O que é Polir e Encerar?

Todo veículo vem pintado e com uma fina camada de verniz para proteger a carroceria da corrosão e dar brilho ao carro, este brilho vem de uma pintura extremamente lisa e sem irregularidades. Com o decorrer da utilização, o desgaste ocorrido pelo tempo através da chuva ácida, poluição, limpeza com panos e lava-rápidos, raios solares, e ainda com alguns produtos utilizados, fazem com que o brilho do carro vá se ofuscando, isto ocorre porque o brilho fica mais incidente quando a pintura é lisa, através da reflexão da luz.
Com as minúsculas irregularidades, o brilho que estava indo em direção aos seus olhos com a pintura lisa, toma caminhos diferentes e você perde o brilho do veículo.
Há 3 maneiras para fazer o brilho do seu veículo voltar: Pintando-o novamente, polindo e encerando.

Polir – é a forma mais antiga de voltar a dar brilho a algo, pois se trata em deixar o material liso. Para isto, retira-se uma camada fina do material até que ele fique sem irregularidades. No caso da pintura automotiva, vai se perdendo uma fina camada de tinta, porém o brilho vai se restabelecendo devido à reflexão da luz que consegue agir de forma regular em direção ao seu campo de visão.
Mas saiba que polir muitas vezes pode deixar seu veículo com uma camada tão fina que não vai conseguir combater a corrosão, perder a tinta e/ou ficar com uma cor diferente da inicial, devido à forma abrasiva do método.

Quando polir o veículo?
Quando a pintura está fosca (queimada), com riscos e quando perde o brilho aparente na lataria.

Encerar – é passar cera sobre a carroceria do veículo para preencher as irregularidades causadas pelo tempo (como citadas em Polir). Cobrindo as irregularidades a lataria fica lisa, evitando a dispersão da luz de forma irregular, tornando a dar brilho ao veículo.
Encerar não é abrasivo, pois não desgasta a pintura, já que só encobre as irregularidades. Este método também protege a pintura devido à mini-película que cria em torno da carroceria. Fazer o enceramento do veículo regularmente faz com que demore um tempo maior para ser polido.
Existem ceras que possuem em sua composição uma combinação de polidores leves que não removem a tinta, pois são pouco abrasivos. São boas para tintas com certa idade porque permitem a remoção leve da tinta já oxidada e de sujeira impregnada.

Quando encerar o veículo?
O enceramento pode ser feito quando o mesmo apresentar seu brilho um pouco desgastado, se a pintura tiver o aspecto áspero ou com dificuldade de remoção de sujeira na superfície da lataria.

Qual o período para encerar?
Em veículos que ficam expostos ao sol e ao sereno, deve-se encerar ao menos duas vezes ao mês para conservar o verniz da pintura protegido. Se o veículo fica protegido destes casos, fazê-lo uma vez por mês é recomendável.

Comente! Opine e tire suas dúvidas.

  • EnKz

    Muito bom.