confira!

1 – O que fazer antes de começar a limpar?

Separe todos os produtos que você vai usar, como panos, escovas, balde ou mangueira, produtos específicos, etc. Isso evita o trabalho de entrar em casa a todo o momento para buscar algo. Além disso, estacione o carro num local onde não bata sol, assim ele não vai secar com resquícios de produtos ou sabão, o que pode manchar a lataria e os vidros.

2 – Lave sempre de cima para baixo

Usar a gravidade como “assistente” na hora de lavar o carro vai lhe dar menos trabalho. Por isso, comece pelo teto e depois vá descendo, o que diminui o uso de produtos e da própria água. Aproveite e lave também os tapetes. Se eles forem de borracha, basta água e sabão (outros produtos podem estragá-los, pois são abrasivos). Já os tapetes de carpete exigem um pouco mais de cuidado, além de mais tempo para secar. De qualquer maneira, ao adiantar a limpeza dos tapetes eles já estarão sequinhos quando a limpeza interna chegar ao fim.

limpando-carro-3 - Cópia

3 – Não se esqueça dos vidros, rodas e pneus!

Não basta deixar a lataria do seu carro brilhando se os pneus continuam sujos e os vidros engordurados. Alguns preferem começar pelas rodas e pneus, outros deixam para depois. O importante é limpar! Use um pano ou uma escova menor e, com alguma paciência, limpe bem as rodas. Os pneus muitas vezes precisam do famoso pretinho, que limpam e dão brilho.

Os vidros são uma transição entre a limpeza externa e a interna, pois precisam ser bem limpos dos dois lados. Produtos específicos, como o limpa vidros, podem manter a transparência por mais tempo, o que é essencial para a segurança.

4 – Limpar o interior é mais fácil do que você imagina

Os apaixonados por carro discordam dessa frase. Eles gostam de remover os bancos, tirar a poeira com pincéis de diferentes tamanhos e usar 20 produtos diferentes. Se você não tem tempo para tudo isso, não se preocupe. Um bom aspirador e um pano úmido dão conta da maior parte do trabalho.

Como você já tirou os tapetes e eles estão secando lá fora, basta aspirar o carpete e os bancos. Com o pano úmido, tire a poeira do painel, das portas e do console central. Use flanelas mais grossas ou panos de microfibra, que não soltam muitos fios. Se os bancos do seu carro forem de couro, veja se eles estão bem hidratados (produtos específicos podem ajudar nesse caso). Mesmo bancos de tecido devem ser limpos, utilizando as espumas multiuso.

Dicas finais

É importante economizar água nesse processo e, para isso, existem produtos que diminuem drasticamente o uso dela ou até dispensam isso, limpando o carro a seco. Fique atento também à manutenção dessa limpeza. Um carro fica relativamente limpo se os passos acima forem seguidos uma vez por semana. Mas, nesse intervalo, ajude a si mesmo, evitando comer dentro do veículo e não deixando que outros andem nele com os pés sujos. Seu carro agradece!

  • Boas dicas…

  • Adorei o post e achei muito útil, principalmente pra quem vive na correria e não tem muito tempo, acredito que se organizar para uma limpeza semanal é uma maneira de manter a saúde do carro e a nossa em bom estado! (risos)