Macacos para carro: conheça os diferentes tipos e suas vantagens

trocar-pneu

Você sabe trocar os pneus do seu carro? O macaco hidráulico é fundamental para tornar esse momento mais prático e seguro. Esse acessório é composto por um sistema de manivelas que serve como alavanca.

Dessa forma, quem dirige só instala a ferramenta, faz movimentos para cima e para baixo, e sem fazer força alguma praticamente, consegue erguer um automóvel pesado, uma tarefa que seria impossível sem o auxílio desse item. Mas você sabia que existem diversos tipos de macacos? Quais são as vantagens de cada um?

Tipos de macacos para automóveis

Embora até quem nunca dirigiu já tenha ouvido falar do famoso macaco hidráulico, ele não é a única opção do motorista. Quem dirige pode contar com muitos acessórios para armazenagem e movimentação do automóvel, dentre eles, outros tipos de macacos para carro. Confira alguns modelos existentes no mercado:

Macaco hidráulico

Velho conhecido dos motoristas, o macaco hidráulico é utilizado quando o pneu fura no meio da rua. Essa ferramenta tem como função elevar o veículo de forma simples para que a troca de pneus seja realizada com segurança. Existem dois tipos de macacos hidráulicos no mercado:

macaco-hidraulico-jacare

  • Macaco jacaré
    Esse modelo consegue elevar automóveis de até 2 toneladas em sentido lateral. Além disso, contém rodas para acompanhar o deslocamento do veículo em casos de inclinação. Esse tipo de macaco hidráulico simplifica ainda mais o seu manuseio, pois com ele você consegue trocar os pneus do seu carro sem grandes esforços e de forma bem rápida.

macaco-hidraulico-garrafa

  • Macaco garrafa
    Esse modelo de macaco hidráulico é capaz de aguentar veículos mais pesados (de até  15 toneladas). Apesar de sua grande resistência, o macaco garrafa é compacto, o que facilita bastante sua armazenagem. Para utilizá-lo corretamente, é preciso que ele proporcione estabilidade ao veículo. Dessa forma, é necessário colocá-lo bem ao nível do solo.

Macaco mecânico

Outro famoso tipo de macaco para carros é o mecânico. Ele apresenta dois modelos que servem de alavanca para elevar o veículo sem grandes mistérios. Muitos motoristas temem usar essas ferramentas por medo de danificar a lataria, mas no próprio automóvel há indicações de onde acoplá-los.

Outra dica simples é trocar os pneus com macaco mecânico em uma superfície plana que não ofereça riscos de derrapagem.

macaco-joelho

Macaco joelho

Esse modelo de macaco mecânico é composto por uma manivela e uma alavanca simples. Com uma canaleta de apoio, a ferramenta suspende o veículo (no sentido contrário) com facilidade.

macaco-sanfona

Macaco sanfona (ou tijolinho)

Esse modelo de macaco mecânico eleva o carro lateralmente ao fazer pressão para cima. É constituído por um sistema de movimentação de alavancas e uma base mais plana da ferramenta.

macaco-eletrico

Macaco elétrico

Para quem gosta de praticidade e não pode perder tempo, esse é o tipo de macaco ideal. Em questão de segundos, sem esforço algum do motorista, o macaco elétrico levanta a roda do automóvel. Esse acessório pode ser instalado direto na bateria do carro ou no acendedor de cigarros do automóvel. Também pode ser utilizado de forma manual caso seja necessário.