O que eu preciso saber sobre a manutenção do meu carro?

Se você já conquistou o sonho de ter seu próprio carro, agora é a hora de ficar atento à manutenção dele. Fazer isso evita gastos desnecessários, valoriza seu veículo e garante viagens mais tranquilas e seguras.

Ao mesmo tempo que os brasileiros tem uma forte paixão pelos automóveis, isso nem sempre se reflete nos cuidados necessários com esse bem tão valioso. Mas esse não precisa ser o seu caso.

Quer saber o que realmente é importante na manutenção de seu carro? Então confira nossas dicas!

Quando devo fazer a manutenção do meu carro?

Ao procurar informações sobre os cuidados com a manutenção do veículo, você encontrará opiniões bem diferentes. Por isso, o mais seguro é sempre confiar no fabricante, conforme o manual de instruções do seu automóvel.

No caso da revisão Chevrolet, por exemplo, a maioria dos modelos exige revisões a cada 10.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro. Esse período deve ser respeitado não só para manter a garantia de fábrica, mas também para evitar problemas mecânicos que podem custar caro ao proprietário.

Mas fique atento a essa dica: se seu carro é usado de forma severa (com muitos quilômetros rodados por mês ou em terrenos acidentados) ou se ele costuma ficar muito tempo parado, a atenção deve ser redobrada.

No primeiro caso, as montadoras sugerem um tempo menor entre as revisões, pois as peças vão se desgastar mais rápido. Já no caso de quem roda muito pouco, o tempo entre as revisões é mais importante do que a quilometragem, exigindo as mesmas paradas na concessionária.

Em caso de dúvida, veja o manual do seu veículo (que também pode ser consultado na internet) ou converse com seu mecânico de confiança, de preferência em uma concessionária.

Quais itens são mais importantes?

Fique atento especialmente aos itens de desgaste, como pneus, fluido de arrefecimento, óleo do motor, filtros, velas de ignição, palhetas, entre outros. Lembre-se que eles também garantem mais segurança para você e sua família ao viajar com o carro.

Ao optar pelas revisões na concessionária, todos os itens necessários são checados e, conforme a necessidade, trocados. A lista de verificação e trocas que serão realizadas devem sempre ser informadas com antecedência ao cliente, e qualquer serviço extra deve ser previamente autorizado.

Além disso, vale a pena ter um cuidado extra com a aparência do seu carro. Isso evita problemas na lataria e estofamento e ainda valoriza o automóvel em uma troca ou venda.

Onde encontrar os melhores preços em peças e acessórios?

As lojas online se tornaram o principal meio para encontrar o melhor preço em peças e acessórios para seu carro. Além da diversidade de produtos, você ainda consegue receber a compra no conforto de sua casa.

A Autus Chevrolet oferece tudo para os modelos da marca, desde a gama atual até os mais antigos. Com a experiência de ser a maior concessionária Chevrolet de Minas Gerais, ela conta com uma linha completa entre acessórios internos e externos, para-choque e lataria, motor, câmbio, suspensão e muito mais!

São milhares de itens com preços atrativos, além de ofertas exclusivas para diversos modelos. Você ainda pode pesquisar por um modelo específico ou buscar dentro das diversas categorias pelo produto que precisa.

Conclusão

O sonho de ter um carro para chamar de seu não precisa virar um pesadelo em pouco tempo. Para isso, fique atento à manutenção preventiva, tenha um mecânico de confiança e compre apenas peças e acessórios de qualidade.

Seguindo todas essas dicas, você vai poder viajar tranquilo e curtir seu carro por muito tempo!