Como escolher a lâmpada do farol de milha

farol-de-milha

O kit farol de milha é um item altamente recomendado para motoristas que trafegam no turno da noite e em estradas movimentadas. De acordo com a Resolução 227/07 do Conselho Nacional de Trânsito, o recurso complementar tem como característica a projeção de uma luz de alta intensidade e longo alcance, aumentando o conforto visual de quem dirige.

O objetivo do kit é auxiliar a visibilidade dianteira do condutor, complementando o farol alto, iluminando à distância. Porém, é fundamental que o motorista utilize o farol de milha de maneira correta, uma vez que a intensidade do facho de luz incomoda os demais condutores, podendo causar acidentes.

O uso indiscriminado do farol de milha pode acarretar em infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro. Motoristas com veículos cujas lâmpadas se encontrem fora dos padrões definidos pelo CONTRAN correm o risco de cometer uma infração grave, passível de multa e de receber cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Dúvidas mais frequentes na hora de comprar o farol de milha

O farol de milha e o farol alto são bem semelhantes e obedecem à mesma regulamentação. Confira as principais orientações na hora de adquirir o kit.

Quais são as lâmpadas disponíveis no mercado?

Há no mercado basicamente três tipos de lâmpadas, dos mais em conta ao mais caros. Em ordem crescente de preços, temos a cool blue, halógenas e as de xenon. Todas se distinguem pela a intensidade da luz e o consumo de energia.

A escolha no valor deve se basear na relação entre custo e benefício. Dentre os três tipos de lâmpadas, as de xenon são as que possuem vida útil mais longa.

Qual delas é a mais indicada para o farol de milha?

O mais recomendável é optar por luzes brancas de alto desempenho e baixo consumo de energia, garantindo uma visibilidade melhor para o motorista.

A lâmpada de xenon é a mais clara de todas e consome cerca de 35 watts, enquanto as halógenas consomem entre 60 a 100 watts. Atente para o fato de que o sistema elétrico original dos veículos é projetado para suportar até 60 watts. É importantíssimo não ultrapassar essa potência, para que não haja sobrecargas, danos na fiação do automóvel e nas lentes.

Como saber o modelo ideal para meu carro?

Cada automóvel possui um modelo de lâmpada específico, compatível com o modelo do seu carro. Grande parte utiliza lâmpadas H4, no entanto, vale sempre conferir antes no manual qual é o tipo de lâmpada ideal.

Independente do tipo de lâmpada escolhida, é imprescindível regular foco e altura para otimizar a funcionalidade e a segurança.

Farol de milha e neblina são a mesma coisa?

Não. O farol de milha possui um facho de luz concentrado e só pode ser utilizado com o farol alto. Já o farol de neblina emite luz baixa, larga e de curta distância, melhorando a visibilidade ao iluminar abaixo da neblina. Tenha cautela ao utilizar ambos para evitar problemas com a lei: responsabilidade ao volante é essencial!

Onde comprar farol de milha na internet?

Adquirir acessórios e peças para automóveis requer cuidado: o ideal é comprar em lojas com tradição no mercado. No site da Ferrotto Peças, loja especializada no comércio de auto peças elétricas e acessórios, você encontra diversos tipos de farol de milha.

A Ferrotto atua no comércio varejista há 30 anos e conta com uma equipe de atendimento especializada, preparada para tirar dúvidas de clientes de forma diferenciada.