Farol de neblina, de milha e auxiliares: você conhece cada um deles?

farol-neblina-menor

Em quais situações você usa o farol de neblina? Alguns responderiam que fazem isso apenas quando há neblina, enquanto outros admitem que só pensam em melhorar o visual do carro. Apesar desse segundo uso não ser proibido por lei, é importante entender pra que servem os diferentes tipos de faróis que equipam seu carro e quais as situações em que eles devem ser usados.

Farol de neblina

Em situações com neblina ou escuridão, o farol do carro (mesmo o farol alto) não ajuda muito. Por isso é importante usar o farol de neblina, pois seu facho de luz é aberto, melhorando a visibilidade do motorista em até 70%. Se o tempo estiver limpo, sem neblina, poeira ou qualquer outra coisa diminuindo a visão, o uso desse farol pode atrapalhar motoristas que vem no sentido contrário ou até mesmo quem trafega à sua frente.

lanterna-neblina

Existe ainda um outro aspecto importante dentro desse conjunto. Já reparou quando o carro à sua frente tem uma luz vermelha mais forte, como se o freio estivesse acionado o tempo todo (mas às vezes a luz está acesa só de um lado, como na foto acima)? Essas são as lanternas de neblina, que servem para tornar o carro mais visível em situações específicas, como quando há neblina na estrada.

Para isso elas usam lâmpadas mais potentes, parecidas com as luzes de freio. O problema é que muitos usam esse equipamento o tempo todo, e isso atrapalha bastante a visão de quem vem atrás. A luz de freio e a lanterna de neblina usam lâmpadas de 21 Watts, enquanto que as luzes de posição (a lâmpada vermelha que fica acesa quando o farol do carro está ligado) tem apenas 5 Watts. Portanto, deixar a lanterna de neblina ligada sem necessidade é comparado a andar com o farol alto, diminuindo a visão de outros motoristas.

Imagem do site Flatout
(Imagem do site Flatout)

Como evitar que isso aconteça? A maioria dos carros só tem a função da lanterna de neblina se eles também forem equipados com o farol de neblina (existem algumas raras exceções). Por mais óbvio que isso pareça, muitos motoristas não percebem que estão ligando os DOIS equipamentos, pois o ícone para cada um no botão seletor é muito parecido, como você pode perceber na foto acima. Por isso é importante prestar atenção em qual equipamento estamos acionando, e se isso é realmente necessário.

vw-crossfox-farol-milha

Farol de milha (Farol de longo alcance)

Não são muitos os modelos que já vem equipados com esse tipo de farol, por isso alguns motoristas precisam comprar o acessório. É conhecido assim em alusão à distância de 1 milha (1.600 metros) e tem como objetivo aumentar o poder do farol alto. Mas esse aumento não chega a tanto, pois normalmente atinge no máximo 400 metros. Diferente do farol de neblina, ele é direcionado para a frente, e não melhora a visão periférica. Mas lembre-se: ele só deve ser usado quando não vier ninguém no sentido contrário ou quando você não estiver próximo ao motorista da frente.

Faróis auxiliares

Como o próprio nome diz, são equipamentos que auxiliam o farol normal do carro. Ou seja, são exatamente os dois tipos mencionados acima, o farol de neblina e o farol de milha. Ambos devem ser usados apenas quando necessário, aumentando assim a segurança para você e também para outros motoristas.